Atlético Mineiro é derrotado e Lanús fica com a Copa Sul-Americana de 2025

Após o 0x0 no tempo normal e na prorrogação, o clube de Minas Gerais foi batido nos pênaltis
por
Pedro Lima
Renan Barcellos
|
24/11/2025 - 12h

 

No último sábado (22), Atlético Mineiro e Lanús, da Argentina, decidiram a final da Copa Sul-Americana em Assunção, capital paraguaia, no estádio Defensores del Chaco. O clube brasileiro havia eliminado o Independiente del Valle nas semifinais, já o clube argentino havia passado pela Universidad de Chile. 

O Atlético tinha alguns desfalques de peso para a grande final, como Tomás Cuello e o zagueiro Lyanco. O técnico Jorge Sampaoli optou por uma formação com três zagueiros e Hulk como homem de referência no ataque.  

A partida começou disputada e equilibrada. O juiz Piero Maza deixava o jogo rolar, apitando poucas faltas. Após os primeiros 20 minutos, o jogo passou a ser dominado pelo Atlético, sem criar grandes chances, porém, mantendo a bola no campo de defesa do Lanús. O time argentino pouco ameaçava e a melhor chance brasileira do primeiro tempo saiu dos pés do meia atacante Bernard, arriscando em uma cobrança de falta sem ângulo, acertou a trave. 

Já na segunda etapa, o jogo ficou mais morno do que no primeiro tempo, eram pouquíssimas as chances criadas pelos dois times e a partida tomava o rumo da prorrogação, com os argentinos se defendendo muito bem e o Atlético Mineiro pouco produtivo. 

Os 90 minutos regulamentares acabaram, e o Atlético teria mais 30 minutos para furar a defesa do Lanús, evitando a disputa de pênaltis. Aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Sampaoli colocou o atacante Biel, o grande personagem da noite, impactando de maneira negativa no restante da partida. Biel desperdiçou as duas oportunidades mais claras dos atleticanos no jogo inteiro, uma cabeçada na entrada da pequena área, livre de marcação e uma oportunidade clara perdida cara a cara com o goleiro Losada, que fez uma ótima defesa evitando o gol do título dos brasileiros, já no segundo tempo da prorrogação. Com as chances desperdiçadas e a forte defesa argentina, a final da Sul-Americana foi definida na disputa de pênaltis. 

Os argentinos desperdiçaram a primeira cobrança com o atacante Walter Bou, mas o Atlético também, Hulk bateu mal e o goleiro Losada defendeu o primeiro pênalti brasileiro. Os dois times foram acertando suas cobranças, mas novamente, Biel errou e desperdiçou para o Galo, por sorte, os argentinos também desperdiçaram sua cobrança decisiva, levando a disputa para as penalidades alternadas. Agustín Cardozo marcou, Alexsander fez para o galo, Franco Watson converteu para o Lanús, mas Victor Hugo errou, consagrando o time do Lanús como campeão da Copa Sul-Americana de 2025. 

O goleiro Nahuel Losada com a taça da Copa Sul-Americana. Foto: Divulgação/X/@clublanus
O goleiro Nahuel Losada com a taça da Copa Sul-Americana. Foto: Divulgação/X/@clublanus

Com a derrota na final, o Atlético Mineiro teve um fim de temporada frustrado apesar do alto investimento. O técnico Jorge Sampaoli relatou na coletiva de imprensa pós jogo que pretende cumprir o contrato de dois anos que ele tem com o clube brasileiro e pensa em um projeto a longo prazo, já que o treinador não chegou a completar nem 3 meses no cargo. Por fim, lamentou a derrota e afirmou que seu time foi superior e os torcedores não mereciam este vice-campeonato. 

O Atlético tem apenas mais quatro partidas na temporada, todas válidas pelo campeonato brasileiro. O time mineiro já não briga por mais nada na competição.