Austrália, fim do encanto!

Australianos não seguram a pressão da Argentina e estão eliminados da Copa do Mundo
por
Gusthavo Sampaio
|
05/12/2022 - 12h
Chute de Garang Kuol
Chute do atacante Garang Kuol, defendido pelo goleiro Emiliano Martínez nos lances finais. Foto: Reprodução/Twitter/@fifaworldcup_es

 

O segundo jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, entre Austrália e Argentina nesse sábado (03), no estádio Ahmad bin Ali Stadium, colocou fim as pretensões australianas nesse mundial.

A Austrália entrou em campo declarando o seu modo de jogo pela formação, um 4-4-2 já utilizado anteriormente com uma proposta defensiva, e assim foi durante o confronto com a Argentina. No primeiro tempo, a equipe não conseguiu criar diante da pressão alta exercida pela Argentina.

Apesar da ausência de poder ofensivo, a Austrália mostrou uma defesa sólida, empurrando os atacantes argentinos para as laterais e não permitindo a finalização do craque Lionel Messi perto da grande área. O gol foi sofrido na sobra de uma bola parada, com os defensores australianos no centro da grande área, o craque argentino achou espaço para a finalização e não perdoou, balançando as redes e marcando o primeiro gol da partida.

No segundo tempo, a seleção australiana voltou sem alterações e com proposta semelhante a do primeiro tempo. Ainda sofrendo com a pressão alta Argentina, os defensores foram forçados a cometer erros. Após um tiro de meta curto, a defesa se complicou e voltou a bola para o goleiro, Mathew Ryan, que falhou ao tentar driblar o atacante argentino Julián Álvarez na pequena área, deixando o camisa 9 argentino livre para marcar o segundo gol.

Sem muito a perder, a seleção australiana mudou de postura, e aos 33 minutos marcou o diminui o placar após o chute de Goodwin, que ainda foi desviado por Enzo Fernández. Pouco tempo após o gol, o lateral Behich saiu driblando todo mundo, em uma jogada individual majestosa passando por quatro jogadores da Argentina e finalizando ao gol, mas foi travado no momento exato pelo zagueiro Lisandro Martínez.

Após o lance, os australianos voltaram a perder força ofensiva, e mais uma vez foram pressionados pelos argentinos, que acumularam chances perdidas de gol.

Já nos acréscimos, o atacante Garang Kuol teve uma grande oportunidade para empatar o jogo, mas o chute foi bem defendido pelo goleiro Emiliano Martínez. Ao soar o apito, a Austrália se despediu da Copa do Mundo de 2022 nas oitavas de final.

Sem dúvidas essa foi uma Copa do Mundo memorável para a seleção oceânica. Com um futebol consistente taticamente, surpreenderam em um grupo que não eram cotados para se classificar. Ficam pelo caminho em um jogo que a proposta deu certo até aparecer a genialidade de Lionel Messi e um erro defensivo em saída de bola.