CACS promove debate para nova gestão

As três chapas inscritas concorrem ao pleito do Centro Acadêmico que vai até 2024
por
Artur Santos
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21/09/2023 - 12h

Debate entre as chapas concorrentes à eleição do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais) tratou da falta de políticas de inclusão de estudantes indígenas, a questão da limpeza do espaço físico do CA e a relação entre a entidade e a Fundasp. Concorrem à eleição as chapas “Olga Benário por uma Universidade Popular”, da UJC (União da Juventude Comunista), “Marielle Franco: nossa luta, nossa voz!”, composta pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e “CACS é pra brilhar”, constituída por militantes independentes. 

Estudantes questionaram a relação do Centro Acadêmico com uma funcionária contratada para fazer a limpeza do espaço físico e a razão dela não ter sido efetivada, mesmo a atual gestão tendo prometido a efetivação dela no último pleito. A chapa “CACS é pra brilhar”, que concorre à reeleição, lembrou que a entidade estudantil não teve condições de abrir um CNPJ e receber os repasses prometidos pela Fundasp (Fundação São Paulo, mantenedora da PUC), instituição que cobra água e luz dos centros acadêmicos desde o início deste ano. 

A Comissão Eleitoral pediu para que o nome da funcionária não fosse mencionado nas discussões pela delicadeza do assunto. 

Representação indígena nos programas das chapas:

Durante a abertura de perguntas para o público, Jaci Martins, estudante indígena do curso de Ciências Socioambientais, questionou a falta de atenção aos povos originários nas propostas das chapas e no próprio debate, apontando que a PUC tem projetos como o Pindorama. “Eu não vejo acolhimento a não ser das minhas companheiras de sala de aula”, reforça a militante, que tinha atenção da sala inteira. “Já basta a gente sofrer a remoção dos povos indígenas mundo afora. E hoje tem a votação do Marco Temporal e ninguém fala disso”, concluiu.

Em resposta, as chapas concorrentes prometeram tratar melhor do assunto, reconheceram a urgência do tema e até chegaram a convidar a estudante para compor a chapa “e participar com a gente em relação a isso”, como foi o caso da Chapa 2 (Marielle: nossa luta, nossa voz!).