No último sábado (31), em partida válida pela 25º rodada do Brasileirão, o Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0, no estádio do Nilton Santos. O Fogão havia sido ultrapassado pelo time cearense na liderança do campeonato, quando empatou sem gols com o Bahia na rodada anterior, e para voltar à primeira colocação, precisava da vitória.
Após suspensões, a equipe carioca contou com a volta do lateral-direito Mateo Ponte, o zagueiro Barboza e o atacante Savarino. Do outro lado, o time cearense foi a campo com a mesma escalação dos últimos jogos, com grande foco na defesa e com as mesmas ausências: o goleiro Santos, o volante Rossetto, o meia Calebe e o atacante Marinho.
Primeiro tempo
O Botafogo começou o primeiro tempo com grande domínio e buscou espaços. Aos três minutos, Cuiabano voltou a sentir dores, – consequência de uma lesão no duelo contra o Palmeiras – e teve que ser substituído por Marçal. O Fortaleza encontrou problemas com a troca de atacantes do Botafogo, o que resultou em uma defesa desorganizada. Sem conseguir controlar a posse de bola, a equipe do Fortaleza tentou surpreender a defesa com passes diretos.
Aos 13 minutos, Savarino recebeu em escanteio e fez o passe para Igor Jesus que, na pequena área, cabeceou para fora. Ao longo do jogo, o Glorioso foi perdendo a posse e deu chance para o time cearense explorar os contra-ataques, que não causaram grandes dificuldades para o goleiro John.
Aos 40, o árbitro marcou pênalti para o Botafogo, em cruzamento de Marlon Freitas. Porém, a penalidade foi anulada após a revisão no VAR ver o toque de cabeça do jogador do Fortaleza.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Botafogo chegou com perigo, com Luiz Henrique, que recebeu bom passe de Mateo Ponte e finalizou rente à trave de João Ricardo. Aos cinco, novamente o ponta do Glorioso recebeu pela direita e chutou ao gol, mas dessa vez o goleiro do Laion fez a defesa. Aos 10, Savarino recebeu um passe de seu companheiro, caminhou sozinho até a meia lua e finalizou, sem grande perigo.
O time alvinegro foi quem mais propôs o jogo na segunda etapa. Aos 27, saiu o primeiro gol da equipe carioca: Igor Jesus recebeu um lançamento do zagueiro Alexsander Barbosa, que só precisou dominar no peito e chutar ao gol, sem chances para João Ricardo.
Atrás no placar, o Fortaleza se jogou ao ataque para não perder a primeira colocação do campeonato. A afobação fez a equipe comandada por Vojvoda errar um passe no setor ofensivo, que sobrou para Tiquinho Soares e passou para Marlon Freitas lançar para Igor Jesus que, sozinho com o goleiro do time cearense, não desperdiçou e fez o segundo gol da partida.
Próximos compromissos
Líder do campeonato, o Botafogo vai enfrentar o Corinthians no segundo sábado de setembro (14), às 21h, no horário de Brasília. O Fortaleza, por sua vez, vai visitar o Internacional, no Beira-Rio na próxima quarta-feira (11), às 19h30 (horário de Brasília), em jogo atrasado, válido pela 19a rodada .