Brasil surpreende Itália e segue invicto na competição

De virada, a Seleção Brasileira de vôlei derrota a Itália, em uma partida com muitas falhas
por
Beatriz Brascioli
|
10/06/2024 - 12h

A seleção Brasileira feminina de vôlei derrotou a seleção da Itália em 3 sets a 2  (26/24, 25/27, 18/25, 25/19 e 15/10), num jogo bastante equilibrado e segue com 100% de aproveitamento na segunda semana de VNL, em Macau (China). O Brasil está lutando pelo primeiro lugar na liga das nações de 2024. A seleção está invicta na competição com sete jogos, sete vitórias, mas a seleção Polonesa está em primeiro lugar porque no balanço geral, perdeu menos sets do que as brasileiras.

Com destaque para Ana Cristina, anotou 22 pontos, sendo três de bloqueio e um de saque. Outro importante nome foi o de Rosamaria, que deixou 19 pontos em quadra. Já do time adversário, Paola Egonu foi a maior pontuadora da partida com 29 pontos, sendo 3 de bloqueio.

O bloqueio do Brasil foi bastante efetivo e funcionou em momentos decisivos. Foram 14 pontos de bloqueio para as duas seleções, mas destaque para Carolana com 6 pontos só neste fundamento. A seleção da itália teve mais erros, totalizando 33 pontos. 

Zé Roberto fez uma escalação diferente das partidas anteriores, colocando: Roberta, Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Carol, Thaisa e Nyeme. Mas depois entraram também Macris, Pri Daroit e Tainara. 

A Itália, por sua vez, contou com uma distribuição imprecisa da levantadora Orro e contou com Egonu em dia pouco inspirado. Quando a oposta foi acionada nos momentos decisivos do jogo, o bloqueio brasileiro estava bem posicionado e conseguiu parar a jogadora. Mesmo assim, a italiana deixou a quadra como a principal pontuadora da partida com 25 acertos, seguida de Ana Cristina com 22.
 

COMO FOI O JOGO

O primeiro set foi bem jogado. O Brasil começou acertando mais e com bons bloqueios, abriu vantagem de sete pontos sobre as italianas, a seleção italiana conseguiu recuperar e empatou a partida.   Ana Cristina e Gabi cresceram bastante no final da parcial que deu o primeiro set para o Brasil. A seleção italiana, na final da parcial, empatou 24/24, mas com um erro no saque e depois no ataque, para fora, o Brasil fechou o primeiro set.  

Já no segundo, as italianas voltaram com sangue nos olhos e só deu Itália no segundo set. O Brasil não fez um bom set, as bolas não estavam virando, o bloqueio não estava funcionando, o time começou a errar bastante. Ana Cristina não pontuou neste segundo set. O destaque ficou para Rosamaria, que fez oito pontos de ataque e um de bloqueio. 27/25 para as europeias. 

O terceiro set mostrou bastante erros da equipe brasileira. As italianas logo abriram vantagem contra as brasileiras, que logo conseguiram recuperar a situação que estava 10/6 ficou 12 a 12. Porém, a Itália voltou a comandar o set e fechou a parcial por 25/18. Paola Egonu foi o grande destaque no set, virando todas as bolas, anotando nove pontos. 2 a 1 no placar geral, colocando o Brasil sob pressão para ganhar os próximos dois sets. 

.
Egonu sendo bloqueada por Carol e Gabi (foto: /Divulgação/FIVB/Volleyball World)

O quarto set foi a volta do Brasil para o jogo. A seleção brasileira buscou ponto a ponto a virada do placar geral.  Ana Cristina teve um papel fundamental na virada do Brasil, marcando nove pontos no set e aparecendo nos momentos mais difíceis da partida. As brasileiras fecharam o quarto set com 25/19. No tie-break, o equilíbrio entre as duas seleções voltou. Após alguns erros da seleção italiana, e  Carolana aparecendo em um momento decisivo no bloqueio, o Brasil abriu uma vantagem de dois pontos que ficou até ao final da partida com a vitória brasileira de 15/10.

 

A seleção Brasileira volta a quadra no próximo domingo (02), às 5h, para enfrentar a Tailândia, pela última rodada da semana 2 da VNL, em Macau, China.