Brasil e Colômbia empatam em jogo disputado

Sem vitorioso, o “novo clássico” sul-americano encerrou a fase de grupos da Copa América de 2024
Kawan Novais
04/07/2024 - 12h

Nesta terça-feira (02), o Brasil e a Colômbia se enfrentaram pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa América. Em um momento de rivalidade aflorada, as seleções empataram com o placar de 1 a 1 e os colombianos se classificaram para a próxima fase na primeira posição do Grupo D, enquanto os brasileiros ficaram em segundo. Agora, as duas equipes retornarão aos gramados no dia 6, próximo sábado.

Imagem 1
Brasil e Colômbia disparam nova rivalidade futebolística e os jogadores refletiram isso em disputas intensas durante a partida. Foto: Mark Leech/Offside via Getty Images.

Com confrontos cada vez mais disputados, Brasil e Colômbia tem se tornado um clássico sul-americano, principalmente pelo nível elevado de futebol praticado pelos colombianos e a recente má fase da seleção canarinho.

Os colombianos chegaram cheios de confiança para enfrentar o Brasil, isso porque estavam em uma sequência de 25 jogos sem derrotas. Além disso, recentemente ganharam da seleção brasileira com show de seu atacante Luis Diaz, em confronto que aconteceu em novembro, válido pelas classificatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Primeiro tempo

Diferente das últimas duas rodadas, contra o Paraguai e Costa Rica, desta vez, o Brasil não foi a equipe que ditou o ritmo de jogo. A Colômbia demonstrou ser uma equipe entrosada e consciente de seu estilo de jogo.

O primeiro tempo foi disputado, com as duas equipes tentando criar suas oportunidades e com muita disputa física entre os jogadores. Aos 6 minutos, James Rodríguez acertou o travessão de Alisson após uma bela finalização de bola parada, mas foi aos 12, com Raphinha, que a bola balançou o fundo das redes em uma cobrança magistral de falta direta.

Não havia um gol de falta pela seleção brasileira há cinco anos, um jejum de 119 partidas. O último chute de bola parada que resultou em gol, foi com Philippe Coutinho, em um amistoso contra a Coreia do Sul, acontecido em 19 de novembro de 2019.

Imagem 2
Após 119 partidas, Raphinha encerrou um jejum de cinco anos sem gol de falta direta na seleção brasileira. Foto: Lachlan Cunningham/Getty Images.

Mas, a Colômbia não sentiu o belo gol do atacante brasileiro, e seguiu com sua ofensividade, oferecendo perigo, principalmente nas bolas paradas. O resultado foi imediato e aos 19 minutos, o defensor Davinson Sánchez marcou um gol de cabeça, que foi anulado por impedimento. O Brasil não mais conseguiu criar boas oportunidades no ataque e o empate colombiano aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo, com uma bela jogada de pivô do centroavante Jhon Córdoba, que deixou o lateral-direito Daniel Muñoz livre para empatar a partida.

Segundo tempo

O segundo tempo seguiu com muitas disputas entre as equipes, foram 53 duelos no chão e 12 aéreos, mas as duas seleções tiveram mais calma para construir suas jogadas de ataque. Enquanto o primeiro tempo teve, em média, 182 passes, a segunda metade de jogo teve 229, pois as equipes passaram a circular a bola em busca de espaços. Com essa característica, o Brasil passou a ser um pouco mais dominante, ficando com a posse da bola em 55% do tempo.

As oportunidades de gols entre as equipes diminuíram e as finalizações de fora da grande área se tornaram a melhor opção. Apenas uma grande chance foi criada nos 45 minutos finais, desperdiçada pelo atacante colombiano Rafael Borré, aos 39 minutos, após Luis Diaz deixá-lo livre contra o goleiro brasileiro. As principais estrelas do Brasil, Vinícius Júnior e Rodrygo, não conseguiram oferecer perigo ao sistema defensivo da Colômbia e foram anulados por marcações redobradas.

Imagem 3
A seleção colombiana desperdiçou grandes oportunidades de gols na partida. Patrick T. Fallon/AFP via Getty Images.

Mesmo precisando da vitória para conquistar a primeira colocação, Dorival Júnior optou por fazer mudanças em sua formação tática faltando apenas dez minutos para acabar a partida. O treinador colocou Endrick no lugar do lateral-esquerdo Wendell aos 38 minutos e o centroavante tocou na bola apenas três vezes. A Colômbia tentou atrair a seleção brasileira para seu campo defensivo para abrir espaço no ataque, mas sem sucesso. A partida terminou empatada e o resultado favoreceu os colombianos, que ficaram em primeiro no Grupo D, enquanto os brasileiros se classificaram na segunda colocação.

Todos os próximos jogos das equipes serão decisivos, isso porque será iniciado a fase classificatória. A Colômbia enfrentará o Panamá, seleção que se classificou em segundo colocado no Grupo C. A partida acontecerá no University of Phoenix Stadium, localizado em Glendale, cidade de Arizona, nos Estados Unidos, às 19h (Horário de Brasília) do dia 6 de julho, próximo sábado.

O Brasil enfrentará o Uruguai, seleção treinada por Marcelo ‘El Loco’ Bielsa, a qual se classificou em primeiro colocado do Grupo C. Para este jogo, a seleção brasileira não contará com sua principal estrela, Vinícius Júnior, pois ele estará suspenso. O camisa 7 estava pendurado contra a Colômbia e foi punido com um cartão amarelo. A partida ocorrerá no Allegiant Stadium, localizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, às 22h (Horário de Brasília) do mesmo dia 6 de julho.

Brasil e Colômbia estão no mesmo chaveamento da fase classificatória e poderão voltar a se enfrentarem caso vençam os seus jogos nas quartas de finais.