Brasil vence Sérvia em jogo emocionante

Com discussões acaloradas, a seleção brasileira tem grande atuação nos dois primeiros sets, se desconcentra no terceiro, mas leva a vitória.
por
Juliana Bertini de Paula
|
27/05/2024 - 12h

A seleção masculina conquista sua segunda vitória na Liga das Nações, lotando por uma última vez o Maracanãzinho na VNL. O jogo seguiu tranquilamente nos primeiros sets, que terminaram com o placar de 25 x 21 e 25 x 20 a favor do Brasil. 

Durante o terceiro set, uma confusão com a arbitragem desconcentrou a equipe, que deixou os sérvios terminarem o jogo com 25 pontos contra os 22 da seleção brasileira. Na parcial seguinte, os brasileiros recuperaram e jogaram com tudo, trazendo mais uma vitória importante para a classificação na tabela do campeonato.

Darlan comemorando ponto da seleção brasileira. Foto: FIVB
Darlan comemorando ponto da seleção brasileira. Foto: FIVB

 

 

Como foi o jogo?

Bernardinho - treinador da seleção nas Olimpíadas de Paris - aproveitou essa partida para colocar alguns jogadores que ainda não tinham entrado em quadra. Assim, Judson, que faz seu ano de estreia no Brasil, e Maurício Borges entraram e marcaram 11 e 14 pontos respectivamente durante toda a partida.

 

O primeiro set foi equilibrado até quase o fim. No meio do set, a Sérvia conseguiu abrir dois pontos de frente e chegou a ter 14/12, mas o Brasil tomou a dianteira após boa passagem de saque de Lucão. No fim, a seleção brasileira disparou em uma sequência de pontos que permitiu que a equipe conseguisse a vitória com 25 x 21. Durante essa parcial, o árbitro Juraj Mokrý marcou uma condução de Leal, mas que não gerou tanta confusão.

 

A parcial seguinte continuou tranquila. O Brasil se manteve à frente da equipe europeia durante todo set e conseguiu bloquear muitos dos ataques e aproveitar as chances de contra-ataque. Ao todo foram 10 pontos de bloqueio da seleção brasileira, sendo que quatro pontos foram do jogador estreante Judson.

Maurício Borges, Cachopa e Darlan comemorando ponto brasileiro. Foto: FIVB
Maurício Borges, Cachopa e Darlan comemorando ponto brasileiro. Foto: FIVB

 

Porém, o jogo que aparentava seguir em um ritmo tranquilo mudou durante o terceiro set, quando a arbitragem marcou a segunda condução de Leal. Os brasileiros, muito irritados, reclamaram contestando a decisão e afirmando que o time rival havia feito a mesma jogada sem punição. Após a confusão, o Brasil se perdeu e deixou a Sérvia levar a parcial, 25 x 22 para os europeus.  

 

No último set, a equipe sérvia abriu a pontuação com 4 x 2, ainda aproveitando a desconcentração brasileira, porém, quando o jogador Jovovic precisou sair de quadra mancando, a equipe europeia desestabilizou e permitiu a virada para o Brasil. A vibração de Darlan impulsionou o time para a vitória, o jogador foi o maior pontuador da partida com impressionantes 22 pontos. Placar final, vitória do Brasil por 3 x 1.

Darlan, maior jogador da partida com 22 pontos. Foto: FIVB
Darlan, maior jogador da partida com 22 pontos. Foto: FIVB

 

 

O Brasil volta às quadras neste domingo (26) às 10:00, horário de Brasília, para jogar contra a Itália em uma disputa no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para fechar a primeira semana da Liga das Nações.