Botafogo, Santos e Internacional vencem em domingo de clássicos

O último dia da rodada contou com três grandes confrontos e nenhum passou em branco; confira os resultados de domingo da 26ª rodada
por
Arthur Campos
Beatriz Barboza
Fernanda Travaglini
Gustavo Pereira
Gustavo Romero
Gustavo Zarza
Khauan Wood
Pedro Almeida Premero
Rafael Rizzo
Thomaz Cintra
Vinicius Evangelista
Vitor Bonets
|
17/10/2023 - 12h

Botafogo vence clássico e dispara na liderança

Marcelo e Júnior Santos disputando uma bola durante o jogo.
Marcelo e Júnior Santos disputando uma bola durante o jogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo

O confronto entre Botafogo e Fluminense, válido pela 26° rodada do Campeonato Brasileiro, terminou em vitória alvinegra por 2 a 0 no Maracanã, no último domingo (08). O Tricolor chegou ao derby após a classificação para a final da Conmebol Libertadores, ao derrotar o Internacional por 2 a 1. O Glorioso, sob comando interino de Lúcio Flávio voltou a vencer após 4 jogos na Série A e ampliou sua vantagem na liderança da competição com 55 pontos. 

O Botafogo começou a partida com o pé no acelerador. Júnior Santos aproveitou a cobrança de lateral rápida, cruzou para o meio da área e Eduardo acertou uma bela cabeçada para o gol, que obrigou o goleiro do Flu a se esticar todo e realizar uma grande defesa.  A primeira oportunidade do Fluminense foi com o atacante Germán Cano, aos 12 minutos. O argentino escapou da defesa adversária e arriscou um chute de fora da área, mas foi prontamente defendido pelo goleiro Perri. Aos 19 minutos da primeira etapa o zero saiu do placar. O atacante Júnior Santos, destaque desde o início da partida, recebeu um lindo passe em profundidade de Tchê Tchê, cortou o goleiro Fábio e, livre, balançou as redes. O domínio do Fogão não parou no primeiro gol e dois minutos depois o Glorioso ampliou a vantagem. Aproveitando a linha alta da defesa do Fluminense, Júnior Santos acertou belo passe em distância e Tiquinho Soares, de cobertura, fez um golaço no Maracanã. 

O Fluminense soube reagir após os dois gols marcados pelo Botafogo. Durante a parada técnica, Fernando Diniz substituiu Marlon por Alexsander na zaga e cobrou atenção do time nas saídas das jogadas. O Tricolor até chegou a pressionar no final do primeiro tempo e John Kennedy ficou cara a cara com o gol após passe certeiro de Keno, mas seu chute foi defendido. Nos acréscimos, outra tentativa de JK que apenas carimbou a trave. O Tricolor começou bem no segundo tempo e impôs pressão sobre o rival, mas não converteu as boas chances. Após alguns lances de perigo do rival Fluminense, o alvinegro conseguiu controlar e cadenciar a partida, e manteve o resultado conquistado.

Fernando Diniz comanda a Seleção Brasileira na próxima quinta-feira, dia (12), em disputa contra a Venezuela pelos jogos eliminatórios da Copa do Mundo. Após a pausa da data Fifa, o Campeonato Brasileiro volta com os jogos válidos da 27ª rodada. O Botafogo enfrentará o América-MG no dia 18, às 20h (Horário de Brasília), no Estádio Raimundo Sampaio. Já o Fluminense recebe o Corinthians no Maracanã no dia 19, às 21h30.

 

Inter triunfa no clássico gaúcho

Time do inter comemorando
Jogadores do Inter comemoram gol de Alan Patrick. Foto: Via X/@SCInternacional

Na tarde de domingo, o Internacional recebeu o Grêmio no Beira-Rio e venceu por 3 a 2. Foi a primeira vitória do Inter no clássico na temporada, com isso, a equipe se recuperou no Brasileirão, e se distanciou do Z4. Já o Grêmio viu a distância para o líder aumentar em 11 pontos após a vitória do Botafogo.

O primeiro tempo começou com tudo, logo no início o VAR foi chamado por um possível pênalti em cima de Enner Valencia, mas por um impedimento, não foi assinalado. No lance seguinte, Valencia saiu na cara do gol, chutou em cima de Gabriel Grando, e no rebote abriu o placar.  Após ver o time ser dominado no primeiro tempo, o técnico Renato Portaluppi voltou a campo com duas trocas em busca de reverter o cenário do jogo, porém o objetivo de movimentar os ânimos da equipe falhou, e aos 3 minutos da primeira etapa, o Inter ampliou o placar. Wanderson, após roubada de bola de Renê, avançou em velocidade pelo lado esquerdo, escapou do marcador e conseguiu o chute de fora da área estufando a rede, 2 a 0. 

O Colorado seguiu tendo o controle do jogo mesmo após ampliar o placar. Esse cenário só foi mudar aos 22 minutos, quando  o Grêmio buscou o cruzamento para o artilheiro Luis Suárez, e a bola foi disputada até sobrar fora da área para o lateral-direito João Pedro, que arriscou o chute e contou com a falha do goleiro Sergio Rochet para diminuir o placar. Após o 2 a 1, a expectativa era de reação do Imortal Tricolor para buscar o empate, porém, o Colorado foi quem voltou a estar na frente do placar. Alan Patrick, após receber um passe açucarado de Maurício, saiu na cara do gol e chapou no canto direito sem chance de defesa e tirando qualquer esperança de reação adversária. Em uma cobrança de falta perto da intermediária, o Grêmio conseguiu diminuir novamente o placar. Luis Suárez cobrou de pé direito e a bola parou somente no fundo da rede, deixando o goleiro Rochet sem reação. Após o gol, o tricolor não conseguiu mais ameaçar a meta do rival e o jogo terminou com a vitória colorada.

O Campeonato Brasileiro faz uma pausa para as eliminatórias da Copa do Mundo. Ambos os times voltam a campo pela 27ª rodada na quarta-feira (18). O Internacional enfrenta o Bahia na Fonte Nova às 21h30, e o Grêmio recebe o Athletico-PR às 19h.

 

 

Mais três pontos para o peixe

Santos comemorando gol
Jogadores do Santos comemorando um dos gols da partida. Foto: Reprodução/X/SantosFC

Também na tarde de domingo (08), o Santos foi visitar o Palmeiras na Arena Barueri, e após sair atrás no placar, o Peixe conseguiu virar a partida e voltar para casa com mais três pontos conquistados.

O time de Abel Ferreira veio a campo com algumas mudanças na escalação após muitas partidas jogando com o mesmo esquema. Para o Clássico da Saudade, o português resolveu testar Endrick, Kevin e Rony no trio de ataque, ao invés de ir com Mayke na ponta, como vinha fazendo nas partidas anteriores. Quem saiu da equipe titular para isso foram Marcos Rocha e Arthur.

O Palmeiras até começou melhor no jogo, criando boas chances no primeiro tempo, a maioria delas saindo dos pés de Kevin e Endrick, as duas crias da academia que ainda vêm tentando conquistar seu espaço no time titular. Zé Rafael abriu o placar para o Palmeiras com uma cabeçada no final da primeira etapa, e ia coroando o bom primeiro tempo desempenhado pelo time, que conseguiu criar mais oportunidades que o rival. Mas em cobrança de escanteio, a defesa alviverde falhou e Rincon finalizou uma bola que sobrou na área e empatou a partida já nos acréscimos.

No segundo tempo o Santos conseguiu se sobressair, fez o seu jogo e criou ótimas chances. Não foi por acaso que Marcos Leonardo virou para o Peixe. Após o segundo gol o alvinegro praiano se fechou atrás e apostou no contra-ataque, uma tática que quase deu mais um gol para a equipe. Mesmo assim, o time soube sofrer e garantiu os três pontos. 

O time da baixada dá uma virada de chave com essa vitória. Se antes o Santos venceu times que não eram tão protagonistas, agora o alvinegro ganha do Palmeiras, quebrando um tabu de quatro anos. O Peixe sabe que há muito o que caminhar, mas essa vitória muda os ânimos do time, que dá um grande passo na luta contra o rebaixamento. O Santos volta à campo na quinta-feira (19), para enfrentar o Bragantino na Vila Belmiro. Já o Palmeiras recebe o Atlético-MG em sua casa, no mesmo dia.

 

Bragantino perde pontos na disputa pelo título

Disputa de bola
Athletico e RB Bragantino ficam no empate pela 26 rodada do Brasileirão. Foto: Ari Ferreira\RB Bragantino

Às 18:30 de domingo, o Athlético Paranaense recebeu o Red Bull Bragantino, na Ligga Arena. Os mandantes chegaram pressionados após a derrota no clássico para o arquirrival, Coritiba. Para este duelo, o técnico Wesley Carvalho teve a ausência do capitão Thiago Heleno, mas contou com as voltas de Vitor Bueno e Pablo para o time titular. Já os paulistas vivem o melhor momento da temporada, invictos a 6 partidas e sendo o atual vice-líder da competição.

Em um primeiro tempo movimentado, o Furacão teve as melhores oportunidades, mas o Massa Bruta não abdicou do ataque. Aos 33 minutos, o volante Matheus Fernandes conseguiu o desarme em cima de Tomás Cuello, prosseguiu a jogada, e encontrou Ramires livre para abrir o placar. Numa construção desde trás, o goleiro Bento lançou para Zampelli, que com maestria, fez o domínio girando seu corpo e projetando um lindo passe para Pablo, que empatou o confronto. Com requintes de camisa 10, o argentino deu a sua primeira assistência e foi um dos destaques dessa etapa.

Com chance de, finalmente, chegar no G6 do campeonato brasileiro e a oportunidade de diminuir a diferença para o líder, Athlético e RB Bragantino voltaram do intervalo insatisfeitos com o empate. Para buscar os três pontos, logo no início do segundo tempo, Caixinha modificou seu time. O técnico colocou Laquintana, Raul e Gustavinho. As mexidas deram gás para o Massa Bruta e logo aos 3 minutos Aderlan chutou de fora da área e viu a bola passar ao lado da trave de Bento. No minuto seguinte, Erick mandou na trave um belo cabeceio e quase virou a partida. Apesar das tentativas, o jogo acabou em um empate que estacionou os times na tabela, e que terminou com gosto amargo para os dois lados. 

Como próximo compromisso, o Atlhético busca outra vez uma vaga entre os 6 melhores do campeonato. Para isso, a equipe vai até Porto Alegre confrontar o Grêmio, no dia 18/10 às 19:00 (Horário de Brasília). Já o RB Bragantino, na caça à liderança, enfrenta o embalado Santos, no dia 19/10. A partida acontece na Vila Belmiro, às 20:00.

 

De virada, Coritiba vence Atlético-MG na Arena MRV

Slimani comemorando
Slimani em comemoração do gol da vitória do Coritiba. Foto: Gilson Lobo/Agif/Gazeta Press

O Atlético-MG recebeu o Coritiba na Arena MRV, em Belo Horizonte. As equipes se enfrentaram em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O primeiro tempo da partida contou com boas chegadas dos dois times. Aos 18 minutos, Slimani, do Coxa, tentou uma batida dentro da área, porém a bola atravessou por cima do travessão, indo para a arquibancada. Aos 34, o companheiro de time Robson enfiou a bola na área para Slimani, que chutou com pouco ângulo, parando no goleiro Everson. Um minuto depois, Hulk, jogador do Galo, recebeu um cruzamento na área, tentou um toque de cabeça, mas a bola foi para fora.Nos acréscimos, o CAM buscou o gol: Pavón passou para Paulinho, que tentou um cabeceio, mas foi parado pelo goleiro Gabriel Vasconcelos. O último lance da primeira etapa foi um escanteio do Coxa, cobrado por Victor Luís. O lateral quase marcou um gol olímpico, mas o gigante Alvinegro, Everson, espalmou.

A segunda etapa da partida começou mais emocionante. Logo aos 2 minutos, o meia Igor Gomes tentou um lançamento direto para o gol, mas a bola foi para fora. Já aos 5 minutos, o meia do Coxa, Matheus Bianqui, bateu de fora da área em um contra-ataque impressionante, mas o goleiro Everson a pegou.Aos 13 minutos, Mariano mandou para área e Hulk abriu o placar para o Galo com um gol de peixinho. Mas logo em seguida, aos 18, veio o empate. Matheus Bianqui bateu novamente de fora da área e deixou tudo igual em Belo Horizonte.  Pouco depois, Igor Gomes tentou colocar o Atlético em vantagem novamente, mas a bola parau no goleiro Alviverde. No fim do jogo, com o relógio marcando 45 minutos, o lateral Coxa-branca, Jamerson Bahia, fez um contra-ataque impressionante, passou por três jogadores adversários e tocou para Slimani na área, que fez o gol da virada.

Agora, as equipes se preparam para a próxima rodada da competição. O Galo visita o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. Já o Coritiba recebe o Cuiabá no Couto Pereira.

 

Fortaleza vence de virada

Lucero cabeceando
Lucero cabeceando para marcar o primeiro gol do time cearense. Foto: Mateus Lotif/FEC

No último confronto de domingo, a equipe comandada pelo Técnico Vojvoda encarou o time do América-MG, na Arena Castelão. O atual lanterna do Brasileirão teve a difícil missão de tentar arrancar uma vitória fora de casa, mesmo sem vencer uma partida desde agosto. Por outro lado, o clube nordestino veio embalado, após vencer o Corinthians e garantir a vaga para a final da Conmebol Sul-Americana na semana anterior.

O jogo começou com os visitantes dando show de objetividade e passes certos. Logo aos 18 minutos de jogo, o VAR detectou um toque no braço do jogador do Fortaleza, e o pênalti foi marcado. Mastriani foi para a cobrança, deslocou o goleiro e balançou as redes. Quase não deu tempo de comemorar o primeiro gol e, aos 23, novamente com Mastriani, o Coelho ampliou o placar com um golaço de chute colocado. Parecia, até para os torcedores que já perderam a esperança de sair da zona de rebaixamento, uma grande noite. A reação começou aos 31 minutos, após belo cruzamento de J. Welison, Lucero cabeceou firme no cantinho, para diminuir o prejuízo e ir para o intervalo com a diferença de apenas um gol. 

Após o papo no vestiário, Vojvoda decidiu fazer duas substituições para tentar a reação: entraram Thiago Galhardo e Imanol Machuca, saíram José Welison e Guilherme. Logo de cara, as mudanças surtiram efeito e os donos da casa passaram a ditar o ritmo da partida. Aos 11 minutos, após forte marcação alta, a zaga visitante bobeou e o Fortaleza não perdoou, 2 a 2, com gol de Imanol Machuca e assistência de Galhardo. O elenco não se deu por satisfeito e pressionou ainda mais, totalmente diferente da primeira etapa. Doze minutos depois, Galhardo deu mais uma assistência na partida, desta vez, para o lateral Bruno Pacheco, que após cruzamento rasteiro, empurrou para as redes do goleiro W. Aguerre.

Os visitantes fizeram suas substituições, mas não surtiram efeito. Fim de jogo, Fortaleza 3, América-MG 2. O Leão saltou para a 6° posição, que garante a vaga parcial para a próxima Libertadores, e o Coelho afundou para a última posição, após ver o Coritiba arrancar uma vitória contra o Atlético-MG. O Fortaleza volta à campo no dia 18 para enfrentar o Vasco, no Estádio São Januário. Já o América, enfrenta o Botafogo em casa, no mesmo dia.