A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a paralisação da sétima e da oitava rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (15). Devido à tragédia no Rio Grande do Sul, 15 dos 20 clubes da Série A concordaram em suspender a competição.
A NOTA DA CBF:
Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.
Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes do Brasileirão Betano e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.
Na última sexta-feira (10), Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, já tinha afirmado que a decisão sobre a continuidade do Brasileirão estaria nas mãos dos clubes. Em resposta, o Conselho Técnico da Série A foi convocado para uma reunião no próximo dia 27. Outras competições seguirão conforme o cronograma previsto, exceto os jogos dos clubes gaúchos, tanto como mandantes quanto visitantes, que estão suspensos até o dia da conferência. O vice-presidente do Grêmio, Antônio Brum, alega que a demora para marcar o encontro é uma “brincadeira de mau gosto".
Assim que consultados, 15 dos 20 clubes presentes na primeira divisão aceitaram solicitar a paralisação do torneio. Sendo eles, Atlético Clube Goianiense, Atlético Mineiro SAF, Club Athletico Paranaense, Criciúma Esporte Clube, Cruzeiro Esporte Clube SAF, Cuiabá Esporte Clube SAF, Esporte Clube Bahia SAF, Esporte Clube Juventude, Esporte Clube Vitória, Fluminense Football Club, Fortaleza Esporte Clube, Grêmio Football Porto Alegrense, SAF Botafogo, Sport Club Internacional, Vasco da Gama SAF. Por outro lado, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo e RedBull Bragantino foram contra.
A Federação Gaúcha de Futebol assinou embaixo a decisão de suspender os jogos das próximas rodadas. Não é necessário que a decisão seja unânime, alguns times apenas entraram em um consenso e se sensibilizaram com a causa.
Na reunião do dia 27, o objetivo dos clubes é discutir sobre a parte técnica das competições, registros e as transferências de atletas. Além disso, a parte jurídica também foi acionada, por causa dos acessos às competições internacionais, como Libertadores, Mundial de Clubes e Sul-Americana. Os direitos de transmissão e patrocínios também estão em pauta. A reunião vai contar com os presidentes das dez federações com clubes participantes da competição.
CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL
Atualmente, tanto o Grêmio quanto o Internacional foram diretamente afetados pelas enchentes na capital gaúcha. A Arena do Grêmio, o Estádio Beira-Rio, e ambos os Centros de Treinamento ficaram inundados.