No último final de semana, aconteceu a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, com empate no Majestoso e uma virada fora de casa para o Atlético-GO, a tabela se movimentou para as equipes brasileiras. Confira como foram as partidas:
RB BRAGANTINO 2 X 1 JUVENTUDE
Na primeira partida da rodada, o Red Bull Bragantino recebeu o Juventude no Estádio Nabi Abi Chedid, no sábado (15). Os donos da casa, que jogaram em desvantagem numérica, venceram o time gaúcho por 2 a 1. No primeiro minuto da partida, Helinho abriu o placar para o Massa Bruta. Ainda na etapa inicial, Jadson foi expulso após marcar uma falta sobre Marcelinho. O Juventude aproveitou a superioridade e empatou com Luis Mandaca aos 24 minutos do primeiro tempo.
No segundo tempo, a equipe visitante pressionou e criou mais oportunidades que o adversário, mas quem decidiu foi Helinho. Aos 37 minutos, o atacante aproveitou a sobra de uma defesa do arqueiro juventino e marcou o gol da vitória. Ao final da partida, o técnico da equipe bragantina, Pedro Caixinha, foi expulso por reclamar da arbitragem.
FLUMINENSE 1 X 2 ATLÉTICO-GO
Ainda no sábado (15), o Fluminense teve uma de suas piores atuações na temporada e acabou perdendo de virada em pleno Maracanã. O Atlético Goianiense saiu perdendo, mas isso não afetou a confiança do time, que foi em busca da vitória nos acréscimos do segundo tempo.
Ganso abriu o placar para o Tricolor das Laranjeiras aos 40 minutos da primeira etapa. Na volta do intervalo, o Dragão foi atrás do empate, e conseguiu marcar aos 25 minutos com Luiz Fernando. Por fim, já nos acréscimos da segunda etapa, Mateo Zuleta fez seu gol, para decretar a virada do time goiano.
FLAMENGO 1 X 1 ATHLETICO-PR
Abrindo as partidas do domingo (16), Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram em Curitiba, na Ligga Arena. O jogo contou com um primeiro tempo bem equilibrado, mas foi o Furacão que protagonizou mais chances de gol – porém, sem grande impacto. A defesa dos dois times se destacou na partida e a arbitragem deixou a desejar.
Gabigol balançou a rede para a equipe carioca, mas o lance foi rapidamente revisado e anulado pelo VAR. Aos 44 minutos, o Furacão ganhou um pênalti, que fez o time liderar a partida até a reta final. Foi quando a joia flamenguista, Evertton Araújo, entrou na partida e marcou o gol para o Flamengo nos acréscimos, resultando no empate com um gol para cada lado, além da expulsão do técnico Cuca e brigas na arquibancada.
CORINTHIANS 2 X 2 SÃO PAULO
Em busca de se recuperar na competição e se distanciar da zona de rebaixamento, o Corinthians recebeu o São Paulo em casa. Na Neo Química Arena, a partida terminou com o placar de 2 a 2, e todos os gols do duelo foram marcados ainda na primeira etapa. Lucas Moura e Cacá (contra) anotaram os tentos para a equipe Tricolor. Já do lado alvinegro, Igor Coronado e Gustavo Silva foram os responsáveis por estufar a rede rival.
Com o apoio de mais de 43 mil torcedores, apenas do Timão, o Time do Povo viu o rival inaugurar o placar, logo no início do jogo, com Lucas Moura. A equipe da casa, apesar da dificuldade em criar chances, conseguiu o empate em chute de fora da área de Igor Coronado, que “chapou” de direita, sem chance de defesa para o goleiro Jandrei.
Aos 41 minutos da etapa inicial, após cruzamento tricolor na área adversária, o zagueiro Cacá, do Corinthians, empurrou contra a própria meta e colocou o Clube da Fé na frente do marcador. A alegria são paulina mal durou. Empurrados pela massa corinthiana, os mandantes reagiram, poucos instantes depois do baque. Gustavo Silva aproveitou a sobra de bola na grande área e de perna esquerda marcou um golaço para deixar tudo igual novamente.
O segundo tempo não reservou tantas emoções como na primeira etapa e o placar se manteve até o final da partida.
VITÓRIA 2 X 1 INTERNACIONAL
Encerrando o jejum, o Vitória venceu o Internacional por 2 a 1 e garantiu seu primeiro triunfo no campeonato. William Oliveira abriu o placar, aos sete minutos do primeiro tempo, a favor da equipe rubro-negra. Alerrandro ampliou a vantagem, mas seu gol estava impedido.
Na etapa final, aos 36 minutos, o centroavante Wesley empatou para o Colorado. Nos acréscimos, Wagner Leonardo marcou o gol da vitória do Leão. Porém, mesmo com o triunfo, o Vitória permanece na lanterna do Brasileirão.
CRICIÚMA 2 X 2 BAHIA
Também no domingo (16), Bahia e Criciúma se enfrentaram no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, em um jogo de quatro gols. O time catarinense abriu 2 a 0 no placar, mas viu a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni buscar o empate na segunda etapa. Com o resultado, o Bahia segue no G4 e o Criciúma permanece na zona de rebaixamento.
No primeiro tempo, o Criciúma manteve um bom ritmo de jogo e teve as melhores oportunidades com os atacantes Bolasie e Arthur Caíke. Aos 33 minutos, o lateral Marcelo Hermes cobrou uma falta rasteira, que passou por baixo da barreira e assim, abriu o placar para o Tigre. O goleiro Marcos Felipe fez boas defesas durante o jogo, mas não conseguiu alcançar a bola nesse lance.
No primeiro minuto do segundo tempo, após erro da defesa do Bahia, Arthur Caíke cabeceou sozinho para o gol e ampliou o marcador. Em busca da reação e com uma postura diferente, o Tricolor descontou aos 10 minutos, com gol do atacante Everaldo, após cruzamento de Everton Ribeiro. Depois da cobrança de uma falta do goleiro Gustavo em Thaciano, o goleiro do Criciúma foi advertido com o segundo amarelo e, consequentemente, com o vermelho, por fazer cera.
Com vantagem numérica, o Bahia chegou mais vezes ao ataque e aos 26 minutos, Caio Alexandre chutou forte e não deu chances de defesa para Alisson, substituto de Gustavo no gol do Tigre. No último lance de jogo, o Criciúma tentou garantir os três pontos no contra ataque, mas o chute de Marquinhos Gabriel parou na defesa do goleiro Marcos Felipe, que definiu o resultado do jogo em 2 a 2.
CUIABÁ 5 X 0 FORTALEZA
Na Arena Pantanal, o Cuiabá venceu o Fortaleza por 5 a 0. Com o resultado, a equipe mato-grossense conquistou sua primeira vitória como mandante nesta edição do campeonato.
Com um primeiro tempo avassalador e de domínio absoluto do Cuiabá, Clayson, aos 3 minutos, iniciou a goleada. Aos 11 minutos, o lateral Ramon Ramos acertou belo chute de primeira e de fora da área, ampliando o marcador. O goleiro João Ricardo, mesmo fazendo boas defesas, se atrapalhou na saída de bola e Jonathan Cafú aproveitou para chutar para o gol sem goleiro, aos 37.
No fim da primeira etapa, a situação para o Leão piorou: Renato Kayzer foi expulso depois de empurrar o técnico Petit, do Cuiabá. O zagueiro Brítez reclamou com o árbitro Jefferson Moraes, levou dois amarelos seguidos e deixou sua equipe com nove jogadores em campo. Após análise do VAR, o treinador Petit também foi expulso, já que o juiz entendeu que ele retardou a cobrança de lateral do time adversário. Mesmo com a confusão, a bola voltou a rolar, deu tempo do atacante Isidro Pitta aumentar o placar num contra-ataque e levar 4 a 0 a favor dos donos da casa para o intervalo.
Na segunda etapa, o time de Mato Grosso seguiu fazendo um bom jogo coletivo, tendo controle de bola e indo ao ataque. Aos 8 minutos, a bola bateu na mão de Tinga em disputa com Pitta e o VAR chamou o juiz, que assinalou o pênalti. Fernando Sobral cobrou do lado esquerdo do goleiro João Ricardo e deu números finais a partida.
GRÊMIO 1 X 2 BOTAFOGO
O Grêmio recebeu o Botafogo no Estádio Kléber Andrade, no Espírito Santo. O time carioca saiu na frente do placar com a “lei do ex”, aos 9 minutos, com gol de Cuiabano, ex-jogador do time gaúcho. Mas a vantagem não durou muito tempo, aos 21 da primeira etapa, Gustavo Nunes empatou o jogo para o Grêmio.
Após um primeiro tempo equilibrado, as duas equipes seguiram para o intervalo e, na volta, logo aos 11 minutos, Júnior Santos colocou o Botafogo na frente do marcador novamente. O time alvinegro garantiu a vitória e somou mais três pontos na tabela do Brasileirão.
VASCO 0 X 0 CRUZEIRO
Finalizando o domingo (16), Vasco e Cruzeiro travaram um duelo sem emoções na Cidade Maravilhosa. O jogo, que apesar de ter um elevado número de finalizações (22), foi marcado pela falta de qualidade e técnica na conclusão das oportunidades. Além disso, o baixo aproveitamento de ambas as equipes na precisão de passes foi mais um fator que caracterizou o duelo.
A falta de capacidade e precisão nas finalizações e passes foi o que mais chamou a atenção dos quase 11 mil torcedores, que se fizeram presentes em São Januário. O Gigante da Colina, que vem de péssimas atuações no torneio, buscava recuperação diante do seu torcedor contra a Raposa. Por outro lado, o clube Celeste almejava sua quinta vitória nesta edição do Brasileiro. A partida, entretanto, terminou sem nenhum dos clubes alcançar seu objetivo. O resultado de 0 a 0 foi reflexo de um jogo morno e “sem inspiração”
ATLÉTICO-MG 0 X 4 PALMEIRAS
Na única partida da segunda-feira (17) , Palmeiras e Atlético-MG se enfrentaram em um jogo caloroso e com goleada do time paulista em território mineiro. A partida, que aconteceu na Arena MRV, começou com pressão do Galo, mas quem abriu o placar foi o jogador alviverde Aníbal Moreno. Após o gol, aos 30 minutos do primeiro tempo, Hulk foi expulso pela arbitragem por reclamação.
A goleada da equipe alviverde começou na segunda etapa, com gol de pênalti batido por Piquerez aos 15, e em seguida, cerca de um minuto depois, gol de Estêvão. Flaco López marcou o seu nos acréscimos, o quarto do Palmeiras na partida. Depois do apito final, uma confusão entre Marcos Rocha e Paulinho resultou na expulsão do jogador do clube mineiro, deixando o clima entre os torcedores presentes na Arena acalorados.
Confira as partidas da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro:
Quarta-feira (19/06)
19h – Atlético-GO X Criciúma; Botafogo X Athletico-PR
20h – Fortaleza X Grêmio; Juventude X Vasco; São Paulo X Cuiabá
21h30 – Cruzeiro X Fluminense; Internacional X Corinthians
Quinta-feira (20/06)
18h30 – Vitória X Atlético-MG
20h – Flamengo X Bahia
21h30 – Palmeiras X RB Bragantino