Ataque a tiros deixa mortos na Nova Zelândia

Atentado aconteceu na cidade de Auckland, horas antes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023.
por
Luan Leão
|
20/07/2023 - 12h

Pelo menos três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas, entre elas um policial, após um tiroteio em um prédio em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, na manhã de quinta-feira (20) - final da tarde de quarta-feira (20) no Brasil. A cidade é uma das sedes da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, que começou nesta quinta-feira (19). O atirador foi morto pela polícia.

De acordo com as autoridades, o prédio está em obras e o homem, que estava com uma espingarda, se escondeu da polícia no poço do elevador. Ainda de acordo com o comunicado, o suspeito tinha 24 anos e seria um dos trabalhadores da obra. Após o atentado, ruas da cidade foram isoladas, os serviços de balsas cancelados e alguns ônibus tiveram sua rota alterada.
 

Atentado em Auckland
Horas antes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, três pessoas morreram e dez ficaram feridas, entre elas um policial, após um atentado em Auckland. Foto: Saeed Khan / AFP



O primeiro-ministro do país, Chris Hipkins, ao garantir que a programação da cerimônia de abertura da Copa estava mantida, disse não haver risco à segurança nacional do país. “Não houve motivação política ou ideológica identificada para o tiroteio e, portanto, nenhum risco à segurança nacional”, afirmou Hipkins. O primeiro-ministro também informou que entrou em contato com a FIFA e que toda a programação do torneio estava mantida.
 

Atentado em Auckland
Primeiro-Ministro Chris Hipkins tranquilizou a população e disse que o evento não apresenta risco à segurança nacional do país. Foto: Samuel Rillstone / RNZ


A Polícia de Auckland classificou como um “incidente isolado”. “O que aconteceu é compreensivelmente alarmante e estamos assegurando ao público que este incidente foi contido e é um incidente isolado”, disse. O prefeito da cidade, Wayne Brown, falou de “situação assustadora” e pediu para que as pessoas ficassem em casa. “Esta é uma situação assustadora para os habitantes de Auckland em seu trajeto matinal de quinta-feira para o trabalho. Por favor, fique em casa, evite viajar para o centro da cidade”, publicou em uma rede social.

Por meio de nota, a FIFA, responsável pela organização da Copa do Mundo, lamentou o acontecido e disse estar em contato constate com as equipes participantes afetadas pelo incidente (nota na íntegra ao final da matéria). O jogo de abertura da Copa do Mundo aconteceu às 04h (horário de Brasília). O jogo de abertura, entre Nova Zelândia e Noruega, terminou 1 a 0 para as donas da casa com gol de Hannah Wilkinson. Antes de a bola rolar, os presentes realizaram um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado horas antes da partida. 
 

Atentado em Auckland
Abertura da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, no Eden Park, em Auckland, teve um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado. Foto: David Rowland / Reuters 



NOTA OFICIAL DA FIFA:

A FIFA apresenta suas mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas que perderam a vida após o incidente ocorrido esta manhã em Auckland/Tāmaki Makaurau, Aotearoa Nova Zelândia, e nossos pensamentos e orações permanecem com aqueles que ficaram feridos neste trágico incidente .

Imediatamente após o incidente, o presidente Gianni Infantino e a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, entraram em contato com as autoridades de Aotearoa na Nova Zelândia. A FIFA também está em contato constante com as equipes participantes afetadas por este incidente.

A FIFA foi informada de que este foi um incidente isolado que não estava relacionado às operações de futebol e a partida de abertura esta noite no Eden Park ocorrerá conforme o planejado.

 

O horário de funcionamento do FIFA Fan Festival no centro da cidade de Auckland/Tāmaki Makaurau será confirmado oportunamente. As equipes participantes próximas a este incidente estão sendo apoiadas em relação a qualquer impacto que possa ter ocorrido.