Brasil domina Mundial de Skate Park

Com cinco representantes na final, Brasil garantiu três medalhas e título inédito
por
Kiara Elias
|
24/09/2024 - 12h

 

No último domingo (22), aconteceu em Roma, a final do Campeonato Mundial de Skate na categoria Park, feminino e masculino. O Brasil tinha cinco representantes no total e garantiu três pódios, com Raicca Ventura, Augusto Aiko e Pedro Barros. 

No feminino, Raicca Ventura trouxe um título inédito para o Brasil. Aos 17 anos, ela se tornou a primeira brasileira campeã mundial de skate park. Na primeira volta, a paulista garantiu sua melhor nota da competição até aquele momento, um 89.58, e ocupou a liderança após a volta geral. Depois de acrescentar um flip na primeira manobra, em sua segunda tentativa, Raicca acertou a volta inteira e marcou 93.73, o que aumentou ainda mais a vantagem sobre as concorrentes e a manteve no lugar mais alto do pódio até o final. A medalha de prata ficou com a japonesa Kusaki Hinano, e a espanhola Naia Laso, ficou com a de bronze.  

Imagem da skatista Raicca Ventura posando para foto em frente a bandeira do Brasil.
Raicca Ventura campeã mundial de Skate Park. Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM cbskskate

Já na final do masculino, o Brasil garantiu uma dobradinha no pódio com Augusto Akio, o Japinha, no primeiro lugar, e Pedro Barros no segundo. Medalhista de bronze em Paris, O japinha conseguiu se recuperar depois de errar em sua primeira tentativa, e cair em sua segunda volta, quando tirou 79.97. Akio levou a medalha de ouro na sua terceira descida, que foi decisiva, com 93.53 — a melhor volta da competição. 

Para Pedro, medalhista de prata em Tóquio, a terceira volta também foi o que garantiu o pódio. O catarinense não conseguiu completar suas duas primeiras voltas e na terceira, acertou e ficou com 90.72 faturando a segunda colocação. O terceiro lugar da competição ficou com o dinamarquês Viktor Solmunde com 90.58. Os brasileiros Luigi Cini e Kalani Konig não entraram no pódio, mas também representaram o país na fase final da competição.

Imagem do skatista Augusto Akio no pódio segurando seu troféu de campeão.
Augusto Akio campeão mundial de Skate Park. Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM cbskskate

Com esse resultado, o Brasil conquistou pela terceira vez uma dobradinha no Mundial de skate park masculino, sendo a segunda com os medalhistas olímpicos Augusto Akio e Pedro Barros. Em janeiro de 2023, — no evento referente à edição de 2022 — Japinha ganhou a prata e Pedro ficou com o bronze. Já em 2019, Luiz Francisco e Pedro Quintas também conquistaram prata e bronze.