Bragantino assume a vice-liderança e Santos escapa da zona de rebaixamento

Confira os resultados dos jogos de domingo e segunda-feira da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
por
Arthur Campos
Christian Policeno
Daniel Santana Delfino
Eduardo Lopes Machado
Gustavo Pereira
Gustavo Zarza
Khauan Wood
Thomaz Cintra
Vitor Bonets
|
06/10/2023 - 12h

Após 8 jogos, Coritiba volta a vencer

 

SLimani e Marcelino Moreno comemorando
Slimani comemora segundo gol com Marcelino Moreno - Foto: Geraldo Bubniak/Gazeta Press

 

Nesse domingo (01), o Coritiba bateu seu arquirrival, o Athletico-PR, no Estádio Couto Pereira, por 2 a 0. A última vitória da equipe havia sido no dia 24 de julho, quando bateu o Fluminense por 2 a 0, jogo válido pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em um primeiro tempo decisivo, o Furacão ficou em desvantagem logo aos 13 minutos. Em uma cobrança de falta, Victor Luís, numa batida precisa, abriu o placar para os alviverdes. Os comandados por Wesley Carvalho esbarravam na falta de criatividade e apostavam nos lançamentos de Fernandinho e principalmente Thiago Heleno buscando os pontas e por vezes, o centroavante. O Coxa castigou novamente aos 46, o argentino Marcelino Moreno cruzou e o argelino Islam Islimani decretou o 2 a 0. O badalado camisa 9 chegou ao segundo gol em 4 jogos

O Coritiba fez um segundo tempo morno, com poucas chegadas ao gol adversário, porém, a equipe se fechou e atuou para segurar o placar. Nesta segunda etapa, o Athletico teve chances na área, mas o goleiro Gabriel fez boas defesas e levou sua equipe a primeira vitória em mais de dois meses.

Após o resultado, o Coritiba diminuiu a diferença para 1 ponto do vice-lanterna, América Mineiro, enquanto o rubro negro desceu de 7º para 8º lugar, perdendo a posição para o Atlético Mineiro. Na busca por uma vaga na Libertadores, o próximo compromisso do Athlético será em casa, na Ligga Arena, domingo (8) às 18:30 contra 2º colocado, Red Bull Bragantino. Já o Coxa se prepara para enfrentar o Atlético-MG, na Arena MRV. A partida ocorrerá no próximo sábado, dia 07, em Belo Horizonte, às 18:30.

 

Santos escapa da zona de rebaixamento

 

Soteldo disputando a bola
Soteldo disputando uma bola com Leo Piton (à esquerda) e Paulinho (à direita). Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

 

Na tarde de domingo, o Santos venceu o Vasco por 4 a 1, na Vila Belmiro. Antes mesmo de começar a partida o clima já era de festa, o torcedor santista fez um corredor de fogo e lotou o estádio. A atmosfera do jogo era de uma final, tanto para o Santos como para o Vasco, pois ambos estão lutando para fugir da zona da degola. O Cruz-Maltino vinha de um bom momento e o Peixe contava com a força de sua torcida.

O Vasco começou melhor no jogo, trocou passes e fez boas jogadas. O Santos encontrou um ataque e Marcos Leonardo foi derrubado na área, a princípio nada foi marcado, mas o VAR chamou o arbitro e Anderson Daronco foi ao monitor e confirmou a penalidade. Marcos Leonardo cobrou e abriu o placar, incendiando a Vila Belmiro. Depois do gol, o time da casa estava melhor, até que em um escanteio Kevyson cometeu um erro bobo e deu origem a um contra-ataque para o Vasco. Gabriel Pec correu do meio de campo até a área de João Paulo e rolou para Vegetti, que empatou a partida.

A primeira etapa estava para acabar quando o árbitro deu sete minutos de acréscimos, e esse tempo foi o suficiente para o Santos, que marcou dois gols. Primeiro com Ríncón após uma cobrança de escanteio e logo em seguida Marcos Leonardo fez o seu segundo no jogo e o terceiro do Peixe, fazendo a Vila explodir de emoção.

No segundo tempo, o Santos entrou para administrar a partida, mas o tempo fechou. Soteldo, que apanhou durante a partida, recebeu a bola e subiu em cima dela com os dois pés, Sebastián Ferreira não gostou nada e derrubou o jogador, assim a confusão foi instaurada. Foram oito minutos de paralisação, Gary Medel, Lucas Lima e Rodrigo Fernández, que estava no banco, foram expulsos, Soteldo e Sebastián Ferreira apenas receberam o cartão amarelo. A partida que parecia estar com roteiro finalizado ainda teve mais um episódio. Soteldo recebeu uma boa bola de Rincón e fechou o caixão para o Peixe, este foi o seu primeiro gol desde a sua volta. Final Santos 4 a 1 Vasco.

O próximo adversário do Santos é o Palmeiras, fora de casa, no domingo (8) às 16h. O Gigante da Colina volta a campo contra a equipe do São Paulo no estádio de São Januário, no sábado (7) às 18:30.

 

Cruzeiro decepciona

 

Leandro Castan esperando a bola atravessar a linha
Leandro Castan após cabecear a bola que abriu o placar contra a equipe do América Mineiro. Reprodução: Staff Images / Cruzeiro / Jogada10

 

O cabuloso decepcionou mais uma vez. Na tarde de domingo, o Cruzeiro empatou com a equipe do América Mineiro. Em um Mineirão com mais de 44 mil pagantes, o Cruzeiro não conseguiu vencer o vice-lanterna do campeonato, e amargurou um empate em 1 a 1, que mantém o clube na 12ª colocação, a 4 pontos da zona de rebaixamento.

O jogo definitivamente não foi bom, apesar das 18 finalizações de cada time. A raposa, sem muita inspiração, abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, com uma grande cabeçada do zagueiro Leandro Castán, porém a alegria não durou muito. Aos 28 minutos, Benitez fez uma grande jogada, e com uma ótima finalização empatou o placar no clássico mineiro.

Após isto, o Cruzeiro se lançou no ataque, mas o time de Zé Ricardo não conseguiu se organizar para transformar as chances em gol. Já no fim do jogo, o volante Fernando Henrique foi expulso em um lance claro, mas não comprometeu a equipe.

O alviceleste mineiro volta a campo no dia 14 para enfrentar o Cuiabá, e se distanciar do Z-4. O América-MG enfrenta o Fortaleza no domingo (8), no Estádio Castelão, às 18:30.

 

 

Bragantino surpreende e bate Palmeiras de virada

 

Eric Ramires e jogadores do bragantino comemorando
Eric Ramires, camisa 7, aclamado por seus companheiros após gol da virada (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

 

Red Bull Bragantino e Palmeiras se enfrentaram na noite do último domingo, no estádio Nabi Abi Chedid. A partida terminou com o placar de 2 a 1 para os mandantes, que assumiram a vice colocação com a conquista dos três pontos, ultrapassando o Grêmio e o próprio Palmeiras na tabela.

O time alviverde até começou jogando melhor, e abriu o placar aos 15 minutos de jogo, em um belo contra-ataque em que Endrick carregou a bola do meio campo até o gol, deslocou o goleiro e finalizou. O primeiro tempo terminou com o Palmeiras à frente no placar. Mas após as substituições na volta do jogo, devido ao cansaço de alguns jogadores e lesões de outros, o Palmeiras perdeu força dentro de campo. Pedro Caixinha decidiu lançar de vez o seu time ao ataque e colocou o meia Eric Ramires no lugar do volante Jadsom, que se lesionou. Em mais uma jogada de Capixaba, o cruzamento do lateral bateu na mão de Richard Rios e resultou em pênalti para a equipe mandante. Aos 61 minutos de partida, Sasha converteu a cobrança e empatou o jogo.

Após o gol de empate, o Massa Bruta aumentou a pressão e manteve o bom volume de jogo. Porém, a equipe errava o último passe e não convertia em gol as chances criadas. Nos minutos finais da partida, o futebol coroou as boas atuações de Juninho Capixaba e Lucas Evangelista, e a coragem de Pedro Caixinha. O lateral esquerdo cruzou na área, o meio-campista desviou de cabeça na primeira trave e o talismã da equipe de Bragança completou para o fundo das redes. Foi Eric Ramires que fez o RB Bragantino alcançar 45 pontos e encostar no líder do campeonato.

Como próximo compromisso, o Red Bull Bragantino visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, no dia 08 às 18:30. Pelo Brasileirão, o Verdão recebe, na Arena Barueri, a equipe do Santos, que goleou o Vasco e saiu do Z4.

 

Botafogo empata em casa

 

Tiquinho Soares animando seu time
Tiquinho Soares comemorando gol contra o Goiás Imagem: Vitor Silva/Botafogo

 

No último jogo da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorreu na segunda-feira (2), Botafogo e Goiás ficaram no empate em 1 a 1. A partida foi disputada no Nilton Santos e novamente o público lotou as dependências do estádio com lindos mosaicos. “Ninguém quer mais do que a gente”, foi o que a torcida do Glorioso afirmou em uma das faixas que embelezaram as arquibancadas do estádio.

Mas apesar do favoritismo e do grande apoio da torcida, quem saiu na frente foi o Verdão. O time goiano aproveitou a oportunidade pelo alto criada por um escanteio e aos 27 minutos do primeiro tempo abriu o marcador com Lucas Halter, testando firme para o gol. Após o gol, o time esmeraldino soube controlar a partida e tentou levar o placar até o fim para sair com um ótimo resultado fora de casa. O time da casa não conseguiu criar jogadas de perigo durante toda a primeira etapa e foi para o vestiário em desvantagem.

Na volta do intervalo, o técnico Bruno Lage fez algumas alterações na sua equipe e colocou em campo o artilheiro Tiquinho Soares. Não demorou muito para o faro goleador do camisa 9 fazer a diferença e aos 7 minutos da segunda etapa, Tiquinho ajeitou para o meio e acertou um belo chute na gaveta. Depois do gol, o técnico Armando Evangelista viu seu time ser dominado. Com o empate, o Botafogo ainda teve algumas oportunidades de virar com Tchê Tchê e Matías Segovia, enquanto a equipe esmeraldina aproveitou as boas chances nos contra-ataques. Entretanto, nenhuma das duas equipes conseguiu balançar as redes novamente. Com o empate o Botafogo se manteve na liderança com sete pontos de vantagem frente ao vice-líder, Bragantino. Já o Goiás conquistou um importante ponto fora de casa e escapou da zona de rebaixamento.

A próxima partida do Botafogo será o clássico contra o Fluminense no Maracanã no próximo domingo (8), às 16h. O Goiás volta a campo no próximo sábado (7), contra o Bahia, na Serrinha, às 16h.