Cannes: Aonde estão as mulheres?

Conversamos com a última ganhadora brasileira do prêmio sobre a representatividade feminina no festival
por
Carolina Raciunas Henrique Baptista Isabela Gama
|
14/06/2022 - 12h

De 17 a 28 de maio aconteceu a 74ª edição do Festival de Cannes. O evento internacional que dura 12 dias surgiu em 1964 e premia produções cinematográficas do mundo todo. Mas, apesar de ter grande alcance, ele não tem espaço para todos. Mais uma vez, mulheres não têm tanto espaço quanto homens. Desde o surgimento do festival de Cannes, apenas duas mulheres ganharam a Palma de Ouro (o prêmio mais importante do evento).

Falando no Brasil, a situação é ainda mais desigual. Fernanda Torres, aos 20 anos, foi a primeira brasileira a vencer um prêmio. Ela ganhou a Palma de Ouro de Melhor Atriz por seu papel em “Eu Sei que Vou Te Amar (1986)”, de Arnaldo Jabor. Depois dela, só mais uma atriz brasileira ganhou. Sandra Corveloni, em 2008, por Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas.

E essa falta de representatividade não está só no prêmio principal. Fica fácil perceber essa disparidade em números: para os prêmios de melhor direção e melhor roteiro, entre os 111 vencedores durante os mais de 70 anos de premiação, há apenas 4 mulheres, o que representa 3,5% do total. 

Ouça aqui essa história completa no podcast: Cannes: aonde estão as mulheres?