Neste domingo (17), começou em Copenhague, na Dinamarca, o campeonato mundial de Counter-Strike 2, o primeiro desde a atualização do jogo da Valve. O PGL CS2 Major conta com 24 equipes dividas em dois grupos: o Opening Stage e o Main Stage. Participam do Opening Stage 16 equipes vindas de classificatórias regionais, com apenas 8 passando para o Main Stage. Na fase inicial do PGL Major, o Brasil está bem representado, com quatro equipes classificadas, sendo a região que conta com o maior número de jogadores da mesma nacionalidade (20 no total). O mundial é disputado pelo Swiss Format (Formato Suíço), em que, quando o time atinge 3 vitórias, se classifica, e 3 derrotas, é eliminado.
Logo na abertura do primeiro dia, o Brasil estreiou com a paiN Gaming vencendo os europeus da APEKS por 13x8. A jovem equipe de brasileiros foi dominante por boa parte do mapa e fechou a partida com tranquilidade. No mesmo horário, os russos da Cloud9 chegaram a balançar, mas venceram a ECSTATIC por 13x10, além da Eternal Fire, equipe de turcos que atropelou a The Mongolz, da Mongólia, pelo placar de 13x6. Mais tarde, mesmo enfrentando um dos favoritos do Opening Stage, a brasileira Imperial garantiu uma vitória heróica para cima da ENCE, levando a disputa para a prorrogação e fechando o mapa da Anubis com um 22x19. O estreante Kaiky "noway" Santos, de apenas 18 anos, foi o destaque individual do país no primeiro dia do Mundial. Depois, a representante da Dinamarca, Heroic, venceu com facilidade a Lynn Vision, da China.
Na sequência, aconteceu o confronto brasileiro entre FURIA x Legacy, que marcava o reencontro de duas lendas campeãs mundiais de Counter-Strike: Gabriel "FalleN" Toledo e Marcelo "coldzera" David. A equipe liderada por FalleN foi a jogo com o favoritismo, mesmo não atravessando a melhor das fases. Enquanto "coldzera" e companhia vinham de resultados positivos jogando em solo europeu, mas ainda contavam com grande desconfiança. A partida foi extremamente disputada do início ao fim, porém, brilhou a estrela de Marcelo David, que garantiu a vitória da Legacy por 16x13. A GamerLegion venceu a AMKAL por 13x8. Por fim, os portugueses da SAW dominaram a partida contra a KOI, vencendo com facilidade por 13x4.
As equipes brasileiras chegaram à segunda rodada com resultados favoráveis e embaladas para encaminhar a vaga para a próxima fase. No entanto, o cenário se inverteu. A paiN Gaming saiu derrotada por grande desvantagem, de 13x2 para a Eternal Fire. Logo na sequência, a Imperial fez um jogo duríssimo, chegando a levar o duelo para a prorrogação, mas acabou sendo superada pela Heroic por 16x14. Na próxima partida, a ENCE superou a derrota para a paiN e venceu a KOI por 16x12, mesma situação da APEKS, que passou na prorrogação pela AMKAL, pelo placar de 16x13. Por fim, a SAW venceu a GamerLegion com tranquilidade, chegando a duas vitórias no mundial.
Enfrentando o favorito da chave, a Legacy chegou a abrir 9x3 em cima da Cloud9 numa grande atuação de Coldzera, mas viu a vantagem derreter rapidamente e não conseguiu segurar o ímpeto dos russos, perdendo o mapa da Overpass por 13x10. E, para fechar a rodada de terrores para os brasileiros, a FURIA foi dominada do início ao fim pelos chineses da Lynn Vision, saindo derrotada por 13x8. A equipe de 'FalleN' vai para o 2º dia na corda-bamba, ficando com um 0-2 na competição.
Com os resultados deste domingo, assim ficou a tabela de classificação do PGL CS2 Major Copenhagen: