O QUE É LEAGUE OF LEGENDS?
League of Legends, mais conhecido como LoL, é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) no qual duas equipes de cinco jogadores se enfrentam com o objetivo de destruir o nexus da base inimiga. Os players são divididos em três rotas, topo, meio e inferior e a selva, cada um com uma função diferente. Eles lutam por objetivos como as vastilarvas, o arauto, os dragões elementais e o principal deles, o Barão Na’shor, para acumular ouro e buffs para ganhar a partida.
paiN vs VKS
Em uma série de cinco jogos, a paiN Gaming venceu a Vivo Keyd Stars por 3x2, no terceiro dia de playoffs, e garantiu uma vaga para a final da chave superior do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). Em uma partida cheia de reviravoltas, os Tradicionais e os Guerreiros garantiram um grande confronto em Summoner's Rift. Confira mais detalhes dos jogos:
JOGO 1 - Com acertos e erros das duas equipes, paiN sai na frente
Logo na escolha de campeões, as equipes trouxeram duas novidades. A paiN com o Aurelion Sol (campeão que, quanto mais o jogo dura, mais forte ele fica) mid e a VKS, buscando pressão na botlane durante a fase de rotas, apresentou a composição Heimerdinger suporte e Varus adc.
Em toda a partida, as equipes responderam muito bem as jogadas adversárias. Alguns destaques foram: um dive no Guigo, que saiu melhor para a Keyd, uma jogada maravilhosa da botlane da paiN 2x3 e um roubo de dragão pelo CarioK. Até esse momento, a partida estava praticamente empatada, e nenhuma equipe conseguiu abrir uma vantagem considerável.
Entretanto, a partida tomou um novo rumo no segundo Barão. Os Tradicionais conseguiram um pickoff no ProDelta e Guerreiros, garantindo um ace e o buff. Com a vantagem, a paiN Gaming finalizou a partida, abrindo o placar 1x0.
MVP: CarioK (Rell).
JOGO 2 - paiN mostra sua tradição
A segunda partida foi mais dominante por parte da paiN Gaming, que controlou a maioria das ações do jogo. As lutas pelos dragões foram a chave para o time estabelecer a vantagem sob os Guerreiros. Em uma delas, o jogador TitaN (Kalista) garantiu um triple kill.
Na quarta disputa pelo drag, os Tradicionais conseguiram uma ótima luta e fizeram o Barão logo em seguida. Com o buff, a paiN se agrupou na rota inferior e, após uma bela ult do Kuri (Neeko), venceram a segunda partida do dia.
MVP: Kuri (Neeko)
JOGO 3 - Revelando seu lado Guerreiro, VKS abre seu primeiro ponto
Após o resultado dos dois primeiros jogos, a VKS decidiu mudar de estratégia. Ao invés de buscar pressão na rota inferior, como havia feito nas partidas anteriores, a top lane recebeu maior prioridade.
Os Guerreiros conseguiram boas lutas, objetivos e abriram uma vantagem de 3k de gold. Na disputa pelo Barão, o confronto foi em favor da Keyd, que após um pentakill do Smiley (Jinx), garantiu um ace e sua vitória.
MVP: ProDelta (Leona)
JOGO 4 - VKS garante empate
Para essa partida, a Keyd repetiu a ideia da composição passada, escolhendo Rumble e Vi para explodir um alvo isolado. Como se fosse uma replay da última partida, os Guerreiros focaram o Wizer (Olaf), dando vantagem para o Guigo (Rumble). A única diferença foi na bot lane, que sofreu bastante na fase de rotas e, mesmo assim, conseguiu obter um balanço positivo no final da partida.
A VKS precisou de dois barões para fechar o jogo e empatar a série.
MVP: Leleko (Tristana)
JOGO 5 - O confronto final
No último jogo da série, a VKS surpreendeu novamente na escolha dos campeões, trazendo Kog’Maw, Braum e uma Le’Blanc ad. Até os 28 minutos, a partida estava equilibrada, com as equipes trocando abates e objetivos.
Porém, ao decidir trocar o dragão pelo Barão, a paiN Gaming abriu uma vantagem no mapa. Os Guerreiros sabiam precisavam eliminar o TitaN (Jinx) para ter alguma chance de vitória, mas os Tradicionais protegeram muito bem o seu carry e finalizaram a série, negando a virada da Keyd.
MVP: TitaN (Jinx)
PÓS JOGO
Na coletiva de imprensa, DyNquedo, MID da paiN Gaming, contou como foi a preparação do time para esse confronto
“A gente estava bastante focado no nosso jogo,” diz o jogador.
Ao responder uma pergunta da AGEMT, DyNquedo, revela que o time já esperava um draft diferente vindo da Keyd:
“A gente apresentou um jogo bagunçado no final da fase regular, então a gente sabia que a gente precisava melhorar a gente primeiro, mas a gente já esperava que eles iam vir com algumas coisas diferentes. A gente não esperava tipo Kog’Maw, obviamente.”
O jogador também comentou sobre as expectativas da botlane inimiga:
“A gente esperou algumas coisas tipo, uma bot lane forte, eles tentaram nos seus primeiros jogos com o heimer, então acabou que não deu muito certo. Acho que por isso eles decidiram mudar durante a série, porque eles sentiram que se eles fossem pra esse lado a gente teria vantagem. Então a gente esperava já, mas a gente estava mais focado no nosso jogo, realmente a gente sabia que se fosse pra esse lado mais diferente no bot principalmente, a gente teria bastante vantagem.”
FOTOS
PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, a paiN Gaming avançou para a final da chave superior e retorna a Summoner's Rift no próximo domingo, dia 7 de abril. A Vivo Keyd Stars, por outro lado, joga pela chave inferior no sábado, 6 de abril, contra os Los Grandes.