No último final de semana, foi disputada a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confira como foram os jogos:
ATLÉTICO-GO 0 X 2 VITÓRIA
Na tarde do último sábado (14), o Atlético Goianiense recebeu o Vitória. A partida encerrou o jejum do Vitória, que estava há quatro jogos sem vencer. O Leão bateu o Dragão por 2 a 0, no Estádio Antônio Accioly.
A equipe do Vitória começou melhor na partida, subindo para o ataque na busca pelo primeiro gol. Aos 12 minutos, Matheusinho roubou bola de Shaylon, Gustavo Mosquito arrancou pela direita e cruzou para Alerrandro abrir o placar.
A melhor oportunidade do Atlético aconteceu aos 36. Rhaldney chutou de fora da área e o goleiro Lucas Arcanjo defendeu, evitando o gol de empate do Dragão. Três minutos depois, o Atlético teve outra grande chance, Derek cabeceou, mas Lucas apareceu novamente e defendeu com tranquilidade.
Na volta do intervalo, o Atlético começou pressionando, mas teve dificuldade em furar a defesa do Vitória. O segundo gol do Vitória saiu aos 32 minutos. Everaldo roubou a bola, passou para Janderson, que carregou e rolou para Matheusinho, que invadiu a área, puxou para o meio e deu um tapa no ângulo de Ronaldo para ampliar o placar.
À repórter Tamara Ferreira, o jogador Lucas Esteves falou sobre o período de Data Fifa e as mudanças na atuação da equipe do Vitória: "A pausa foi muito importante, deu tempo para nos prepararmos e poder buscar um bom resultado nesse jogo. A mudança acontece naturalmente a cada partida. Mas agora é seguir focado, evoluindo e dar sequência na competição."
As equipes voltam a campo no próximo sábado (21), às 16h (horário de Brasília), o Leão recebe o Juventude no Barradão e o Dragão enfrenta o Corinthians fora de casa.
ATHLETICO-PR 1 X 1 FORTALEZA
No confronto entre Athletico Paranaense e Fortaleza, o jogo terminou empatado em 1 a 1 após um duelo intenso com 38 finalizações. O Athletico vinha de cinco derrotas seguidas em casa no Brasileirão, enquanto o Fortaleza chegava com duas derrotas como visitante.
O Leão abriu o placar aos 13 minutos com Moisés, após bela jogada coletiva. O atacante tabelou com Mancuso e, com espaço na área, driblou e marcou o primeiro gol do jogo. O Furacão pressionou e empatou aos 27 minutos com Canobbio, que recebeu passe de Cuello pela esquerda e chutou cruzado.
Durante o segundo tempo, os dois times continuaram criando chances, mas os goleiros João Ricardo, do Fortaleza, e Mycael, do time paranaense, fizeram grandes defesas. Após o jogo, o técnico Vojvoda destacou o valor do ponto conquistado fora de casa, enquanto Martín Varini, do Athletico, lamentou a falta de precisão, mas se mostrou confiante em uma mudança. O empate refletiu um jogo equilibrado, com fortes defesas e boas tentativas de ambos os lados.
No próximo sábado (21), o Fortaleza enfrentará o Bahia às 21h (horário de Brasília), na Arena Castelão. Já o Athletico, visita no domingo (22), o Criciúma, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
BOTAFOGO 2 X 1 CORINTHIANS
Na última partida do sábado (14), Botafogo e Corinthians se enfrentaram no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e no duelo de alvinegros, quem se deu melhor foram os mandantes, e a partida terminou com um placar de 2 a 1. Com o resultado positivo, o Fogão alcançou a 16ª vitória no torneio, em 26 jogos, e se isolou na liderança geral da competição, com 53 pontos conquistados. Por outro lado, o Timão, após mais um revés, se vê em situação complicada. A equipe, que recentemente anunciou o atacante holandês Memphis Depay, segue na zona de rebaixamento do campeonato, com menos pontos do que jogos (25).
Apesar de boas defesas de Hugo Souza, o primeiro gol da equipe carioca saiu ainda no primeiro tempo, com Luiz Henrique aos 39 minutos, depois de passe de Savarino na área. O Glorioso segurou a vantagem até o intervalo, com uma atuação acima da média do goleiro Jhon. O guarda redes do Botafogo defendeu um pênalti de Romero, aos 44, e impediu que a equipe paulista igualasse o placar.
O Timão até empatou o jogo, com Rodrigo Garro de pênalti, aos 13, depois de Raniele ser derrubado por Alexander Barbosa na área e da revisão do lance no VAR. Porém, em uma noite inspirada de Thiago Almada, aos 21 da segunda etapa, o atacante argentino marcou seu primeiro gol com a camisa do Fogão, e garantiu os três pontos sobre o Corinthians diante de sua torcida.
Na próxima rodada, as duas equipes jogam no sábado (21). O Botafogo volta a campo contra o Fluminense, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília), enquanto o Corinthians abre a rodada, contra o Atlético-GO, na Neo Química Arena, às 16h (horário de Brasília).
JUVENTUDE 2 X 1 FLUMINENSE
No domingo (15), o Juventude recebeu o Fluminense no Estádio Alfredo Jaconi. O primeiro tempo foi equilibrado, mas o Tricolor das Laranjeiras aproveitou a melhor oportunidade e abriu o placar aos 26 minutos, o colombiano Kevin Serna cruzou para o seu compatriota Jhon Arias, que acertou o ângulo e fez o gol.
No segundo tempo, aos 35, Alan Ruschel cobrou uma falta na área, Ronaldo apareceu livre e cabeceou sem chances para o goleiro da equipe carioca, apesar da revisão por possível impedimento, o gol foi validade. Três minutos depois, Marcelinho, que tinha acabado de entrar na partida, aproveitou uma brecha na defesa tricolor e finalizou para marcar o gol da virada. Até o final da partida, o Fluminense tentou empatar, mas foi o Juventude quem garantiu os três pontos.
O Juventude volta a campo pelo Brasileirão no sábado (21), às 16h (horário de Brasília), contra o Vitória no Barradão. No mesmo dia, às 18h30 (horário de Brasília), o Fluminense enfrenta o Botafogo no Maracanã.
PALMEIRAS 5 X 0 CRICIÚMA
No Allianz Parque, o Palmeiras bateu o Criciúma por 5 a 0, e confirmou o Alviverde como um dos favoritos na corrida rumo ao título da competição. O triunfo garantiu ao time de Abel Ferreira e companhia a vice colocação na classificação geral, com 50 pontos conquistados.
Em uma tarde de destaque coletivo, o Verdão passeou em campo e não deu chances a equipe de Santa Catarina. Com menos de 20 minutos de jogo, o Alviverde abriu 3 a 0 no placar e encaminhou a vitória para a alegria dos mais de 40 mil torcedores presentes no “Chiqueiro”. O Criciúma, atordoado pelo ritmo de jogo do rival, pouco fez na partida e levou perigo apenas em momentos isolados.
Com a vantagem de três gols, anotados por Flaco López, Felipe Anderson e Tobias Figueiredo (contra), construída no primeiro tempo, o Palmeiras não só administrou o resultado, como ampliou o marcador na volta dos vestiários. Estevão e Raphael Veiga, de falta, sacramentaram a vitória para manter o sonho alviverde do tricampeonato nacional vivo.
Pela 27ª rodada, o Palmeiras enfrenta o Vasco, do domingo (22) às 16h (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília. Já o Cuiabá, recebe o Cruzeiro, também no domingo (22), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal.
RB BRAGANTINO 2 X 2 GRÊMIO
Já a partida entre Bragantino e Grêmio no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), terminou empatada em 2 a 2 em um jogo disputado e com direito a golaços.
Aos 28 minutos do primeiro tempo, em uma bela tabela do Tricolor Gaúcho, Braithwaite recebeu na entrada da área e fez um lindo passe para Monsalve, que cavou por cima do goleiro e fez o primeiro gol do jogo. Aos 38, o VAR foi acionado para revisar um lance entre Rodrigo Caio e Jhon Jhon, que resultou em pênalti para o Massa Bruta. O atacante Sasha, do Bragantino, cobrou a penalidade com um chute no meio do gol, deixando tudo igual.
No começo da segunda etapa, aos 7 minutos, em uma jogada de ataque do Grêmio, Cristaldo carregou a bola até a linha de fundo e cruzou para o zagueiro Tricolor, Jemerson, que subiu sozinho na área e fez o gol de cabeça.
Aos 17, Reinaldo perdeu a bola no campo de defesa do Grêmio, Vinicinho roubou, driblou o lateral gremista e chutou rasteiro no canto direito do gol, empatando a partida novamente.
Na coletiva pós jogo, Alexandre Mendes que comandou o Grêmio na beira do campo no lugar do suspenso Renato Gaúcho, comentou que a equipe teve superioridade em certos momentos, criando boas chances e ajustando a marcação ao longo da partida. Ele também reconheceu que, apesar de liderar duas vezes, o empate foi positivo contra um adversário qualificado.
Já o técnico do Massa Bruta, Pedro Caixinha, exaltou a vontade da equipe, mas lamentou o resultado. “A equipe fez a bola chegar onde deveria chegar e teve essa vontade. Temos que ressaltar que fomos atrás do resultado duas vezes. Sofremos gols que não podemos sofrer, isso custa muito caro.”, concluiu.
Na próxima rodada, o Bragantino enfrenta no domingo (22) o Atlético-MG, às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV. No mesmo dia, o Tricolor Gaúcho recebe o Flamengo, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.
BAHIA 3 X 0 ATLÉTICO-MG
O Bahia recebeu o Atlético-MG na Arena Fonte Nova, no domingo (15). Em confronto tranquilo, os donos da casa venceram o Galo por 3 a 0 e alcançaram o G6 na tabela do campeonato.
O primeiro tempo da partida foi marcado por poucas jogadas de perigo e sem gols. A melhor chance de gol foi com Thaciano, do lado Bahia – que dominou o primeiro tempo. O Atlético-MG tentou, mas não conseguiu ser efetivo no ataque. A primeira etapa terminou sem chances de gol para os dois lados.
No segundo tempo, a história se repetiu. O Tricolor dominou e, no primeiro chute ao gol da partida, abriu o placar. Aos seis minutos, Thaciano roubou a bola e tocou para Everaldo, que recebeu livre na grande área, bateu rasteiro e abriu o placar para o Bahia.
Aos 13, o Bahia ampliou o placar. Everton Ribeiro recebeu sozinho, arriscou de fora da área e conta com desvio para marcar o gol. O Atlético estava apático no jogo e Milito foi forçado a fazer quatro substituições ao mesmo tempo. Aos 36, Hulk quase diminuiu em uma cobrança de falta, mas Marcos Felipe defendeu.
O terceiro saiu nos acréscimos. Luciano tabelou com Rafael Ratão que passou para Lucho Rodríguez receber livre e completar de fora da área para consolidar o triunfo do Bahia, que chega a 42 pontos, na sexta colocação. Já o Atlético, em contrapartida, ocupa o décimo lugar, com 33 pontos.
O Galo volta a campo pelo Brasileirão no domingo (22), às 16h (horário de Brasília), em casa, contra o RB Bragantino. Já o Bahia enfrenta o Fortaleza no próximo sábado (21), às 21h (horário de Brasília), no Castelão.
CRUZEIRO 0 X 1 SÃO PAULO
Ainda no domingo (15), o Cruzeiro recebeu no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o São Paulo. A partida contou com muitas polêmicas envolvendo a arbitragem, porém, mesmo com adversidades, a equipe paulista conseguiu sair com a vitória.
Logo aos seis minutos do primeiro tempo, William Gomes balançou as redes. Acionado nas costas da defesa, o jovem tirou de Cássio e acertou o gol, mas o lance foi revisado pelo VAR e foi constatado impedimento.
No início da segunda etapa, após um escanteio cobrado por Erick, Ruanda cabeceou a bola e ela explodiu na defesa do Cruzeiro. Os jogadores são-paulinos reclamaram de pênalti, alegando ter batido na mão de Marlon. Após ser revisado pelo VAR, a partida seguiu normalmente.
Aos 14 minutos, William Gomes acertou novamente o alvo, dessa vez com um gol legal. Em um contra-ataque puxado por André Silva e Erick, a joia de Cotia recebeu o passe, dominou e finalizou forte no alto do gol de Cássio. Em geral, a equipe de Zubeldia foi superior durante a partida e, mesmo com time reserva, superou a Raposa e garantiu três pontos na tabela.
As duas equipes voltam a campo no domingo (22). O Cruzeiro viaja até a Arena Pantanal para enfrentar o Cuiabá, às 18h30 (horário de Brasília). Já o Tricolor Paulista, recebe o Internacional no Estádio Morumbis, no mesmo horário.
FLAMENGO 1 X 1 VASCO
O Flamengo recebeu o Vasco no Maracanã no último jogo da rodada no domingo (15). O Clássico dos Milhões terminou empatado, com os dois times somando um ponto, mas ao longo dos 90 minutos, a equipe rubro-negra foi superior em campo
O primeiro tempo foi muito movimentado e cada equipe apostou em uma estratégia diferente. O Flamengo ficou com a posse de bola e fez uma marcação alta, já o Vasco, escolheu ficar na defensiva esperando a oportunidade certa.
Os dois gols da partida vieram na a segunda etapa. O primeiro foi da equipe rubro-negra, aos 27 minutos, quando Arrascaeta encontrou um belo passe e tocou para Gerson marcar, sem chances para o goleiro Léo Jardim.
Quando tudo parecia se encaminhar para uma vitória do Mengão, Philippe Coutinho apareceu para empatar o jogo. Aos 42, Puma Rodríguez cruzou na área e serviu o companheiro, que mergulhou de peixinho e empurrou de cabeça para o fundo da rede.
Flamengo e Vasco voltam a campo pelo Brasileirão no domingo (22). A equipe Rubro-negra viaja até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na Arena, às 18h30 (horário de Brasília). Já o Gigante da Colina recebe o Palmeiras no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h (horário de Brasília).
INTERNACIONAL 3 X 0 CUIABÁ
Na segunda-feira (16), Inter e Cuiabá se enfrentaram no Beira-Rio, às 20h (horário de Brasília), para encerrar a 26ª rodada do Brasileirão. O time gaúcho dominou o primeiro tempo e abriu o placar aos 11 minutos, com um pênalti convertido por Alan Patrick, que bateu no canto direito do goleiro Walter, que se esticou mas não conseguiu pegar.
Aos 22, Jonathan Cafu descontou para o Cuiabá, mas o gol foi anulado por impedimento. O Inter ampliou a vantagem aos 41 minutos, com um chute de Gabriel Mercado. Apesar das tentativas do Cuiabá, que é vice-lanterna da competição, o Internacional permaneceu nar frente.
Na segunda etapa, aos 28, Rafael Borré ampliou o placar, confirmando a superioridade da equipe Colorada. Com o resultado, o Inter voltou à oitava posição, com 38 pontos e o Cuiabá estacionou em 22 pontos no Z4.
Os próximos compromissos das equipes serão no domingo (22), às 18h30 (horário de Brasília). O Colorado enfrenta o São Paulo no Morumbis, e o Dourado recebe o Cruzeiro, na Arena Pantanal.