Brasileiros têm saldo positivo na rodada continental

Em rodada decisiva, os brasileiros conseguiram resultados importantes para continuar na luta pela classificação.
por
Lucas G. Azevedo
|
20/05/2022 - 12h

Finalizada nesta quinta-feira (19), a quinta rodada das competições continentais da Conmebol, se tornou decisiva para os clubes brasileiros. Enquanto alguns garantiram a classificação para a próxima fase, outros ganharam mais uma chance de lutar pela permanência nas competições.


LIBERTADORES DA AMÉRICA


O Palmeiras já estava com o primeiro lugar do grupo A garantido e recebeu o Emelec (EQU) com uma equipe mista. O atual campeão fez o dever de casa e venceu por 1 a 0 com gol do recém convocado Danilo. O Porco mantém 100% de aproveitamento na competição e jogará sem preocupações a última partida da fase de grupos.


No grupo B, o Atlhetico-PR corria risco de eliminação e recebeu o Libertad (PAR) precisando somar 3 pontos. O Furacão venceu por 2 a 0 - gols de Canobbio e Cuello - e chega à última rodada dependendo apenas de si para se classificar.


O Red Bull Bragantino recebeu o Estudiantes (ARG), mas não conseguiu a vitória. Os argentinos queriam garantir a classificação e conseguiram ao vencer por 1 a 0 - gol de Del Prete. O Massa Bruta chega a sexta rodada com a disputa pela segunda vaga do grupo C em aberto, precisando ir bem para sonhar com a próxima rodada.


O Atlético-MG carimbou a sua classificação ao vencer o Independiente del Valle (EQU) por 3 a 1. Hulk (2x) e Sávio marcaram para o galo e Vargas Leon descontou para os equatorianos. No mesmo grupo, o América-MG precisava vencer para se manter vivo na luta pela classificação. Infelizmente o Coelho apenas empatou em 2 a 2 contra o Tolima (COL) e foi eliminado. Marlon e Iago Maidana, de pênalti, marcaram para a equipe mineira. Os jogadores Plata e Rangel fizeram pelos colombianos.

Jogadores do Galo comemoram gol marcado. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.
Jogadores do Galo comemoram gol marcado. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG.


A partida entre Boca Juniors e Corinthians na La Bombonera foi recheada de decisões polêmicas da arbitragem. As duas equipes reclamaram bastante após o apito final e o volante Cantillo, do Corinthians, foi expulso durante uma confusão generalizada entre as duas equipes. No placar tudo igual - 1 a 1. Du Queiroz abriu o placar para o Timão e Benedetto empatou para os Xeneizes.


O Fortaleza vivia situação dramática na competição, precisava somar 3 pontos e torcer para o River Plate (ARG) vencer o Colo-Colo (CHI) na outra partida do grupo. No seu jogo, o clube visitou o Alianza Lima (PER) e fez a sua parte - fez 2 a 0 com gols de Moisés e Yago Pikachu. O River Plate também fez a sua parte e o Leão agora depende apenas de si para se classificar.


O Flamengo também precisava garantir a sua classificação e fez o dever de casa. O Rubro-Negro recebeu a Universidad Catolica (CHI) e levou os pontos sem grandes difiuldades - 3 a 0. Willian Arão, Everton Ribeiro e Pedro fizeram os gols da vitória.


COPA SUL-AMERICANA


O Cuiabá visitou o River Plate (URU) em um jogo de eliminados e venceu por 2 a 1. André Luiz (2x) marcou para o Dourado e Walter Clar descontou para os uruguaios.


Na Vila Belmiro o Santos recebeu o Unión La Calera (CHI) e precisava vencer no confronto direto para chegar à última rodada dependendo apenas de si para se classificar. Em noite heroica e de grande atuação do goleiro João Paulo, o Peixe venceu por 1 a 0 com gol de Lucas Barbosa aos 102 minutos de jogo. Durante troca de agressões com um jogador adversário, Léo Baptistão recebeu o cartão vermelho e desfalcará a equipe na próxima partida.


No grupo D, o São Paulo carimbou a classificação ao vencer o Jorge Wilstermann (BOL) no Morumbi. O Tricolor venceu por 3 a 0 - gols marcados por Rodrigo Nestor (2x) e Patrick - sem nenhuma dificuldade e jogará a última rodada apenas para cumprir tabela.


O Internacional recebeu o Independiente Medellin (COL) e não sofreu dificuldades em momento algum. O Colorado venceu por 2 a 0 de forma tranquila com gols de Edenilson. A partida ficou marcada pela comemoração do volante. O jogador fez um gesto anti-racista após marcar pela segunda vez - em referência a acusação de injúria racial realizada na última rodada do Brasileirão durante partida contra o Corinthians.

Edenilson comemorando com gesto anti-racista/Foto: Twitter Internancional
Edenilson comemorando com gesto anti-racista. Foto: Reprodução/Sport Club Internacional.


Pelo grupo F, o Atlético-GO enfrentou o Antofagasta (CHI) em casa e aproveitou a chance para assumir a primeira colocação do grupo. Jorginho marcou logo no início para o Dragão e garantiu a vitória por 1 a 0. Mesmo num grupo complicado, os goianos chegaram à última rodada precisando apenas vencer para se classificar.
No Castelão, o Ceará atropelou o General Caballero (PAR) e conquistou pontos importantes. o Vozão aplicou um sonoro 6 a 0 - gols de Wescley, Cleber Bomfim (2x), Mendoza (2x) e Zé Roberto - e precisa apenas de um empate para chegar às oitavas de final.


O Fluminense apenas empatou sem gols contra o Unión Santa Fe (ARG) e se complicou. Para se classificar, o tricolor precisa vencer por 6 a 0 na última rodada e torcer por um empate sem gols na outra partida do grupo.
As competições continentais voltam já na próxima semana para definir os classificados para as oitavas de final. Confira os confrontos:


LIBERTADORES DA AMÉRICA


Nacional (URU) X Red Bull Bragantino - 24/05 às 19:15h.
Palmeiras x Deportivo Táchira (VEN) - 24/05 às 21:30h.
Flamengo x Sporting Cristal (PER) - 24/05 às 21:30h.
Colo-Colo (CHI) x Fortaleza - 25/05 às 19:00h.
Independiente del Valle (EQU) x América-MG - 25/05 às 21:00h.
Atlético-MG x Tolima (COL) - 25/05 às 21:00h.
Atlhetico-PR x Caracas (VEN) - 26/05 às 19:00h.
Corinthians x Always Ready (BOL) - 26/05 às 21:00h.


COPA SUL-AMERICANA


Santos x Banfield (ARG) - 24/05 às 19:15.
LDU (EQU) x Atlético-GO - 24/05 às 21:30h.
Internacional x 9 de Outubro 9 (EQU) - 24/05 às 21:30h.
São Paulo x Ayacucho (PER) - 25/05 às 19:15h.
Independiente (ARG) x Ceará - 25/05 às 21:30h.
Melgar (PER) x Cuiabá - 26/05 às 19:15.
Oriente Petrolero (BOL) x Fluminense - 26/05 às 21:30h.