Bloqueio de whatsapp ameaçou campanha de deputado

Rui Falcão, ex-presidente do PT foi o or deputado mais votado pelo partido no Estado de São Paulo, mas passou perrengue com redes sociais
por
José Pedro dos Santos
Rodolfo Dias
|
10/11/2022 - 12h

Dia 2 de agosto, faltavam exatamente dois meses para o dia do primeiro turno das eleições presidenciais e, em ano de Copa do Mundo, o clima que se instaurou era de Brasil e Argentina no Maracanã. Agosto era o fim da pré-candidatura, instaurando um clima de tensão e aproximação do maior momento político dos últimos anos.

Próximo do Metro Vila Madalena, em uma casinha estreita, é o escritório do Deputado Federal Rui Falcão, jornalista e advogado, lendário dentro do Partido dos Trabalhadores, como ter participado nos bastidores da campanha de Suplicy para a prefeitura em 1992 ou na campanha de sucessão de Dilma, em 2010. Além disso, Rui foi presidente do partido entre 2011 e 2017.

O deputado dividia sua atenção entre dois lugares, sua sala no andar de cima da casa ou saindo para eventos em sua campanha ou na campanha do candidato à presidência do Brasil pelo PT, Luís Inácio Lula da Silva, onde Rui é um dos coordenadores de campanha. Em sua campanha, um dos focos era o Whatsapp, já que em 2018 Bolsonaro e seus candidatos usaram esse app como uma forma de espalhar fake News e fazer campanha, esse ano os partidos viram o aplicativo de comunicação como um ponto de adesão de voto fundamental dentro das eleições.

Quem cuidava do Whatsapp era Denilvo e sua equipe, um senhor que trabalhou em diversas áreas dos governos do PT e é amigo de longa data de Rui. O número de telefone da campanha é público e sua principal função é passar informações da campanha e responder dúvidas sobre as eleições.

Nesse primeiro mês o escritório se mantinha calmo e sempre com as mesmas pessoas, entre elas Osvaldo, um senhor são-paulino, baixo e alegre, que adora conversar, Denilvo sempre fala que no começo da campanha o Osvaldinho descansa porque no último mês ele passa o tempo todo viajando, entregando os panfletos pela cidade de São Paulo e região.

Rui falcão em um fundo do PT
 Deputado Federal Rui Falcão /Daia Oliver/R7

Agosto passou e em setembro o “circo começou a pegar fogo”, com um mês para o dia do primeiro turno e a liberação tanto da campanha em si como do dinheiro do partido para a campanha, todos os candidatos começaram a investir seu tempo na campanha, ou no caso nas campanhas. Neste momento o escritório estava sempre movimentado, com gente entrando e saindo o tempo todo. Osvaldinho não aparece mais todo dia, está entregando panfletos pelos quatros cantos da cidade, especialmente em São Miguel Paulista, distrito da capital paulista.

Nesse período, o Whatsapp bloqueou o número da campanha por conta de denúncias de spam, e nessa hora o grupo de Denilvo passou pela maior dificuldade do período, o que fazer para resolver esse problema faltando menos de um mês, após alguns dias a solução foi criar outro número e utilizar os números mais confiáveis que a equipe tinha para repassar as mensagens, isso porque o numero antigo tinha duas formas de adesão, um cartão contendo um QR code e as antigas listas de dados das campanhas, mais de 13.000 nomes compilados em diversas e massivas listas escritas com o nome, email e número de telefone.

Na reta final da campanha diversas pessoas passaram pelo escritório, desde deputados estaduais, empresários, ex-deputados, amigos, advogados, entre esses Marco Maia, ex-deputado do PT e ex-presidente da Câmara dos Deputados e Marco Aurélio do Grupo Prerrogativas.

         No dia do primeiro turno da eleição, 2 de outubro, após o período eleitoral todos os funcionários da campanha se reuniram na casinha da Vila Madalena para a apuração da eleição, Denilvo, Osvaldo e todos os outros entraram no site e na TV apreensivos com o resultado, tanto de Deputado Federal como de Presidente, mas conforme as urnas foram entrando e a cerveja rolando o clima de tensão de uma final de copa Brasil e Argentina foi se dissipando e a sensação de vitória e serviço concluído foi tomando conta do local, para encerrar a noite a chegada de Rui após o termino da apuração e a vitória no primeiro turno de Lula.

Tags: