Brasil decepciona e perde para a Colômbia nas Eliminatórias

Derrota deixa a seleção na 5ª posição da competição, cinco pontos atrás da líder Argentina
por
Gabriel Alves Dutra
|
21/11/2023 - 12h

A seleção brasileira nunca havia perdido dois jogos seguidos na história das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Na última quinta (16), no entanto, essa marca foi quebrada. Após revés por 2 a 0 contra a seleção do Uruguai em outubro, o Brasil voltou a sentir o amargo gosto da derrota ao perder por 2 a 1, de virada, para a Colômbia, no Estádio Metropolitano, em Barranquilla.

Com a ausência forçada de jogadores importantes, como Ederson, Neymar, Gabriel Jesus e Casemiro, que estão lesionados, o técnico Fernando Diniz optou por começar a partida com a seguinte escalação:

Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André, Bruno Guimarães, Raphinha e Gabriel Martinelli; Rodrygo e Vini Junior.

Apesar da maior posse de bola da seleção brasileira na partida (61% x 39%), a Colômbia foi quem levou mais perigo e teve quase o dobro de finalizações: 23 contra 12.

O Brasil começou bem o duelo, pressionando os colombianos com tabelas envolventes e passes curtos, no melhor estilo Fernando Diniz, e abrindo o placar logo aos 4’ de jogo. Gabriel Martinelli tabelou com Vini Jr. e ficou cara a cara com o goleiro Vargas, finalizando rasteiro para o fundo das redes.

Depois disso, a Colômbia mandou no jogo, terminando o primeiro tempo melhor do que o Brasil, apesar de ainda estar atrás no placar. O cenário se manteve no segundo tempo, mas mesmo com muita pressão, os colombianos não conseguiam chegar ao gol.

Foi então que brilhou a estrela do atacante Luis Díaz, que viveu recentemente um pesado drama familiar após seu pai ter sido sequestrado pelo grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN), da Colômbia, e mantido em cativeiro por 12 dias.

O jogador do Liverpool marcou dois gols de cabeça em um intervalo de quatro minutos, aos 30’ e 34’ da etapa complementar, decidindo o jogo para os colombianos e estabelecendo uma grande festa em Barranquilla. Afinal, essa foi a primeira vitória da Colômbia contra o Brasil na história das Eliminatórias Sul-Americanas.

 

 

A seleção brasileira volta a campo na próxima terça (21), para enfrentar em sua última partida no ano a atual campeã do mundo Argentina, no Maracanã. O jogo pode ser o último de Lionel Messi em solo brasileiro. Os argentinos lideram a competição, com 12 pontos, mas vêm de uma derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Buenos Aires.

Depois disso, o Brasil volta a campo apenas em março do ano que vem, para enfrentar duas potências europeias em jogos amistosos: a Inglaterra no estádio de Wembley, em Londres; e a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madrid. Essas podem ser as duas últimas partidas da seleção sob o comando de Fernando Diniz, já que, nos bastidores, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dá como certa a vinda do italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, no meio de 2024.