No segundo dia da supersemana do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2024, a Vivo Keyd Stars venceu a Los Grandes por 3 a 2 e manteve vivo o sonho do título. Os Guerreiros estavam perdendo por 2 a 0, mas se encontraram durante a série e evitaram o revés. A Los surpreendeu os espectadores com as duas vitórias iniciais e por apenas alguns detalhes, não conseguiram sair com a classificação. Confira mais sobre as partidas:
JOGO 1 - Envy nos playoffs é outra coisa
No primeiro jogo, o early game foi mais parado. Somente após um dive mal executado pela Keyd, que perdeu dois jogadores, a partida passou a ser mais frenética.
Foi nesse momento que a LOS começou a se sobressair, com jogadas bem agressivas e lutas organizadas. A Onda Laranja conseguiu controlar o mapa e os objetivos e, com ótimos engages do Envy (Ahri), eles abriram o placar.
MVP: Envy (Ahri)
JOGO 2 - Buff nem é tão importante assim
A segunda partida foi mais estudada, com poucas kills até os 15 minutos. O jogo foi marcado por muitas reviravoltas, no entanto, nenhuma das equipes conseguiu disparar. Em um momento, os Guerreiros estavam com os buffs do Barão e dos dragões (ancião e alma infernal), e mesmo assim, conseguiram perder a luta. Seize (Rek’Sai) achou um ótimo flanco em Smiley (Jinx) e liderou a equipe para o match point.
MVP: Seize (Rek’Sai)
JOGO 3 - Os guerreiros vieram à guerra!
A VKS trouxe uma escolha diferente para a mid lane, com Veigar para o Leleko, e o pick se provou consistente.
A Keyd teve uma partida bem mais organizada, tanto em lutas quanto em controle de objetivos. Guigo (Jax) chamou a responsabilidade e trouxe a vitória para os Guerreiros.
MVP: Guigo (Jax)
JOGO 4 - Temos uma série
As equipes vieram com propostas agressivas para o rift, com várias lutas, mas nenhuma equipe conseguiu uma vantagem considerável.
Com alma hextech e uma execução rápida de Barão após abate do Guigo (Aatrox), a LOS começou a ter controle da partida. Entretanto, encontraram muita dificuldade para finalizar o jogo.
Com isso, a VKS teve tempo de se organizar, encaixar melhor as lutas e punir a desorganização da Los Grandes. Após 52 minutos de partida, os Guerreiros conseguiram empatar a série.
MVP: Disamis (Vi)
JOGO 5 - Hoje tem reverse sweep sim!
O último jogo do dia foi lento e controlado, com medo de dar adeus ao campeonato, as duas equipes evitaram ao máximo cometer erros. A partida começou a tomar forma após a luta pelo primeiro Barão, vencida pela Keyd.
Com o buff, eles abriram bastante mapa e conquistaram uma pequena vantagem. Os Guerreiros precisaram de outro Na’Shor e de uma luta no bot para sacramentar a virada, e avançar de fase.
MVP: Leleko (Taliyah)
PÓS JOGO
LOS GRANDES
Na coletiva de imprensa pós jogo, Dionrray, head-coach da LOS, comentou sobre o que faltou para o time conquistar a classificação:
“Ali no jogo quatro, mais especificamente, e alguns momentos dos jogos três e cinco, talvez, faltou um pouquinho mais de experiência, de malícia ou alguém chamar a responsabilidade e tentar dar uma acalmada,” comentou.
Ao responder uma pergunta da AGEMT, o coach expôs seus pensamentos sobre os jogos:
“Eu acho que no jogo três a gente foi muito emocional, a gente estava afobado demais. O jogo estava bom pra gente, mas acabamos fazendo várias plays bem arriscadas e aí o jogo ficou difícil.”
“Eu acho que faltou um pouquinho mais de paciência, de destreza, de disciplina, de pensamento de jogo. Vários fatores que fizeram com que a gente não conseguisse finalizar o jogo, apesar de ser questão de detalhe,” finalizou.
VIVO KEYD STARS
Durante a coletiva o técnico da VKS, SeeEl, ao responder uma pergunta da AGEMT, comentou sobre a evolução da equipe, comparada a semana passada:
“Eu acho que o único jogo que a gente realmente jogou bem foi o jogo 5, nunca é fácil jogar perdendo de 2 a 0. Na semana passada nós tivemos treinos muito ruins, nós sentimos muita pressão e não lidamos bem com isso da melhor forma,” explicou.
“Então nessa semana focamos em ter certeza de que teríamos um bom treino e eu acho que conseguimos conquistar isso.”
O técnico falou sobre as dificuldades do time ao longo das cinco partidas e sua visão dos jogos:
“Tivemos dificuldades de jogar nosso melhor jogo nas primeiras partidas, a gente se colocou em posições muito difíceis de jogar. Eu acho que a maioria dos times se tivessem nessa posição, perdendo de 2 a 0, só perderiam. Então eu acredito que o fato que conseguimos recuperar em ambas as séries, mostra que nós temos um entendimento fundamental de como jogar no mapa.”
“Hoje a LOS tirou o melhor da gente, nós deveríamos ter perdido depois do quarto jogo, mas conseguimos nos movimentar no mapa e a equipe inimiga ficou muito parada.”
“Então, tivemos muita sorte, muita sorte,” finalizou.
FOTOS
PRÓXIMOS JOGOS
A VKS volta ao rift no próximo sábado (13), para enfrentar a RED Canids em busca de uma vaga na final da chave inferior. A LOS está eliminada do CBLOL e só volta a jogar no próximo split.
GLOSSÁRIO
Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, retorno acelerado à base e tropas mais fortes
Buff: mais forte
Bot: rota inferior, posição no mapa
Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele
Early game: começo do jogo
Engage: Iniciação
Gold: ouro
Jungler: caçador
Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam
Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo
Play: Jogada
Reverse sweep: quando um time vence as 3 partidas mesmo perdendo as duas primeiras
Snowball: Efeito bola de neve
Winners bracket: Chave dos vencedores