CBF anuncia a volta do Campeonato Brasileiro

Os jogos da 7ª e 8ª rodada vão ser retomados a partir do primeiro dia de junho, times gaúchos voltam a jogar
por
Maria Fernanda Müller
|
26/05/2024 - 12h

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou um novo comunicado nesta terça-feira (22) para atualizar a situação atual da Série A do Brasileirão. Os jogos, que estavam suspensos, irão voltar normalmente a partir da 7ª rodada com novas datas e horários. Grêmio e Red Bull Bragantino vão estrear na reabertura do Campeonato.

 

NOTA DA CBF: 

 

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – CBF comunica que em razão do adiamento das 7ª e 8ª rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino – 2024, decorrente dos fatos que lamentavelmente atingiram gravemente o estado do Rio Grande do Sul, tornou-se indispensável o remanejamento da tabela detalhada de jogos até então divulgada.

 

Desse modo, sem prejuízo das deliberações que serão adotadas no Conselho Técnico Extraordinário do dia 27 de maio de 2024, a CBF informa que a retomada da competição se dará a partir da 7ª rodada, que será disputada em 01 e 02 de junho, datas originalmente reservadas para a 9ª rodada, preservando-se, assim, o planejamento técnico que embasou a elaboração da tabela.

 

Devido ao estado de calamidade do Rio Grande do Sul, a CBF e a maioria dos times da Série A optaram por paralisar duas rodadas. A reunião do Conselho Técnico Extraordinário com os 20 representantes dos clubes está mantida para o dia 27 independente da retomada do Campeonato. 

 

Apesar da ausência dos times gaúchos nas rodadas anteriores, eles irão retornar de onde a competição parou, para não prejudicar o desempenho esportivo dos outros clubes. Em relação às partidas que esses times perderam, a CBF afirma que “serão remanejadas para datas futuras e de acordo com disponibilidade de datas no calendário.”

 

As próximas partidas serão nos dias 1 e 2 de junho - prevista originalmente para a 9ª rodada - e a 8ª rodada vai ocorrer nos dias 12 e 13 de junho durante a semana. Como previsto na tabela abaixo: 

 

01/06- Sábado 

 

HORÁRIO

JOGO

ESTÁDIO

16:00

Grêmio x Red Bull Bragantino 

Couto Pereira 

16:00

Vitória x Atlético-GO

Manoel Barradas 

18:30

Fluminense x Juventude 

Maracanã

18:30

Cuiabá x Internacional 

Arena Pantanal

21:00

Corinthians x Botafogo

Neo Química Arena


02/06- Domingo

HORÁRIO

JOGO

ESTÁDIO

16:00

Atlético-MG x Bahia

Arena MRV

16:00

Vasco da Gama x Flamengo

Maracanã 

16:00

Criciúma x Palmeiras

Heriberto Hulse

18:30

São Paulo x Cruzeiro

Morumbis

18:30

Fortaleza x Athletico-PR

Arena Castelão

 

Apesar das datas e os horários desses jogos não serem muito convencionais, a logística por trás visa preservar a Data FIFA. A Seleção Brasileira em breve vai para os Estados Unidos jogar os amistosos pré Copa América, logo alguns clubes vão ficar desfalcados com a convocação de seus jogadores. 

 

O Flamengo e Palmeiras são exemplos de grandes clubes que pressionam a CBF para evitar esse conflito de agenda. No episódio da decisão de paralisar o Brasileirão, ambos se posicionaram publicamente contra, apesar de não terem opinado formalmente o ofício da CBF. A instituição está empenhada em manter a decisão inicial de não realizar jogos do Campeonato nas Datas Fifa de setembro até novembro.

 

A entidade enfrenta críticas por manter o calendário durante a Copa América e agora busca minimizar o prejuízo, ajustando os jogos adiados fora dos períodos em que as seleções desfalcam os clubes. 

 

No dia 1 de junho, o estádio Couto Pereira, em Curitiba, vai ser palco do confronto de reabertura da 7ª rodada. O Grêmio vai ser o primeiro time gaúcho que vai começar fora de casa, enfrentando o Bragantino às 16h.