Barcelona brilha e elimina o Benfica com show de Raphinha e Yamal

Catalães vencem por 3 a 1 e seguem firmes na Champions League
por
Pedro Paes Barreto Monteiro
|
17/03/2025 - 12h

O Barcelona selou sua classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões, derrotando o Benfica por 3 a 1 na noite desta terça-feira (11), no Estádio Olímpico Lluís Companys. A vitória, que garantiu a vaga após o triunfo por 1 a 0 na partida de ida, teve grandes atuações de Raphinha e Lamine Yamal, que comandaram o Barcelona com gols e assistências decisivas. Antes da bola rolar, o estádio prestou uma homenagem a Carles Miñarro Garcia, médico do Barcelona que faleceu no último sábado (8), aos 53 anos, vítima de um infarto. 

Nos primeiros 11 minutos de jogo, Lamine Yamal fez uma jogada espetacular: driblou a marcação e deu uma assistência genial de três dedos para Raphinha abrir o placar. Porém, a resposta do Benfica foi imediata. Apenas dois minutos depois, Otamendi aproveitou uma falha de Lewandowski após escanteio e empatou o jogo.

O gol não abalou o Barcelona, que seguiu controlando a partida e voltou a ficar à frente aos 27 minutos. Desta vez, foi Yamal quem brilhou novamente, driblando a defesa portuguesa e acertando um belo chute no ângulo, sem dar chances para o goleiro. Ainda antes do intervalo, aos 42, os Culés ampliaram. Balde puxou um contra-ataque em velocidade e serviu Raphinha, que finalizou cruzado para marcar seu segundo gol na partida. 

O brasileiro chegou a 11 gols na atual edição da Champions, superando nomes históricos como Neymar (2014/15), Kaká (2006/07), Jardel (1999/00) e Rivaldo (1999/00), que tinham 10.

oss
Legenda: Raphinha comemorando mais um gol na Champions.
Crédito: EFE/Enric Fontcuberta

Com a vantagem encaminhada, o Barcelona administrou o segundo tempo, girando a bola no campo de defesa e evitando qualquer susto. Mesmo sem acelerar tanto, ainda criou boas chances, mas o placar permaneceu inalterado.

A vitória garante o Barça nas quartas de final, onde enfrentará o Borussia Dortmund, que eliminou o Lille na fase anterior do mata-mata. Os jogos da próxima fase acontecerão nas semanas de 8 e 15 de abril, com o primeiro duelo sendo disputado em Barcelona.

Com a eliminação na Champions, o Benfica foca toda atenção para as competições nacionais, a Liga Portuguesa e a Copa de Portugal.