Byung-Chul Han se mostra pessimista em “Infocracia”

Felipe Bragagnolo Barbosa
13/11/2023 - 12h

O livro “Infocracia: Digitalização e a crise da democracia” foi escrito por Byung-Chul Han em 2022 (Ed. Vozes), o livro complementa outra obra do ator, “sociedade do cansaço”. Em ambos os livros, o ensaísta analisa a digitalização que vivemos hoje, sendo ela uma ameaça para a democracia, o principal argumento desenvolvido é de que esta digitalização rápida e cada vez mais intensa estaria criando diversas novidades, entre elas a nova era do capitalismo, o capitalismo da informação e da vigilância. Comparado à obra de Pierre Lévy, em que prega o aprimoramento da democracia pela pela inteligência coletiva, pois os feedbacks seriam imediatos e a melhorariam o coletivo, Han é pessimista, diz que seria uma grande ilusão, já que a internet potencializa fanáticos, abrindo a própria cultura do cancelamento atual, e como as redes levaram extremismos novamente, como por exemplo nas eleições argentinas de 2023, esses fanáticos seriam como gados de representantes políticos, sem poder de decisão e de discernimento, transformando grupos desses fanáticos em bolhas.

Han vence o “debate” com Levy sobre esta questão, pois o francês idealiza uma realidade utópica, diferente do sul-coreano .Ele também  argumenta e traz a obra a obsessão pelo entretenimento na sociedade atual e como nos tornamos escravos das telas, vivendo em uma própria teatrocracia, isso abrange e aproxima a outras obras, como “1984” de George Orwell. O autor nos instiga com a questão de sermos observados e vigiados a todo momento nas redes, e de como isso a afeta por fora, no offline, destacando eleições e manipulações políticas, usou Donald Trump, “o presidente tuiteiro”  como exemplo a essa sociedade da informação. A grande busca por informações rápidas transforma a sociedade imediatista, e a fragmenta com o excesso de informações, e nesse meio as fake news ganham força, já que o discernimento não é influenciado, além de que estas notícias falsas podem ser confortantes para certas bolhas políticas, não existindo a busca pela verdade exata, apenas para a “sua” verdade, com sensacionalismo e distorções, as verdadeiras e sem grandiosidades sensacionalistas são renegadas.

Estas bolhas muitas vezes são controladas pelos próprios mentirosos, em que divulgam essas mentiras e teorias da conspiração, estes grupos criam identidades para quem as participa, como por exemplo o bolsonarismo, sair dessas bolhas machuca, pois o pertencimento e a afirmação constante é confortante, por isso para a maioria não faz sentido buscar a verdade.  O autor sul-coreano acerta ao mostrar a forma em que a sociedade está sendo conduzida, de forma passiva e sem perceber, e também ao citar a embriaguez por informações, principalmente as que não nos afetam mais, por serem tão frequentes. Sobre a vigilância e dados da população, o filósofo mantém sua coerência, porém explora áreas parecidas com de outras obras literárias, um buraco que poderia ser preenchido.
Han cita e concorda com Orwell, autor de "1984", na questão das teletelas e controle da sociedade, mas discorda de ser de um “grande irmão”, deixando mais em questão das grandes corporações nos controlarem, sendo que o estado tem um poder muito forte em sua sociedade, ele determina de forma mais extrema de que será desta sociedade, sendo o governo um grande potencializador do controle de informação, como no livro distópico.

Para um contraponto a essas ideias, recomendamos os livros do já citado Pierre Lévy, sendo eles: “cibercultura”, “ciberdemocracia” e “o que é o virtual?”. Mas para quem quer entrar mais afundo sobre o que Han diz, recomendamos “sociedade do cansaço” e “psicopolitica: neoliberalismo e as novas técnicas de poder”. O autor é filósofo e ensaísta sul-coreano, tem como destaque os livros: “Sociedade do Cansaço” e “Agonia do Eros”. O coreano também é professor da Universidade de Artes de Berlim, o filósofo se inspira em Michael Foucalt. Ele se formou na Universidade de Freiburg em filosofia e em teologia na Universidade de Munique.