Em Porto Alegre, o Grêmio recebeu o Athlético Paranaense, nesta quarta (18), pela 27ª rodada do campeonato brasileiro. Aos gritos de “Fora estagiário” no último jogo, o técnico Wesley Carvalho veio pressionado após o empate do rubro negro contra o Bragantino. Apesar disso, o comandante manteve as suas convicções e repetiu a equipe que iniciou contra o massa bruta, apenas com a volta de Thiago Heleno depois de cumprir suspensão. Já os gaúchos, em meio à polêmica da não entrevista do técnico Renato Gaúcho, vieram de derrota no clássico contra o Internacional.
Logo no primeiro minuto o Furacão mostrou para o que veio, no cruzamento de Cuello, Bruno Zapelli cabeceou e carimbou a trave do goleiro Gabriel Grando. O tricolor não perdoou e com o passe de Luís Suarez, Lucas Besozzi mandou no canto direito de Bento, abrindo o placar para os mandantes. Aos 26 minutos, o Grêmio teve a grande chance de ampliar a vantagem, mas Suarez parou no paredão paranaense. Na sequência o Athlético deu o troco, em uma jogada iniciada por Zapelli, Vitor Bueno achou Erick dentro da área e o volante tocou para o camisa 10 argentino empatar a partida, marcando o seu primeiro em solo brasileiro. Canobbio até teve a oportunidade de virar para os visitantes aos 43, mas parou no arqueiro gremista.
Na volta do intervalo, o técnico Renato Portaluppi apostou em Ferreirinha como opção ofensiva para buscar novamente a vantagem no placar. A primeira grande chance do grêmio na segunda etapa veio com o atacante aos 18 minutos, quando, em um cruzamento de Reinaldo, a bola chegou na segunda trave livre para o camisa 10, que matou a bola no peito e deixou sair pela linha de fundo. Ferreirinha voltaria a ser relevante na partida, porém, de forma negativa, quando o jogo se encaminhava para o final.
Já nos acréscimos, Tomás Cuello, meia do Athletico, prendeu a bola próximo à área e foi encurralado pelo ponta, que não achou outra opção senão cometer a falta. Lucas Esquivel cobrou, em um cruzamento que chegou de forma milimétrica para Kaique Rocha, que fez o gol, tirou a camisa e levou o cartão amarelo. 2 a 1 para o Athletico que consagrou, nesse lance, a vitória.
Ainda antes do fim do jogo, no abafa gremista em busca de empatar a partida, Reinaldo acertou uma cotovelada em Arraigada, que desabou no chão. A princípio passou despercebido, porém após análise do VAR não sobrou dúvidas: cartão vermelho para o lateral-esquerdo tricolor.
Com a derrota, o Grêmio se mantém na 4ª posição da tabela e na próxima rodada enfrentará o Flamengo dentro de casa, enquanto o Athletico-PR é o 6º colocado e enfrentará o Botafogo fora de seus domínios.