Neste sábado (24), a Vivo Keyd Stars venceu a RED Canids Kalunga por 3 a 2 e enfrentará a paiN Gaming na final do CBLOL no Mineirinho, em Minas Gerais, no dia 7 de setembro. O que parecia ser uma série tranquila, virou um duelo disputado. A Keyd quase cedeu o reverse sweep, mas se reencontraram no último jogo e conseguiram a classificação. Confira mais detalhes sobre a partida:
JOGO 1 - Keyd começa com o pé direito
Os primeiros dez minutos foram bem movimentados e ambas as equipes buscaram agressividade em suas plays no mapa. Porém, a Keyd conseguiu abates certeiros que lhes deram vantagem na execução dos objetivos. Os Guerreiros controlaram todas as ações no mapa e não tiveram dificuldades em vencer
MVP: Disamis (Lillia) 5/2/7
JOGO 2 - A um passo e BH
A partida foi mais calma no early game. As equipes conseguiram executar suas composições, e nenhuma delas conseguiu a liderança. Na tentativa de um chase no Guigo (Jax) por parte da RED, a VKS abateu quatro jogadores e foi direto para o barão. A partir daí, a Keyd controlou totalmente as ações do mapa e conseguiu o match point.
MVP: Smiley (Miss Fortune) 4/1/4
JOGO 3 - Reação da matilha
Ao contrário das outras partidas, a RED conseguiu impor sua agressividade desde o início. A Matilha se encontrou mais unida e teve lutas melhores e mais organizadas. A Keyd até conseguiu fazer um barão e segurar uma primeira investida dos tricampeões, mas eles estavam muito atrás e não evitaram a vitória do adversário.
MVP: frosty (Rell)
JOGO 4 - Emoção até o fim
Na partida mais disputada da série, a RED parecia ter controle das ações no mapa, a agressividade mais uma vez surtiu efeito e eles abriram uma boa vantagem em ouro e objetivos. Com o barão, parecia ainda mais certo uma vitória tranquila da Matilha.
Porém, a Keyd conseguiu bons abates na contestação do segundo barão e voltou para o jogo. Com isso, o jogo ficou mais morno e as equipes ficaram estagnadas no mapa. A partida foi decidida no dragão ancião. Mesmo sendo abatido pela VKS, foi a RED que venceu e chegou ao empate.
MVP: Brance (Miss Fortune) 7/3/8
JOGO 5 - De volta aos trilhos rumo a BH
Após o apagão nas duas partidas anteriores, a Keyd se recuperou. Com o combo de Nocturne e Orianna, eles encontraram boas iniciações e pick offs que abriram espaços para fazer os objetivos. Com barão e alma infernal, os Guerreiros invadiram a base da RED e garantiram as passagens para a final do CBLOL.
Com a definição, a paiN enfrenta a Vivo Keyd Stars na grande final do CBLOL 2024, que acontecerá no Mineirinho, no dia 07 de setembro.
Glossário
Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.
Bot: posição no mapa.
Buff: mais forte
Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador
Jungler: caçador
Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele
Engage: Iniciação
Gold: ouro
Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam
Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida
Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo
Play: Jogada
Snowball: Efeito bola de neve
Winners bracket: Chave dos vencedores
Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…
MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida
Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.
Dia de FURIA: Bordão utilizado pela equipe quando o time tem algum jogo no dia e quando vencem uma partida
Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário
Even: igual
Pick off: emboscar e matar um jogador isolado de sua equipe