A Copa do Mundo de Xadrez, que começou no último domingo (30), no Azerbaijão, teve sua primeira rodada finalizada nesta terça-feira (01). Inicialmente, o Brasil contava com seis representantes, os Grandes Mestres Alexander Fier, Luis Paulo Supi, Evandro Barbosa e Yago Santiago no torneio absoluto, e no Feminino a Mestre FIDE Julia Alboredo e a Mestre Internacional Feminina Kathiê Librelato. Enquanto Fier e Supi garantiram pelo menos mais dois dias na competição da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), os outros quatro ficaram pelo caminho.
Vale lembrar, as titulações de mestre no xadrez correspondem ao rating FIDE de cada jogador, sendo Grande Mestre (GM) a titulação de maior valor, para jogadores acima de 2500 pontos de rating, seguido por Mestre Internacional (MI), para acima de 2400 pontos, e Mestre FIDE (MF), para acima de 2300 pontos. Os títulos de Grande Mestre Feminina (WGM), Mestre Internacional Feminina(WIM) e Mestre FIDE Feminina (WFM) seguem a mesma hierarquia, mas com uma faixa de rating mais baixa, sendo 2300 pontos para Grande Mestre Feminina, 2200 pontos para Mestre Internacional Feminina e 2100 pontos para Mestre FIDE feminina.
Nesta Copa do Mundo, cada match é decidido com duas partidas clássicas em que cada jogador joga de brancas e de pretas uma vez. Em caso de empate, após a etapa de clássicas, serão jogadas duas partidas de rápidas até que um dos jogadores consiga a vantagem, com o tempo sendo reduzido a cada par de partidas. Nas partidas clássicas, os jogadores contam com um relógio de 90 minutos para 40 lances. Após os 40 lances, são acrescentados 30 minutos com incremento de 30 segundos desde o primeiro lance. As rápidas, inicialmente, contam com 25 minutos para cada jogador, com 10 segundos de incremento por lance.
No Feminino, o desenrolar dos matches de Kathiê e Julia foram similares. Ambas venceram a primeira partida de clássicas no primeiro dia e precisavam apenas de um empate para avançar para a próxima rodada. Mas, acabaram derrotadas e deram às suas adversárias a chance de classificação no desempate, que não foi desperdiçada. A Mestre Internacional georgiana Melia Salome, que venceu Kathiê, e a Mestre Internacional peruana Deisy Cori, que venceu Julia, continuam na competição.
No absoluto, do qual participam competidores masculinos e femininos, tanto Evandro, que enfrentou o GM egípcio Ahmed Adly, e Yago, que enfrentou o GM francês Maxime Lagarde, foram eliminados ainda na etapa de partidas clássicas. Os enxadristas buscaram o empate no primeiro dia, mas foram derrotados na última segunda-feira (31) e com isso deram adeus à competição.
Fier, atual campeão brasileiro, avançou na etapa de clássicas ao empatar de pretas, no domingo, e vencer de brancas, na segunda, contra o GM húngaro Gabor Nagy. Supi empatou as duas partidas de clássicas e no desempate nas rápidas, conseguiu duas boas vitórias, com direito a xeque-mate surpresa para assegurar sua classificação contra o egípcio Adham Fawzy.
Na segunda etapa, as maiores estrelas do xadrez mundial entram na competição, como o atual número 1 do mundo, o norueguês GM Magnus Carlsen, e outros grandes jogadores, como os GMs americanos Fabiano Caruana, Hikaru Nakamura e o atual vice-campeão mundial, o GM russo Ian Nepomniachtch. Os brasileiros remanescentes irão enfrentar jogadores ainda mais fortes. Fier enfrenta o número 35 do mundo, Robson Ray, dos Estados Unidos. Enquanto Supi encara o número 21, o chinês Wei Yi.
A final do torneio absoluto está marcada para o dia 25 de agosto, enquanto o feminino encerra no dia 22. Os três primeiros colocados ganham vaga no Torneio de Candidatos, no qual o vencedor desafia o atual campeão mundial, Ding Liren, pelo Campeonato Mundial de Xadrez no ano que vem.
A segunda rodada acontece entre os dias 2 e 4 a partir das 08h, e é possível acompanhar as partidas no Youtube, pelo canal oficial do torneio.