Depois de mais de três anos e cinco vices, a paiN Gaming se tornou a campeã do último CBLOL da história, pois o campeonato terá uma fusão com a liga latino-americana e americana. Nesse sábado (7), no Mineirinho, com 11.200 pessoas presentes e um pico de mais de 330 mil espectadores online, a paiN venceu a Vivo Keyd Stars (VKS) por 3 a 1, em uma série muito disputada. Além do título, os Tradicionais garantiram a vaga para o mundial, o Worlds, que acontecerá na Europa. Confira mais detalhes sobre a final:
Jogo 1 - paiN na frente
Apesar do first blood aos três minutos, a partida demorou para tomar uma forma. a paiN apresentou ótimas lutas e um controle de objetivos, e foi tirando vantagem disso. Com o barão feito e mais uma team fight ganha, parecia um jogo tranquilo para os Tradicionais. A VKS teve uma boa reação, após ganhar uma tf , eles se aproximaram no ouro, mas não foi o suficiente para impedir a paiN de vencer e abrir o placar da série.
MVP: dyNquedo (Smolder) 8/1/9
Jogo 2 - Virada tradicional
Logo no início, o ProDelta (Nautilus) usou seu flash para tentar flanquear o Wizer (Olaf), mas foi surpreendido por toda equipe da paiN, que ficou com o first blood. A Keyd não se abalou e conseguiu um abate no dyNquedo (Smolder).
Apesar do começo frenético, as equipes não se enfrentaram após essas eliminações iniciais, elas focaram no controle do mapa e dos objetivos. A primeira grande luta ocorreu na disputa pelo segundo dragão. O Kuri (Rell) conseguiu um engage fenomenal e a paiN abriu uma pequena vantagem. A Keyd respondeu com um dive na rota inferior e, com o arauto, levou duas torres e se recuperou na partida.
Os Tradicionais evitaram um snowball da VKS com a execução do barão às escuras. Eles conseguiram se reorganizar e, após vencer duas lutas pelo dragão hextech, conquistaram o match point da série.
MVP: Wizer (Olaf) 5/3/7
Jogo 3 - Reação dos Guerreiros
Diferente dos outros jogos, na terceira disputa a Keyd conseguiu impor seu early game agressivo, Disamis (VI) estava em todo lugar no mapa, sempre na participação de algum abate. Os Guerreiros cometeram vários deslizes durante a partida e quase viram a paiN virar, mas eles ganharam a luta pela alma infernal e conquistaram sua primeira vitória na série.
MVP: Leleko (Azir) 7/0/12
Jogo 4 - É TETRA!
Na última partida da série, foi o TitaN que chamou a responsabilidade. O atirador da paiN estava muito confortável com seu Ezreal e teve uma performance excepcional. Os tradicionais cometeram poucos erros, comparado às outras vitórias, e não tiveram dificuldade para alcançar o tão sonhado tetracampeonato.
MVP: TitaN (Ezreal) 10/2/4
Worlds
Com o título, a paiN Gaming volta a disputar o mundial de League of Legends após nove anos, sendo sua última participação em 2015 – performance essa que os fãs consideram como a melhor do Brasil em competições internacionais. Os atuais campeões do CBLOL enfrentarão a PSG Talon, campeã da PCS (Pacific Championship Series), no dia 25 de setembro.
Glossário
Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.
Bot: posição no mapa.
Buff: mais forte
Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador
Jungler: caçador
Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele
Engage: Iniciação
Gold: ouro
Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam
Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida
Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo
Play: Jogada
Snowball: Efeito bola de neve
Winners bracket: Chave dos vencedores
Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…
MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida
Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.
Dia de FURIA: Bordão utilizado pela equipe quando o time tem algum jogo no dia e quando vencem uma partida
Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário
Even: igual
Pick off: emboscar e matar um jogador isolado da equipe adversária