Brasileiros são eliminados de Copa do Mundo de Xadrez

Os Grandes Mestres Alexandr Fier e Luis Paulo Supi perdem seus matches e se despedem da competição ainda na segunda rodada
por
Allan Henrique
|
07/08/2023 - 12h

A segunda rodada da Copa do Mundo de Xadrez teve fim nesta sexta (04), e com ela também se encerra a participação dos brasileiros no torneio da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Os Grandes Mestres brasileiros Alexandr Fier e Luis Paulo Supi perderam ainda na etapa de clássicas, portanto, não avançaram para a próxima fase da competição. Além deles, alguns dos melhores Grandes Mestres do mundo, como o azerbaijano Shakhiyar Mamedyarov e o uzbeque Nordibek Abdusattorov, não fizeram jus ao favoritismo e terminaram com uma eliminação precoce.

Para os brasileiros, a tarefa não foi fácil. Fier enfrentou o GM americano Ray Robson, número 35 do mundo, e no primeiro dia de clássicas (partidas pensadas, em que cada jogador possui 90 minutos para fazer 40 lances e após isso, um acréscimo de 30 minutos, além de 30 segundos de incremento a cada movimento) empatou jogando de brancas. No segundo, era necessário buscar pelo menos um empate de pretas para garantir uma sobrevida na competição. Fier se segurou bem durante a partida e pressionou o adversário que estava apertado no tempo, mas o Grande Mestre americano mostrou frieza e, mesmo com pouco tempo, conseguiu buscar a classificação.

Supi batalhou contra o GM chinês Yi Wei, número 21 do mundo. O match começou com o brasileiro jogando de pretas. Assim como Fier, Supi conseguiu se defender durante boa parte da partida, mas Yi Wei aproveitou de um descuido do brasileiro, e conseguiu a vitória. De brancas, Supi até tentou trazer problemas para o chinês, que mostrou técnica para forçar as trocas, e com poucas peças no tabuleiro, Supi se contentou com um empate que sacramentou sua eliminação.

Infelizmente, os brasileiros não conseguiram avançar contra rivais tão fortes, mas alguns GMs que estavam como “zebra” em seus matches foram capazes de trazer enorme dificuldade ou até mesmo eliminar parte dos principais jogadores do mundo, como o GM azerbaijano Mamedyarov. O Grande Mestre de Singapura Jingiao Tin, de apenas 23 anos e 2573 pontos de rating, superou o favorito azerbaijano, numéro 13 do mundo com 2747 pontos, ainda na etapa de clássicas, ao empatar a primeira partida de brancas e conseguir uma grande vitória de pretas na segunda. O número 23 do mundo, com pontuação de 2723, o Grande Mestre do Uzbequistão Abdusattorov, também não contava com uma eliminação tão cedo no torneio, mas o GM turco Vahap Sanal, de 2591 pontos, empatou de brancas no primeiro confronto e buscou uma grande vitória de pretas no segundo, que garantiu sua classificação.

Dois dos dez melhores Grandes Mestres ranqueados da atualidade, os americanos Hikaru Nakamura e Wesley So, garantiram vaga na próxima rodada, mas seus adversários não facilitaram de maneira alguma.

Wesley So, que jogou contra o GM turco Emre Can, ficou muito perto de perder nas duas partidas de clássicas, mas imprecisões na execução do seu adversário fizeram So garantir os dois empates, apesar do desempenho abaixo do esperado, levando a decisão para as rápidas (o desempate ocorre em duas partidas de rápidas, em que cada jogador tem 25 minutos no relógio e 10 segundos de incremento a cada lance. Em caso de empate após essas duas partidas, o tempo é diminuído e mais duas partidas são realizadas, e assim se segue até um dos jogadores se classificar). Nas rápidas, jogando de pretas, o americano ficou novamente em apuros, mas a partir de uma série de erros de Can, So equilibrou a partida e conquistou a vitória. Jogando de brancas, So não teve dificuldades de arrematar a classificação com um empate.

Hikaru Nakamura, em grande fase após vencer torneios online e presenciais nos últimos meses e atualmente segundo melhor jogador do mundo, teve duas partidas muito equilibradas durante as clássicas com seu adversário, o GM indiano Karthik Venkataraman, e a decisão também ficou para as rápidas. Jogando a primeira partida de brancas, Nakamura buscou de todas as formas forçar o erro do indiano, que se segurou muito bem ao buscar o empate. Karthik mostrou muita resiliência contra um dos jogadores mais badalados do xadrez em três partidas, e jogando de brancas mostrou ainda mais ousadia. A partida se desenrolou muito bem para o indiano, que forçou sempre as melhores defesas de Nakamura, que em poucas imprecisões ficou perdido por um período durante o jogo. Infelizmente para Karthik, bastou um erro para que Nakamura conseguisse se estabilizar e mostrar todo seu repertório tático, e o americano virou a partida.

.

Hikaru Nakamura
Atual número dois do mundo, Hikaru Nakamura sofre, mas se classifica para a próxima rodada Reprodução/Twitter/FIDE_chess

Outros grandes nomes, como o GM norueguês Magnus Carlsen, o russo Ian Nepomniachtchi e o americano Fabiano Caruana, não tiveram o menor dos problemas para conquistar a classificação. O torneio, que começou com 206 participantes, agora conta com apenas 64 jogadores para a terceira rodada, que acontece a partir do dia 5 de agosto. É possível acompanhar as partidas pelo site oficial do torneio, no youtube e sites como o Lichess e Chess.com, que acompanham cada partida lance a lance.