Brasil sofre virada nos acréscimos e perde para o Japão

A seleção brasileira desperdiçou chance de classificação antecipada para as quartas de final
por
Victória Miranda
|
31/07/2024 - 12h

A partida entre Brasil e Japão, válida pela segunda rodada do Grupo C, ocorreu neste domingo (28), às 12h (horário de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes. No 200º jogo de Marta com a camisa verde e amarela, a seleção brasileira buscava a segunda vitória na competição, depois de vencer a Nigéria na estreia por 1 a 0. O Brasil também buscava garantir a classificação para a próxima fase, e o Japão a primeira vitória na competição.

 

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi caracterizado pela dificuldade do ataque brasileiro e pelos contra-ataques perigosos da seleção japonesa. Aos 18 minutos, Tanaka perdeu a maior chance do Japão no começo da primeira etapa, ela recebeu o cruzamento livre na área, porém chutou para fora. Aos 22 minutos, Yasmin cobrou escanteio, e Rafaelle apareceu para desviar de cabeça. A bola passou com perigo à esquerda do gol.

Aos 45 minutos, a bola bateu no braço da camisa 4 brasileira Rafaelle e foi marcado pênalti a favor do Japão, Tanaka tentou converter, mas a goleira Lorena impediu. Aos 49 minutos, a atacante Haramo arriscou fora da área, porém a bola foi para fora e a árbitra encerrou a primeira etapa.

 

Segundo tempo

Logo aos 5 minutos, a seleção brasileira perdeu a oportunidade de abrir o placar, com uma jogada individual de Ludmila, que chutou fraco dentro da área e entregou a bola nas mãos da goleira japonesa. Aos 10, a atacante recebeu um passe da Marta, ganhou na velocidade e passou para Jhenifer, que chutou no canto esquerdo e marcou o gol do Brasil.

Teste
Brasileiras comemorando. Foto/Reprodução: CBF.

Após o gol, o Brasil tentou controlar o jogo, mas foi o Japão quem pressionou e chegou perto da meta brasileira. Aos 22 minutos, Tanaka chutou, mas Lorena fez uma bela defesa. Entretanto, aos 30, a goleira cometeu um erro, entregando a bola de presente para Hasegawa, que chutou fraco e perdeu a chance de marcar o gol de empate.

Aos 46 minutos, após revisão do VAR, foi marcado mais um pênalti a favor do Japão. Na cobrança, Kumagai bateu rasteiro, deslocando a goleira brasileira, e empatou o jogo. Aos 50 minutos, a defesa brasileira falhou e, fora da área, Tanikawa arriscou e marcou um golaço de cobertura, virando o jogo.

Tesre
Japonesas comemoram gol da virada. Foto/Reprodução: Instagram: @japanfootballassociation.

Com o resultado, a seleção feminina lutará para avançar na última rodada contra a Espanha, na quarta-feira (31) às 12h(horário de Brasília). O Japão enfrenta a Nigéria no mesmo dia e horário, buscando a classificação.