Botafogo e Flamengo se enfrentaram neste domingo (18), pela 23ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos. Com o time titular em campo, o Fogão venceu por 4 a 1 e conquistou, pela primeira vez na era dos pontos corridos, duas vitórias contra seu rival no mesmo ano. Do outro lado, Tite passou por dificuldades na escalação do Rubro-Negro, após a lesão de Gabigol e Pedro, e pensando no confronto do meio de semana na Libertadores.
O Botafogo abriu o placar com dois minutos de jogo. Marlon Freitas fez um passe preciso para a área e Mateo Ponte cabeceou para o gol. Já em desvantagem, o time da Gávea ainda perdeu Arrascaeta, que sentiu a coxa e precisou ser substituído. Aos oito minutos, Marlon Freitas esteve perto de marcar o segundo gol com um chute de fora da área, mas Rossi fez uma boa defesa e mandou a bola para escanteio. O Flamengo começou a movimentar a bola com mais calma, acalmando os ânimos. Aos 23 minutos, Léo Ortiz acertou belo passe para Bruno Henrique em velocidade. O atacante chutou por cima do goleiro John e empatou a partida. Aos 38 minutos, o Botafogo teve gol anulado por impedimento devido ao passe de Mateo Ponte para Gregore que estava em posição irregular.
No segundo tempo, o Fogão seguiu agressivo no ataque. Aos oito minutos, Thiago Almada fez boa jogada individual, chutou para o gol e após desviar em três defensores do Flamengo, Igor Jesus aproveitou a chance para fazer 2 a 1 para os donos da casa. Aos 12 minutos, Almada esteve perto de marcar novamente com um chute de fora da área, mas Rossi conseguiu fazer a defesa. Aos 16 minutos, após falta de Ayrton Lucas em Luiz Henrique e revisão do VAR, o juíz marcou pênalti para o Botafogo. Almada cobrou, mas parou em Rossi.
O atacante argentino foi substituído por Matheus Martins, que jogou seu primeiro clássico com a camisa do Alvinegro. Aos 38 minutos do segundo tempo, com cruzamento de Savarino, ele aumentou o placar para os mandantes. E não parou por aí: aos 48 minutos, Matheus marcou seu segundo gol e fechou o placar do clássico em 4 a 1.
O jogo terminou com uma discussão entre os rivais. O atacante do Rubro-Negro, Bruno Henrique, foi cobrado pelo goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, devido a sua comemoração com o gesto de “choro” ao marcar o gol. Após o apito final, Gatito começou a discutir com Bruno Henrique e depois, Marlon Freitas foi explicar ao jogador do Flamengo o porquê da cobrança do goleiro a ele. A discussão foi apaziguada devido a intervenção do técnico Artur Jorge, do Botafogo.
O treinador do Flamengo, Tite, reconheceu e parabenizou o adversário pelo belo desempenho na partida, mas lamentou o 4 a 1. "Eles mantiveram o nível muito regular no primeiro e segundo tempo, sempre em alto nível. [...] O Flamengo não pode perder de 4 a 1, não pode tomar quatro gols, temos consciência disso", admitiu o técnico.
Já o técnico botafoguense comemorou sua vitória, mas também apontou as dificuldades que passou. “Esta é uma vitória muito importante para nós, não só pelos três pontos, mas porque vencemos um rival que está muito próximo na classificação. Sobre o jogo, foi uma entrada muito forte do Botafogo, fizemos o gol muito cedo. Após o gol, ficamos um pouco mais desguardados em vez de continuarmos com nossa dinâmica e intensidade ofensiva”, disse Artur Jorge.
Os times voltam a campo pela 24ª rodada do Brasileirão no próximo domingo (25). O Botafogo vai até Salvador encarar o Bahia, às 16h (horário de Brasília). Já o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino, no Maracanã, às 20h (horário de Brasília).