Se tem um time que merecia um título faz tempo, era a Atalanta Bergamasca Calcio. E o carismático time da Lombardia o fez de um jeito que já está virando quase que uma rotina em sua história, surpreendendo. A La Dea simplesmente venceu a UEFA Europa League derrotando a sensação Bayer Leverkusen, da Alemanha, com um hat-trick do atacante inglês naturalizado nigeriano Ademola Lookman.
O resultado de 3 a 0 encerrou a série de 51 jogos sem perder dos comandados de Xabi Alonso, que conquistaram de forma invicta a Bundesliga (campeonato alemão).
Agora campeões, o título da Europa League se torna o maior da história da Atalanta, além de ser o primeiro troféu de alto escalão do futebol em 61 anos. Antes, o maior tinha sido a Coppa Italia da temporada 1962/63.
Na competição da UEFA, Atalanta e Leverkusen chegaram à final confiantes, apesar dos momentos distintos, depois de eliminarem Olympique de Marseille e Roma, respectivamente.
Durante o jogo, os alemães do Leverkusen até começaram se arriscando na frente, mas logo saíram atrás do placar. Com 12 minutos, Zappacosta cruzou rasteiro, Lookman se antecipou à Exequiel Palacios e finalizou para abrir o placar. Não demorou muito e Lookman apareceu de novo. O nigeriano deu linda caneta em Palacios e finalizou no cantinho para marcar o segundo aos 25.
Após os gols sofridos, o Leverkusen foi à busca da virada. No primeiro tempo, Florian Wirtz e Alex Grimaldo chegaram a ser lançados cara a cara com o goleiro Juan Musso, que conseguiu fazer as defesas. O segundo tempo começou mais aberto. Logo aos 13 minutos, Amine Adli cruzou da esquerda, Musso desviou, e Jeremie Frimpong teve a chance de diminuir, mas isolou a bola.
Depois disso, o time comandado por Xabi Alonso passou a ter muito mais dificuldades para penetrar a defesa adversária. Até que aos 29, Lookman recebeu na ponta esquerda da área, driblou a marcação com o drible e chutou no ângulo para vencer o goleiro Matej Kovár e marcar o terceiro. O gol concretizou a vitória da equipe de Gian Piero Gasperini, que se tornou o técnico mais velho a vencer um título da UEFA.
O campeão da Europa League agora tem apenas mais dois compromissos dentro do campeonato italiano antes de encerrar a temporada. Os jogos serão contra o Torino (26/5) e a Fiorentina (2/6) em casa.
Já o Leverkusen, enfrenta o tradicional Kaiserslautern pela Copa da Alemanha (DFB-Pokal) no dia 25