Brasil estreia com vitória na liga das nações de Vôlei

O time feminino venceu a seleção no Canadá na primeira semana
por
Beatriz Brascioli
|
17/05/2024 - 12h

A estreia do Brasil na liga das nações no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), começou com vitória de 3 x 2 contra a seleção do Canadá (26/24, 23/25, 26/24 e 25/12). Destaque para a ponteira Ana Cristina, que fez 20 pontos na partida, sendo 17 de ataque, um bloqueio e dois saques.  

Em seguida, Diana e Gabi, capitã do time, marcaram 13 pontos. Já pelo lado canadense, Gray anotou 23 vezes para o Canadá, sendo a maior pontuadora da partida. 

.
Foto: FIVB

> Como foi o jogo?

 

O Canadá abriu o primeiro set, mas logo em seguida o Brasil tomou a liderança do duelo. O jogo foi bem equilibrado, ponto a ponto. Com Ana Cristina no comando, a seleção brasileira mandou uma sequência de três pontos seguidos e a equipe mandante chegou a 21 x 17. Mas as canadenses reagiram e buscaram o empate, 23 a 23. Com a reação do time canadense, Zé Roberto apostou na inversão 5x1. Sem sucesso.  Ao desfazer a formação, Ana Cristina fechou o primeiro set após um rally. 26 x 24 para as donas da Casa

Já no segundo set,  o Canadá manteve a liderança do placar até metade do período. Depois, o Brasil reagiu e tomou a liderança, 17 x 16. Mas, mais uma vez, ao tentar a inversão 5x1, a seleção não teve sucesso, o que fez com que o Canadá fechasse com 25 x 23, empatando o confronto. 

O Brasil precisava de uma reação para vencer os dois últimos sets.  E conseguiu abrir uma parcial de 13 x 7 no terceiro período. Ana Cristina passou a ter dificuldades com as bolas de fundo, fazendo com que as canadenses encostassem no placar, 15 x 15. Com o aperto, Zé Roberto apostou mais uma vez na inversão, que desta vez funcionou. A seleção brasileira fechou o 3° set com 26 x 24, desperdiçando dois set points. 

Já no último período do confronto, a equipe verde-amarela dominou desde o início, vencendo de 25 x 12, com o último ponto do confronto sendo anotado por Diana. A atleta do Brasil foi ao saque, a bola desviou na fita da rede e caiu na quadra canadense.    

 

.
Foto: MAURO PIMENTEL / AFP