Na última rodada do Pré-Olímpico de vôlei feminino, a equipe brasileira venceu sobre o Japão, conquistando uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O confronto foi acirrado e terminou com a vitória do Brasil por 3 sets a 2. A conquista veio após a seleção brasileira garantir o segundo lugar no Grupo B, somando 17 pontos, com 6 vitórias e apenas uma derrota, que ocorreu diante da seleção turca, que encerrou a competição invicta e assegurou a primeira colocação no grupo.
Enfrentando um adversário de alto nível, conhecido por sua intensidade de jogo, a seleção brasileira demonstrou grande determinação no primeiro set. A equipe se destacou pela eficácia nos bloqueios e um ataque eficiente, com a ponteira Julia Bergmann como peça fundamental nesse desempenho. A jogadora ainda foi a responsável por fechar o set em 21/25 para o Brasil.
No segundo set, a equipe liderada por José Roberto Guimarães retornou à quadra em um nível de desempenho inferior ao que estavam jogando anteriormente, permitindo que a seleção adversária abrisse uma vantagem de 8/1. Com mudanças táticas realizadas, a equipe brasileira começou a esboçar uma reação e conseguiu até mesmo igualar o placar. No entanto, quando o Japão chegou ao set point, o Brasil cometeu um erro e as japonesas fecharam o set com a parcial de 25/22.
O terceiro set foi o mais equilibrado da partida, caracterizando-se por uma disputa ponto a ponto na maior parte do tempo. As equipes se alternaram no placar ao longo do set, demonstrando uma notável estabilidade e consistência. A disputa chegou ao seu ápice quando Gabi conseguiu igualar o placar em 24 /24. Mesmo diante da consistente atuação defensiva das japonesas, a seleção brasileira mostrou uma reação, com Julia sendo a responsável por fechar mais um set, com a parcial final de 25/27 a favor do Brasil.
O quarto set seguiu um padrão semelhante ao segundo. O Brasil não conseguiu impor sua presença durante o set, enquanto o Japão conseguiu manter uma vantagem segura ao longo da partida. O técnico José Roberto tentou implementar mudanças, mas o Japão conseguiu manter essa vantagem e encerrou o set com a parcial de 25/15.
No quinto e decisivo set, a equipe brasileira começou a partida de forma sólida, abrindo uma vantagem no placar com pontos de Julia Bergmann, Rosamaria e Gabi. No desfecho do set, Pri Daroit, que entrou para sacar, fez dois aces seguidos, encerrando o jogo com a parcial de 10/15, e assim, garantindo a vaga olímpica para o Brasil.
O Pré-Olímpico de Vôlei Feminino em 2023 foi organizado em três grupos. As duas principais seleções de cada grupo conquistaram a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, totalizando seis vagas. A França, país-sede, já está garantida e outras cinco cotas serão preenchidas pelo ranking internacional, com preferência para continentes que ainda não se classificaram.
O Brasil estava no Grupo B junto com Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Bélgica, Japão e Turquia que conquistou a outra vaga olímpica desse grupo. Nos Grupos A e C, República Dominicana e Sérvia, Polônia e Estados Unidos, respectivamente, também garantiram suas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.