Na madrugada desta segunda-feira (18), a seleção brasileira de vôlei estreou, com vitória, a terceira e última rodada de grupos da Liga das Nações de Vôlei nas quadras de Manila, nas Filipinas. O jogo terminou com as parciais de 24 x 26, 25 x 23, 31 x 29 e 25 x 20.
Nimir, jogador holândes, foi o maior pontuador da partida, com 38 acertos, assumindo a liderança do ranking de pontuadores da competição. Darlan foi o destaque do Brasil, com 26 pontos.
Essa foi a 6°, de nove vitórias do Brasil que continua na zona de classificação para a fase final da VNL. Ainda irão acontecer mais 3 jogos antes da definição dos finalistas.
Como foi o jogo?
Durante o primeiro set, a seleção brasileira demorou para entrar no ritmo, mas depois, conseguiu se manter equilibrada. Flávio marcou 5 pontos e Lucão 4, enquanto do lado holandês Nimir marcou 11 só na primeira parcial. A seleção da Holanda fechou o set com 26 pontos, contra os 24 dos brasileiros.
No segundo set, o oposto Darlan brilhou nas quadras, marcou 10 pontos durante o jogo, o que levantou o astral de toda a seleção. Nimir não ficou muito atrás e marcou 7 pontos, mas não foram suficientes. A seleção brasileira começou a virar o jogo, Lucão marcou o ponto que levou o set, 25 x 23.
O terceiro set foi marcado por muitos erros de saque da seleção holandesa, no total, foram 10 durante o jogo. Mesmo com problemas, o jogo permaneceu equilibrado, Nimir marcou 12 pontos. O jogo se estendeu até os 31 pontos brasileiros, contra os 29 dos rivais. Flávio fechou o set com um ponto de bloqueio.
A desconcentração holandesa se arrastou até o último set. O Brasil aproveitou a situação para abrir vantagem na partida. Darlan foi o maior pontuador, marcando 7 pontos, após isso, o técnico Bernardinho substituiu o jogador por seu irmão Alan, que manteve o ritmo forte. O Brasil terminou o jogo 25 x 20, levando o time um passo mais próximo das finais.
O Brasil volta às quadras filipinas quinta-feira, dia 20, às 8:00 - horário de brasília - contra a seleção dos Estados Unidos.