No último domingo (25), o Bahia empatou em 0 a 0 com o Botafogo na Arena Casa de Apostas Fonte Nova, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Botafogo perdeu a liderança e caiu para o segundo lugar, enquanto o Bahia foi para a sexta posição.
A partida começou animada, com ambas as equipes indo para o ataque na busca pelo primeiro gol. Logo no início, Luiz Henrique percebeu Marcos Felipe adiantado e arriscou um chute de longe, tentando abrir o placar para o Botafogo.
Na sequência, o Bahia respondeu com uma jogada rápida. Cauly roubou a bola no meio de campo, partiu em velocidade e encontrou Jean Lucas, que finalizou com força, mas a bola passou à esquerda do goleiro John. O primeiro tempo seguiu com algumas chances para ambos os lados, mas sem grande perigo.
Aos 32 minutos, Luciano Juba fez uma boa cobrança de falta na segunda trave, e Everaldo subiu mais alto que os defensores para uma boa defesa de John. O Botafogo respondeu aos 44 minutos, quando Luiz Henrique avançou pela direita, driblou Juba e cruzou para encontrar Thiago Almada livre na área. No entanto, o chute do atacante botafoguense foi bloqueado por Gabriel Xavier, que se atirou na frente para impedir o gol.
O segundo tempo teve a mesma dinâmica do primeiro, com ambas as equipes buscando o ataque, mas sem criar grandes oportunidades. A primeira grande chance ocorreu somente aos 21 minutos, quando Marlon Freitas lançou na área e Igor Jesus aproveitou o desvio de Caio Alexandre para cabecear e acertar a trave da equipe baiana. Dez minutos depois, o Botafogo voltou a ameaçar com um escanteio, e Igor Jesus cabeceou para o chão. O quique da bola enganou Marcos Felipe, mas ele se recuperou a tempo de realizar uma defesa plástica.
Nos minutos finais, o Bahia dominou as ações, mas não conseguiu abrir o placar devido às boas defesas de John. Aos 37 minutos, Santiago Arias cruzou para Thaciano, que dominou e chutou forte, mas o goleiro fez uma boa defesa. Em seguida, Jean Lucas recebeu livre na entrada da área e tentou um chute no canto esquerdo, mas John espalmou para escanteio. O jogo terminou sem gols e com um ponto para cada equipe.
Após a partida, Rogério Ceni destacou o empenho da equipe no fim do jogo para conseguir os três pontos, reconhecendo a boa partida de John. "Jogo equilibrado, boa parte dele. Fizemos algumas trocas e o time melhorou, tivemos pelo menos três grandes oportunidades na parte final. Um empate com sabor de empate, acho que seria muito importante vencer e chegar a 4 pontos hoje, mas é de se destacar que enfrentamos o Botafogo, uma grande equipe. Tivemos bons jogos contra eles e o de hoje eu acho que foi o que mais merecíamos vencer, mas infelizmente a vitória não veio", disse Ceni.
John, eleito o melhor da partida e responsável por garantir o empate, ressaltou o trabalho dos goleiros feito no Botafogo.
“Fico feliz pela partida. Criamos bastante, merecíamos sair com o resultado positivo, mas agora é levar o empate. Tem um jogo em casa muito importante no final de semana. Graças aos goleiros ali, junto com o treinador de goleiro, Marcelo, junto com o Gatito, com o Raul, com o Lucas, a gente procura evoluir todos os dias”, afirmou o goleiro.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Bahia voltará a campo na quarta-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Flamengo na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela Copa do Brasil. Já no Brasileirão, o Tricolor Baiano enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista (SP), no domingo (01), às 18h30 (horário de Brasília).
O Botafogo recebe no próximo sábado (31) a equipe do Fortaleza, às 21h (horário de Brasília), no Nilton Santos, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024.