No domingo (5), Athletico Paranaense e Vasco da Gama se enfrentaram em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O jogo ocorreu na Ligga Arena, em Curitiba, e terminou com o placar de 1 a 0 a favor do Furacão. Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Cuca chegou aos 10 pontos nessa edição do torneio e assumiu a liderança, junto ao Bahia, que possui a mesma pontuação. Por outro lado, o Vasco amargou sua quarta derrota consecutiva na competição e se manteve com apenas três pontos na tabela.
Primeiro tempo
Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, o Athletico-PR, que não perde um jogo como mandante há nove meses, iniciou a partida com muita pressão para cima do Vasco da Gama. Logo aos dois minutos, Canobbio recebeu de Esquivel pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou muito perto do gol vascaíno e incendiou a torcida na Ligga Arena.
Passados os primeiros dez minutos, o Furacão já havia chegado cara a cara com o goleiro Léo Jardim por duas vezes, e assustou com outras duas bolas na trave, uma delas protagonizada por cabeceio de Erick. Por outro lado, a equipe carioca, que foi liderada pelo técnico interino Rafael Paiva, parecia assistir o rival em campo.
A intensidade dos mandantes ocasionou erros técnicos e táticos por parte do time carioca. Em uma das jogadas, o volante Hugo Moura recuou mal a bola e Zapelli aproveitou para partir no contra-ataque. Antes de chegarem à grande área, Hugo puxou o jogador athleticano e foi expulso aos 15 minutos de partida. Pablo cobrou a falta e a bola atingiu o travessão.
Com a expulsão, o cenário que já era ruim ficou ainda pior para o Gigante da Colina. O Furacão inaugurou o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, em jogada pelo lado esquerdo do campo, Gamarra levantou a bola em direção a área, Esquivel recebeu e cruzou para Erick marcar.
Nos minutos finais, o clube paranaense ainda teve chances de ampliar o placar. Pablo acertou as redes, mas o gol foi invalidado devido a uma falta no lance, e Erick ainda apareceu, mais uma vez, em um cabeceio para fora. Com um jogador a menos, o Vasco sofreu com a pressão e terminou o primeiro tempo sem finalizar nenhuma vez.
Etapa final
Protagonista do jogo, a trave vascaína reapareceu no primeiro minuto do segundo tempo e evitou que o chute de Zapelli, de fora da área, entrasse no gol. Apesar da volta conturbada dos vestiários, o Vasco conseguiu levar perigo à meta do adversário duas vezes. Uma com finalização do atacante David e outra do lateral Paulo Henrique.
Aos 20 minutos, o cruzmaltino chegou a marcar. Entretanto, o atacante Vegetti, que teve seu terceiro gol anulado no Brasileirão 2024, estava em condição irregular.
O ritmo da partida foi diminuindo à medida que o tempo se aproximava do fim. Dessamaneira, o placar se manteve até o último apito: 1 a 0 para o Athletico-PR.
Pós-jogo
Na coletiva, Cuca admirou o começo de jogo dos seus comandados, mas não deixou de mencionar a tensão do Athletico por não ter conseguido ampliar o placar na segunda metade de jogo.
“Não tivemos aquela força inicial no segundo tempo, que passou a ser um jogo de contra-ataque. Não perdemos o controle, mas claro que fica o receio por estar apenas 1 a 0. Vou corrigir o que não conseguimos fazer, mas no momento vou valorizar esses três pontos que nos deixam na liderança”, disse o técnico. Com a vitória, o Furacão mantém a invencibilidade no Brasileirão.
Pelo lado da equipe vascaína, o clube chegou a um de seus piores início de Campeonato Brasileiro da história, com 4 derrotas em 5 jogos. O Gigante da Colina conseguiu resultados semelhantes ou piores nas seguintes edições do torneio: 2004, 2015 e 2019.
A expulsão de Hugo Moura ainda gerou polêmica fora dos gramados. O atleta é ex- athleticano e foi emprestado, mas como defendeu o time carioca pela quarta vez como titular, o clube teve que cumprir com a cláusula de compra obrigatória. Dessa maneira, a transação do Vasco com o Athletico-PR foi fechada em R$10 milhões. A atuação do volante também rendeu R$5 milhões ao Flamengo, que era detentor de 50% dos direitos econômicos por ter revelado o jogador.
Para a próxima rodada, o Athletico-PR vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras na Arena Barueri, o jogo acontece no domingo (12), às 16:00 (horário de Brasília). Os cariocas buscam recuperação diante do Vitória, em São Januário, na próxima rodada do Brasileirão 2024. A equipe de Vegetti, Payet e companhia conta com o apoio da torcida para lotar seu estádio e espantar a má fase no próximo domingo (12) às 11:00 (horário de Brasília).