A temporada 2022-2023 da Bundesliga chega ao fim sem nenhuma novidade no topo da tabela: com o Bayern de Munique como grande campeão.
Após vencer o Colônia no último sábado (27) por 2 a 1, no RheinEnergieStadion, o Gigante da Baviera se consagrou campeão alemão pelo 11º ano consecutivo e pela 33ª vez em toda a sua história. O Bayern agora aumenta a sua ampla vantagem em relação ao segundo maior campeão da Alemanha, o Nürnberg, que tem nove títulos.
O Borussia Dortmund havia voltado à liderança da competição na penúltima rodada, mas ficou apenas no empate por 2 a 2 em casa contra o Mainz 05 na rodada final, e termina a Bundesliga como vice-campeão pela sétima vez nos últimos 11 anos.
O clube aurinegro precisava apenas de uma vitória simples em casa para conseguir o título e acabar com a incrível soberania de mais de uma década do Bayern. As duas equipes terminaram a competição com 71 pontos, mas o primeiro critério de desempate do campeonato alemão é o saldo de gols. Nesse quesito o time de Munique levava uma boa vantagem, e por isso conquistou o título. O terceiro colocado do campeonato foi o RB Leipzig e, assim como Bayern e Borussia Dortmund, jogará a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.
A grande surpresa da Bundesliga neste ano, no entanto, fica por conta do modesto Union Berlin, 4º colocado da competição. O time comandado pelo suíço Urs Fischer, que chegou a liderar a Bundesliga durante algumas rodadas, venceu o Werder Bremen na partida final, conseguindo a inédita e histórica classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada.
O Freiburg terminou em quinto e disputará a próxima edição da UEFA Europa League, enquanto o Bayern Leverkusen conquistou a vaga para a UEFA Conference League.
Na parte debaixo da tabela, o Stuttgart terminou em 16º e disputará o playoff de rebaixamento contra o Hamburgo.
No futebol alemão, o antepenúltimo colocado da Bundesliga enfrenta o terceiro colocado da Bundesliga 2 (a segunda divisão) em um “confronto extra”, com partidas de ida e volta, na busca pela última vaga restante na próxima temporada da Bundesliga. O playoff deste ano será um duelo de peso, com dois tradicionais clubes que juntos possuem 11 títulos alemães.
O Schalke 04, quarto maior campeão da Bundesliga - sete títulos - e clube com uma das maiores torcidas da Alemanha, terminou na 17ª posição após perder para o RB Leipzig na última rodada, e está rebaixado para a segunda divisão alemã na temporada 2023-23. O Hertha Berlim, bicampeão alemão em 1930 e 1931, ficou na 18ª posição após perder para o Wolfsburg e já havia entrado na última rodada matematicamente rebaixado, com apenas 29 pontos.
A artilharia de Bundesliga 2022-2023 terminou dividida entre dois jogadores: o francês Christopher Nkunku, do RB Leipzig, e o alemão Niclas Füllkrug, do Werder Bremen. Ambos anotaram 16 gols ao longo do campeonato. O lateral Raphaël Guerreiro, do Borussia Dortmund, foi o líder de assistências, com 12 passes para gol durante o campeonato.