Brasil vai sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

O país superou a candidatura europeia e foi escolhido pela Fifa como sede da competição
por
Victória Fernanda Neres Miranda
|
17/05/2024 - 12h

Após 13 anos, o Brasil voltará a sediar uma Copa do Mundo. O país do futebol já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014; mas essa será a primeira vez que o país sediará a competição feminina e a primeira vez que ela será disputada em um país da América do Sul.

A decisão foi anunciada no 74º Congresso da FIFA (Federação Internacional de Futebol), durante a madrugada desta sexta-feira (17), no congresso da federação em Bangkok, na Tailândia.

O Brasil recebeu 119 votos contra 78 para Alemanha, Bélgica e Holanda que fizeram uma proposta conjunta. Os Estados Unidos e o México também eram concorrentes a proposta do Brasil, mas desistiram da disputa em abril.

 

lula
Presidente Lula, Janja, Ednaldo Rodrigues(presidente da CPF) e Ana Moser (ministra dos Esportes) no Palácio do Planalto em evento que oficializou a candidatura do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

 

A 10° edição da Copa do Mundo Feminina será sediada pela primeira vez, na América do Sul, após já ter passado por China, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, França, Austrália e Nova Zelândia(em conjunto). A Copa contará com 32 equipes, assim como na última edição, onde a seleção espanhola conquistou o título, igualando-se a Noruega e Japão em número de conquistas. A seleção alemã é bicampeã, enquanto os Estados Unidos é o país com mais títulos, tendo vencido a competição quatro vezes.

Apesar da seleção brasileira não ter conquistado o título ainda, ela tem a maior goleadora da história das Copas femininas e masculinas. A artilheira Marta tem 17 gols pela competição.

A camisa 10, eleita pela FIFA seis vezes como a melhor jogadora do mundo, comemorou em sua rede social a escolha do Brasil como sede da principal competição de seleções do futebol feminino: “Fiquei muito feliz com a notícia e tenho certeza de que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será um sucesso, e o povo brasileiro, como sempre, estará de braços abertos para receber a comunidade mundial do Futebol! “.

O Brasil já possuía aspectos favoráveis para ser escolhido como país-sede, por ter recebido grandes eventos como: Copa das Confederações em 2013; Copa do Mundo 2014; Copa América em 2019 e 2021; Mundial Sub-17 em 2019, entre outros. O Rio de Janeiro, especificamente, se beneficia da estrutura preparada para o Jogos Pan-Americanos 2007, as Olimpíadas e Paralímpiadas Rio 2016.

 

Além disso, no dia 20 de fevereiro, o país recebeu uma comitiva de especialistas da FIFA para avaliar as condições de alguns locais que poderiam receber uma eventual candidatura para os jogos do torneio. Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Salvador foram as cidades escolhidas para a vistoria. Após a avaliação, recebeu nota 4 (de uma escala até 5), enquanto a candidatura europeia recebeu 3,7.

Em Bangkok, a delegação brasileira contou com a presença do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o ministro do Esporte, André Fufuca, Aline Pellegrino (vice-campeã mundial em 2007 e gerente de Competições Femininas da CBF), Kerolin (atacante da Seleção Brasileira), Formiga (ex-jogadora e única atleta a disputar sete Copas do Mundo da FIFA), as consultoras Valesca Araújo, Jacqueline Barros, Manuela Biz e o consultor Ricardo Trade.

Em sua apresentação final em Bangkok, a comitiva brasileira destacou a defesa dos direitos das mulheres, a sustentabilidade, o desenvolvimento esportivo e a liderança feminina no futebol, utilizando o slogan “Uma escolha natural”.

 

de
Delegação brasileira comemorando. Reprodução:FIFA

 

O planejamento apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê que dez cidades que sediaram a Copa do Mundo Masculina de 2014 também sejam anfitriãs da Copa do Mundo Feminina de 2027. As únicas exceções são Curitiba e Natal.

Todos os estádios incluídos na proposta brasileira fizeram parte do evento de 2014. São eles: Maracanã (Rio de Janeiro); Neo Química Arena (São Paulo); Mineirão (Belo Horizonte); Arena Pantanal (Cuiabá); Arena Castelão (Fortaleza); Arena da Amazônia (Manaus); Arena de Pernambuco (Recife); Arena Fonte Nova (Salvador); Mané Garrincha (Brasília); Estádio Beira-Rio (Porto Alegre).

A final e o jogo de abertura serão realizados no Maracanã.

Por ser o país-sede, o Brasil já está classificado e as outras noves seleções da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) disputarão três vagas para o torneio.

O perfil do Instagram da Copa do Mundo Feminina já entrou no clima verde e amarelo: