O senso comum é de que os carros elétricos não poluem o meio ambiente, mas a produção e descarte de baterias é um dos fatores de maior impacto ambiental na atualidade.
A Porsche é uma marca de automóveis alemã que foi fundada em 25 de abril de 1931, tem modelos de carros a combustão, como por exemplo: 911 GT3RS e carros elétricos, como por exemplo: Taycan TurboS
Porsche 911GT3RS Foto: NetCarShow/Reprodução
Segundo o Inmetro, o modelo da Porsche 911 GT3RS emite pelo escapamento 43 mg/km de gases orgânicos não metano e de óxidos de nitrogênio (NMOG, NOx), 78 mg/km de monóxido carbônico (CO) e 3 mg/km de aldeídos (CHO), segundo o programa brasileiro de etiquetagem veicular (PBEV), o modelo em questão emite 231 g/km de dióxido de carbono (CO2), usando como combustível a gasolina.
Foto: Nota verde/PBEV
Segundo a nota verde, que é uma classificação de quanto às Emissões de Poluentes relativas aos limites vigentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE - Fase L7, existe uma classificação que vai da nota A até a nota E, sendo a nota “A” os menores níveis de emissão de poluentes, a nota “E” os maiores níveis de emissão de poluentes os, o modelo Porsche 911 GT3RS tem a nota “B”.
Segundo Boris Feldman, jornalista automotivo, engenheiro elétrico e escritor do AutoPapo da UOL “A poluição do carro elétrico é bem mais simples, rápida e barata pois dispensa montar vários componentes (caixa, escapamento, alternador, filtros, etc) e o do motor elétrico muito mais leve e menor que o motor a combustão”.
Porsche Taycan GTS / Foto: NetCarShow/Reprodução
O modelo também da Porsche Taycan TurboS, segundo o inmetro emite 0 mg/km de gases orgânicos não metano e de óxidos de nitrogênio (NMOG, NOx), 0 mg/km de monóxido carbônico (CO) e 0 mg/km de aldeídos (CHO). Referente nota verde o modelo Taycan TurboS tem a nota “A”, para o inmetro o modelo Taycan TurboS não emite de dióxido de carbono (CO2).
Porsche baterias Taycan / Foto: Divulgação/Porsche
Para Feldman, uma das coisas que podem ser feitas para a diminuição da poluição é "substituir o combustível fóssil nos carros a combustão". Para os elétricos a substituição tem que ser nas baterias. Para combustíveis mais sustentáveis e baterias menos poluentes.
O Brasil é um país continental, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o tamanho do território é de 8.510.417,771 km² ,segundo o ministério dos transportes o brasil tem 75,8 mil km, dos quais 65,4 mil km correspondem a rodovias pavimentadas e 10,4 mil km são de rodovias não pavimentadas, segundo o escritor do AutoPapo Boris Feldman esse é um dos problemas para aumentar a popularidade dos carros elétricos no país “dimensões continentais que dificultam instalar pontos de recarga.”
CAOA Chery iCar / Foto: Divulgação
Segunda a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.172, DE 1º DE MAIO DE 2023 o salário mínimo é de R$ 1.320,00 (mil trezentos e vinte reais) e o preço de um carro elétrico mais em conta, segundo o AutoPapo é Caoa Chery iCar, com preço de R$ 119.990. Para o Feldman o Brasil somente terá mais carros elétricos circulando quando os preços diminuírem “quando eles baixarem de preço e aumentarem o alcance.”