A Arena Paris Sul presenciou nesta terça-feira (30) a vitória da França em cima do Brasil no handebol feminino. Agora, as brasileiras enfrentam a Holanda na quarta-feira (1) às 4h (horário de Brasília) e precisam vencer para não correr o risco de ficar fora das quartas de final. Na última rodada do Grupo B, a adversária será Angola.
Como foi o jogo
O Brasil teve a baixa importante da armadora Giulia Guarieiro, substituída por Samara devido a um estiramento muscular. Giulia ainda pode voltar a jogar na competição em breve.
O primeiro gol foi brasileiro, mas a França logo virou o jogo e dominou a partida. A craque Foppa marcou sete gols só no primeiro tempo. A seleção brasileira manteve o jogo equilibrado até a metade da primeira etapa, com destaque para um golaço de Bruna de Paula.
Com 100% de aproveitamento, as francesas aumentaram a vantagem no placar, e chegaram a ter 8 pontos de diferença. As jogadas ofensivas das atuais campeãs eram definitivas, e na defesa a goleira Laura Glauser transmitiu confiança e eficiência nas defesas.
A goleira Gabi, apelidada de "Portão do Enem" por sua grande atuação na estreia, fez defesas importantes. No entanto, o ataque brasileiro mostrou ter dificuldades nas finalizações e na recuperação da bola. Horacek e Foppa deram trabalho para a defesa e lideraram o ataque da França.
No segundo tempo, as anfitriãs abriram vantagem rapidamente, chegando a 17 a 12 com menos de cinco minutos. O Brasil cometeu erros no ataque e permitiu que as adversárias pudessem aproveitar o rebote. No final, o Brasil tentou reagir com boas defesas da goleira reserva Renata, mas perdeu por 26 a 20.
Situação no torneio
O Brasil tem uma vitória e duas derrotas, enquanto a França segue invicta. O Brasil está em quinto lugar no grupo, com dois pontos, e depende de si mesmo para avançar às quartas de final. Se vencer Holanda e Angola, garante a classificação. Mesmo com uma vitória, ainda pode se classificar dependendo dos outros resultados. Se perder os dois jogos, estará eliminado.
O próximo jogo do Brasil é contra a Holanda na quinta-feira, às 9h (de Brasília). A França enfrenta Angola às 16h.