Casa de Portugal de São Paulo volta a promover eventos de Fado e MPB.

O intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal é um dos pilares de uma das mais tradicionais casas de eventos da cidade
por
Luiza Fernandes
|
28/06/2022 - 12h

Por Luiza Ferreira Pires da Costa Fernandes

No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarava que o mundo estava vivendo uma pandemia de Covid-19. A única forma de proteção que havia até aquele momento era o distanciamento social, fazendo com que o mundo todo se isolasse. O setor cultural sentiu essa paralisação de forma intensa, dois anos sem que pudesse haver a realização de shows e eventos, surgiram lives e até mesmo peças de teatro a distância, mas existe uma particularidade dos eventos presenciais, que não pode ser reproduzida. Eventos culturais representam algo muito além do simples entretenimento, são uma forma de conexão do espectador com aquilo que é apresentado, na cidade de São Paulo existe um lugar que entende isso muito bem, a Casa de Portugal de São Paulo. Lá acontecem dezenas de eventos todos os anos e é ali que muitos portugueses se reencontram com as raízes de seu país. 

“Muito além de assistir a um show, as pessoas vêm a Casa para se conectarem com a sua história, a comunidade portuguesa é muito presente na cidade e aqui existe um pedaço de Portugal”

Roberto Barreto Mendes é o Secretário Geral da Casa de Portugal de São Paulo a 4 anos e conversou com a reportagem sobre a importância de que os eventos também sejam uma forma de conectar a comunidade luso-brasileira, mostrando para as pessoas a forte relação entre as duas culturas. 

A Casa de Portugal tem sua sede no bairro da Liberdade em São Paulo e, ela foi fundada no dia 13 de Julho de 1935 por portugueses e luso-brasileiros de grande destaque daquela época, que se reuniram com essa finalidade no então “Centro do Minho”, uma associação que representava os portugueses desta região. 

O local dispõe de um patrimônio que ressalta a tradição e a preservação dos valores históricos, culturais e a presença dos portugueses em São Paulo. Foi criada com a intenção de servir como uma instituição de apoio e assistência à Comunidade Portuguesa daquela época.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Cadastro e Registro Estrangeiro (Sincre) e organizada pelo Observatório de Turismo e Eventos de SP (Spturis), a maior comunidade estrangeira vivendo em São Paulo é a portuguesa, com mais de cem mil membros. É justamente para enaltecer a importância que essa população tem na cidade que a Casa de Portugal vem todos os anos promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países, através da música.  “Apostamos muito na relação entre o Fado e a Música Popular Brasileira (MPB), são os dois ritmos mais tradicionais dos dois países e ambos carregam muita história, ao serem apresentados juntos no mesmo palco, o luso-brasileiro se sente visto, a gente consegue contar, através da arte, um pouco da história daquela pessoa.”

No mês de Abril foi a última apresentação dos dois ritmos lado a lado no palco da Casa, no dia 29 aconteceu a segunda edição do Festival de Fado e MPB, dessa vez com o show “Toquinho e Convidados Cantam Brasil e Portugal”. Toquinho era a estrela da noite e se apresentou ao lado de Marta Pereira da Costa, jovem talento da guitarra portuguesa e considerada a única mulher que toca profissionalmente o instrumento, em nível mundial. 

 

 

Festival de Fado e MPB recebe Toquinho e Marta Pereira na Casa de Portugal  SP - Jornal Mundo Lusíada

Com um repertório movido pelos grandes sucessos de Toquinho e alguns dos fados mais conhecidos, todo o público se emocionou. “É muito bom poder estar de volta na Casa de Portugal, ainda mais com um show como esse, que faz a gente relembrar músicas brasileiras e portuguesas juntas.”

Ana Amália, 66, é aposentada e frequenta os shows e eventos na Casa de Portugal desde 2016, “Para mim é um lugar muito importante, que representa muito afeto, sempre que posso eu tento estar presente em tudo que acontece por aqui, faz eu me lembrar dos meus pais e de outros laços familiares”.

A importância da Casa de Portugal vai muito além de ser uma casa de shows, é um espaço que reforça identidades e que participa ativamente da valorização da cultura portuguesa, tão fundamental para a construção da cidade. Indo a um show como o festival de fado, é possível identificar todos esses elementos de forma muita clara, existe mesmo ali um pedacinho de Portugal. 

 

 

Tags: