O Brasil iniciou os Jogos Olímpicos com o pé direito e venceu a Espanha por 29 a 18 na manhã desta quinta-feira (25), na Arena Paris Sul. A goleira Gabi Moreschi foi o destaque da partida: defendeu 14 dos 31 arremessos espanhóis e garantiu 45% de aproveitamento. Na linha, quem brilhou foram as armadoras Bruna de Paula e Paula Matieli, artilheiras da disputa que balançaram a rede adversária seis vezes cada uma.
Comandadas pelo técnico português Cristiano Rocha, as Leoas chegam aos Jogos Olímpicos de Paris após conquistarem o Pan-Americano do ano passado, em Santiago. Do outro lado, a Espanha — junto da França e da Holanda — é uma das favoritas para avançar às quartas de final. Essa foi a primeira vitória do Brasil sobre a Espanha em uma competição oficial em 10 anos.
Show de bola!
A Espanha permaneceu na liderança nos primeiros minutos e abriu o placar com Mireya Gonzalez. O Brasil reagiu rápido e virou o jogo com três pontos consecutivos. Aos 10 minutos, as Leoas estavam cinco gols a frente no placar: 7 a 2. Bruna de Paula e Giulia Guarieiro lideraram o esquema tático brasileiro: defesa firme, e ataques eficientes e organizados. A vantagem foi mantida até o intervalo, 15 a 10 para a equipe do Brasil.
De volta à quadra, as espanholas não reagiram bem e demonstraram desespero com ataques bagunçados e arremessos desperdiçados. Gabi Moreschi também foi responsável por impedir a recuperação espanhola, a goleira cravou cinco defesas seguidas. O Brasil continuou como mandante e abriu 10 pontos de diferença (26 a 16). Com 66% de aproveitamento no ataque, as Leoas garantiram os dois pontos da vitória na competição.
O torneio de handebol tem seis times divididos em duas chaves. As quatro melhores colocadas avançam para as quartas de final. O Brasil ainda enfrenta Angola, França, Holanda e Hungria na fase classificatória. O triunfo de estreia colocou as Leoas na liderança do grupo B e, as dinamarquesas, no grupo A.
Representado somente pela equipe feminina no handebol olímpico, o Brasil volta a jogar no domingo (28) contra a Hungria, às 04h, no horário de Brasília. Já a Espanha, enfrenta a Suécia no mesmo dia, às 09h (horário de Brasília).