Começou a segunda semana de Liga das Nações em Macau, China. Brasil e Japão fizeram um jogo com muitos ralis, exigindo bastante paciência das jogadoras da seleção brasileira, que definiu o jogo no quinto set (24/26, 26/24, 19/25, 25/20 e 15/11)
Assim como na primeira semana da VNL, Zé Roberto optou pelas titulares: Gabi, Diana, Roberta, Ana Cristina, Carolana, Rosamaria e Nyeme. Para a inversão 5x1 entram Kisy e Macris.
O grande destaque do jogo foi a jogadora do Japão, Koga anotando 29 pontos. Com destaque para a oposta Rosamaria e a capitã Gabriela, o Brasil segue com a melhor campanha na Liga das Nações. Gabi marcou 24, sendo 3 de saque. Rosamaria virou 18 bolas, fazendo sua melhor partida. Thaisa também teve destaque, marcando 11 pontos na sua estreia nesta VNL.
Como foi o jogo?
O jogo começou com o Brasil marcando o primeiro ponto, mas em seguida levou cinco seguidos dando uma desequilibrada e fazendo com que a seleção ficasse para trás desde o começo.
O Brasil buscou, ponto a ponto, e com Rosamaria virando boas bolas, as meninas empataram com as japonesas, 16/16. A equipe conseguiu ficar na frente, 20/18 e chegou a um set point, mas Nyeme e Roberta erraram os levantamentos e o time adversário acabou fechando o primeiro set. O Japão venceu a primeira etapa por 26/24.
Já no segundo set, o Brasil saiu com vantagem desde o início. Os bloqueios, comandados por Carolana, estavam funcionando, abrindo 6/3. Porém, a equipe do Japão virou em 7/6. E foi assim até o final do set, ponto a ponto. Até que a seleção brasileira deslanchou e abriu quatro pontos de diferença na reta final do jogo. Mas o Japão cresceu nos bloqueios, conseguindo recuperar os quatro pontos. No entanto, o Brasil fechou a parcial em 26/24.
O terceiro set foi marcado por um “apagão” pela seleção. O Brasil parou de virar as bolas, nem os ataques nem as defesas estavam funcionando, e as japonesas abriram 21/12. Diante deste cenário, Zé Roberto trocou quase o time inteiro, para diminuir a vantagem, mas não pode evitar a derrota do terceiro set, 25/19.
O Brasil melhorou no quarto set, com a entrada da central Thaisa, estreia dela nesta VNL. A equipe japonesa chegou a abrir dois pontos, 12/10, mas a seleção reagiu com bons saques e bloqueios e ficou na frente, 14/13. Com Thaisa e Gabi em quadra, o Brasil pegou um bom ritmo e fechou o quarto set com 25/20, levando o jogo para o tie-break.
O tie-break teve o Brasil abrindo vantagem no início da set, 4/1. A seleção conseguiu manter a vantagem até o final da partida. Nesta última parcial, o grande destaque foi para a Thaisa, no bloqueio e a capitã da seleção, Gabi, indo super bem nas defesas e dando a vitória ao Brasil por 15/11.
A seleção Brasileira volta a quadra na próxima quinta-feira (30), para enfrentar os Países Baixos, pela segunda rodada da semana 2 da VNL, em Macau, China.