A ESL Pro League, um dos maiores campeonatos de Counter-Strike, terá três times brasileiros em sua fase principal. O campeonato, disputado no 'formato suíço', — onde as equipes se classificam com três vitórias e enfrentam outras de mesmo recorde na competição — teve a classificação do Brasil na última terça (4) e quarta-feira (5). Apesar do favoritismo pelo ranqueamento e do nível inferior de adversários, MIBR, pAiN e FURIA avançaram com dificuldades.
A MIBR promoveu trocas em sua escalação e foi quem teve mais facilidade no torneio. A equipe garantiu sua classificação com um recorde de 3-1. Após começar a Pro League com uma vitória e uma derrota, contra Nemiga e Gamer Legion respectivamente, a 'Made in Brazil' venceu os brasileiros da FURIA sem grandes dificuldades, e conquistou a vaga para o estágio principal batendo os chineses da Tyloo.

A pAiN, equipe brasileira melhor ranqueada pelo ranking oficial do Counter-Strike, no entanto, não apresentou constância e sofreu para passar de fase. Apesar de uma vitória tranquila contra os australianos da Housebets, os "Tradicionais" sofreram dois duros baques para M80 e Flyquest, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Com isso, tiveram um jogo de eliminação contra a Lynn Vision. Depois de uma partida de muitos erros, os brasileiros conseguiram vencer a série por 2 a 1 e chegaram ao jogo decisivo contra a Nemiga. Na quarta-feira (5), com o mesmo cenário da partida anterior, o time do Brasil repetiu o placar e se classificou à Pro League com o recorde de 3-2.

Por fim, a FURIA também avançou na última quarta, mas não convenceu. A "Pantera" começou o campeonato com o pé direito, após uma vitória tranquila contra os chineses da Lynn Vision. Porém, se viu numa situação complicada ao perder para SAW, por 2 a 1, e para a MIBR, também com a necessidade de disputar o duelo eliminatório. Primeiro, a FURIA venceu a NRG por 2x1, com uma atuação questionada pelos torcedores nas redes sociais; no dia seguinte, encarou a M80 e, com mais controle no duelo, repetiu o placar do jogo anterior e avançou para Estocolmo com o recorde de 3-2.

As equipes brasileiras voltam ao servidor amanhã (7), pela 1ª fase da ESL Pro League.