Athletic Bilbao encerra 4 décadas de jejum na Copa do Rei

O clube basco derrotou o Mallorca nos pênaltis, por 4 a 2, e sagrou-se campeão do torneio que havia vencido pela última vez em 1984
por
Rodrigo Silva Marques
|
08/04/2024 - 12h

Decisão nos pênaltis e 40 anos de espera, foi o que o Athletic Bilbao precisou para voltar a ser campeão. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o time de Ernesto Valverde bateu o Mallorca nos pênaltis e conquistou a Copa do Rei 2023/24, no Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. Segundo maior vencedor, o tradicional clube basco ergueu sua 24ª taça da competição, ficando atrás apenas do Barcelona (31).

Depois de vencer a partida, a festa entre os torcedores do Bilbao foi tanta, que fizeram com que até mesmo as arquibancadas do estádio cedessem e caíssem, precisando que alguns fossem resgatados.

Imagem futebol 3
Destaques do Athletic Bibao, os irmãos Nico e Iñaki Williams conquistam primeiro grande título pelo clube (imagem / via X) 

Mesmo não sendo tão popular quanto o Barça ou os dois grandes de Madrid (Real e Atlético), o Bilbao é um dos clubes mais tradicionais da Espanha. Além de ser um dos fundadores do atual modelo de campeonato (Laliga) é o terceiro clube mais vitorioso e um dos três únicos a nunca ter caído de divisão.

Mas apesar disso, o clube vinha de um longo jejum de títulos. Antes da conquista nesse final de semana, sua última copa havia sido na temporada 1983/84, quando derrotou um Barcelona que contava com Diego Maradona. Isso se deve a uma política centenária de não contratar atletas não nascidos, não desenvolvidos ou sem ascendência no País Basco, preservando a identidade basca no clube. Como consequência, com a globalização do futebol na Espanha, outras equipes se reforçaram com a contratação vários atletas ao redor do mundo, deixando o Athletic no ostracismo.

Curiosamente, depois do título de 84, das próximas seis finais que disputou, o clube perdeu cinco delas por gols de jogadores estrangeiros.

imagem futebol 4
O polêmico jogo ficou marcado pela briga entre Maradona e o zagueiro Andoni Goikoetxea (Imago / One Football)

Os clubes agora terão seus próximos compromissos pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol. O Athletic Bilbao encara o Villarreal no próximo domingo, dia 14, às 13h30 (de Brasília), no estádio San Mames. Já o Mallorca não terá vida fácil pela frente: recebe o Real Madrid. A bola rola no sábado, dia 13, também a partir das 13h30, no Estadi Mallorca Son Moix.