Cinquenta dias após ser baleado no peito durante uma tentativa de assalto, o calouro do San Francisco 49ers, Ricky Pearsall, fez sua estreia na Liga Nacional de Futebol (NFL). O jogo, que aconteceu no dia 20 de outubro, entre 49ers e Kansas City Chiefs terminou em 28 a 18 para os Chiefs. O calouro finalizou a partida com três recepções e 21 jardas.
Na coletiva pós-jogo, Pearsall comentou sobre sua primeira experiência na maior liga de futebol americano do mundo, ressaltando as adversidades que levaram ao atraso em sua estreia. "Significou tudo para mim. Com todos os problemas que passei nos últimos meses, foi muito bom estar lá fora com meus companheiros de novo. […] No fim das contas, quando o incidente aconteceu, pensei na equipe e eles fizeram um ótimo trabalho ao me apoiar, garantindo que eu me mantivesse bem."
O calouro se recusou, por algum tempo, a dar informações sobre o acontecimento e só após o jogo comentou pela primeira vez sobre o caso. Na coletiva, ele reforçou que lidou com a recuperação com pensamento positivo.
A tentativa de assalto a Pearsall aconteceu em São Francisco, na Califórnia, no dia 31 de agosto. O criminoso era um garoto de 17 anos que tentou roubar o relógio de luxo do calouro. Ao resistir ao assalto e entrar em um embate físico, Pearsall foi baleado no peito. Como o crime ocorreu em um lugar movimentado da cidade, o jogador dos 49ers foi rapidamente socorrido e levado ao hospital.
"Meu primeiro pensamento durante todo o incidente foi se eu iria sobreviver ou não. Quando soube que iria ficar bem, a próxima pergunta foi: ‘Eu vou poder jogar futebol americano?’ e assim que tive essa resposta, uma luz cresceu dentro de mim, e fiquei super animado ao ouvir isso dos médicos”, relatou Pearsall em coletiva.
Após o acontecimento e enquanto estava em recuperação, Pearsall admitiu que caiu em lágrimas quando o general manager dos 49ers, John Lynch, foi um dos primeiros a chegar ao hospital para checar a condição do calouro. Embora tenha estreado com uma derrota, foi um momento de celebração tanto para o time dos 49ers quanto para o calouro, que voltou a campo muito antes do previsto e conseguiu se mostrar como uma peça importante para o time.