O Brasil fechou uma ótima sequência de 100% de aproveitamento nesta primeira semana de liga das nações, vencendo os quatro jogos contra o Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos e Sérvia.
O jogo foi dominado pela seleção brasileira, que não aliviou a pressão para a seleção da Sérvia. As parciais foram 25x15, 25x19 e 25x19, sem muita pressão para o Brasil. A aniversariante e capitã do time foi a maior pontuadora da partida marcando 15 pontos. Rosamaria teve sua melhor atuação durante os jogos, anotando 12 pontos.
> O JOGO
O Brasil começou com vantagem sobre as servas, abrindo uma sequência de cinco pontos, dando uma tranquilidade e confiança no começo de jogo. Com um ponto de bloqueio da central Carol, o maracanãzinho incendiou e deu mais força para as jogadoras. Logo depois, Carolana e Julia Kudiess se machucaram, e tiveram que deixar a quadra.
Já no segundo set, a Sérvia reagiu e conseguiu empatar. Mas depois de um longo rali, logo no começo da partida, Ana Cristina, em um levantamento de manchete de Rosamaria, coloca a bola no chão. Carolana voltou e consigo trouxe o agito da torcida. Para fechar o segundo set, a central Diana colocou a bola no chão com um levantamento de uma cobertura de Rosamaria, fazendo com que o Brasil feche o placar com 25 x 19.
Para fechar a primeira semana da melhor forma, só deu Brasil no terceiro e último set, com ponto até da líbero. Ivanovic ataca e ao Nyeme fazer a defesa, a bola volta para o time adversário que ao levantar, Mirkovic erra o ataque e o Brasil pontua, com uma grande defesa da líbero, Nyeme. O match point aconteceu em um ataque de Rosamaria com desvio no bloqueio, Brasil fecha com 10 pontos de diferença e invicto.
Em entrevista ao SporTV, final da partida, a capitã do time e aniversariante ressalta o bom trabalho e dedicação da equipe
Fazemos um balanço muito positivo. Acredito que a equipe cresceu desde o primeiro jogo, contra o Canadá. Enfrentamos grandes adversários, e o nosso objetivo era, sim, ganhar as quatro partidas. Conseguimos nos impor, com agressividade e a torcida fazendo a diferença. Sabemos que ainda precisamos melhorar muitas coisas no sistema defensivo, mas é difícil para o adversário colocar a bola no chão. Nossa mentalidade é aumentar cada vez mais a qualidade do jogo. Destaca Gabi, maior pontuadora da seleção com 64 pontos nesta primeira semana.
> LESÕES DURANTE A PARTIDA
A jogadora Júlia Kudiess, ainda no primeiro set, ao atacar, caiu de mal jeito e teve uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) e está fora das próximas semanas de liga das nações e também fora das olimpíadas. [nota]
A jogadora, aos prantos, recebeu apoio das colegas e também da torcida brasileira, mas deixou o maracanãzinho de cadeira de rodas indo direto ao hospital para realizar exames.
> PRÓXIMA SEMANA
O Brasil agora viaja para Macau, China, para a segunda semana de VNL. Nesta próxima semana enfrentará Japão, Países Baixos, Itália e Tailândia.