A ascensão e queda do aplicativo Be real

Dentre a febre de uma rede social antítese ao Instagram, o questionamento inevitável é: As pessoas querem mesmo exibir uma vida real?
por
Isadora Verardo Taveira
Laura Melo de Carvalho
|
02/05/2023 - 12h

Por Isadora Verardo Taveira  e Laura Melo de Carvalho

"It 's time to Be real”, a notificação que virou febre, principalmente entre os jovens universitários, após o aplicativo chegar a número 1 na App store (Apple) em julho de 2022. O aplicativo francês, criado por Alexis Barreyat e Kevin Perreau, traz uma proposta inovadora e muito diferente do que se vê nas redes sociais atualmente: a exposição da realidade sem filtros e sem montagens. 

Com uma notificação diária em horários aleatórios no decorrer dos dias, o aplicativo funciona com uma cronometragem estimada para que o usuário tire uma foto em modelo selfie e na câmera traseira ao mesmo tempo, sem possibilidade de filtros, montagens ou irrealidades. Segundo a estudante universitária Carolina Pioltine, o interesse pelo aplicativo veio após ver alguns amigos aderindo a nova proposta e pela curiosidade de explorar um novo modelo de redes sociais, mais real e sem edições.  

BeReal — Foto: Reprodução G1

Qual o motivo da grande popularidade do Be real?

Durante um período marcado pelo confinamento social, estar mais "próximo" de seus amigos parecia uma ideia interessante. Carência, ansiedade e falta de contato social, a pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do sentimento de relações mais íntimas mesmo em tempos tão distantes. Longe dos filtros e da vida idealizada do Instagram, o Be real cresceu rapidamente e logo se popularizou entre os jovens que sentiam falta de um pertencimento maior nas redes sociais.  

As grandes redes, marcadas por um enorme fluxo de marketing e de dinheiro, sempre exigiram um cuidado maior para sua utilização e são vistas atualmente como verdadeiras ferramentas de trabalho. O app francês, distante dessa realidade, oferecia muito mais que os aplicativos como Instagram e Facebook: uma alternativa que prometia mais originalidade e poucas pretensões de lucro. É possível continuar "vivendo" fora do celular depois de usar o aplicativo, trazendo uma ideia interessante aos usuários. 

De acordo com estudo da Apptopia, uma plataforma de inteligência de dados, o crescimento de usuários ativos no Be real foi exponencial e subiu em média 315% ao redor do mundo entre dezembro de 2021 e março de 2022. No site oficial do aplicativo, ele é oferecido como algo autêntico “O BeReal desafiará sua criatividade. É sua chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é, pelo menos uma vez” - como uma forma de cutucar seus concorrentes. "Se você quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”

Seria o Be real o novo Instagram?

Apesar de tamanha repercussão, a ideia contrária às redes sociais que estão na rotina dos usuários trouxe alguns contratempos. Com a influência do Instagram hoje em dia, a realidade sem filtros pode ser um desafio para muitos. A sociedade vive hoje cercada por vidas irreais, cheias de montagens, edições e a propagação de uma realidade muitas vezes inalcançável por muitos. 

As redes sociais se tornaram um local para que as pessoas idealizem suas realidades, com isso, uma proposta contrária a essa tende a ter uma queda na adesão, o que têm acontecido atualmente com o Be real. Segundo Carolina, que deixou de usar o Be real recentemente, o aplicativo nunca se tornaria uma rede social como o Instagram, porque as pessoas gostam de mostrar a falsa perfeição da vida, o que não é possível dentro da nova proposta.

Há alguns meses, no período entre agosto e outubro de 2022, o aplicativo ocupava o topo da lista de mais baixados da Apple Store. Dobrando de 10 milhões de usuários para 20 por dia, a febre de se mostrar "real" nas redes sociais teve sua vida curta. Logo em fevereiro de 2023, os usuários voltaram ao patamar dos 10 milhões, e vem decaindo desde então. 

A queda do novo estilo de redes sociais 

Além do lado pessoal, da desvalorização do real quando se trata de redes sociais, o aplicativo não se adaptou ao meio comercial das mídias. Em uma pesquisa para o Blog Opinion Box, foi relatado que 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores e 44% usam a rede social para conversar com empresas, duas estatísticas que não fazem parte da realidade do Be real, por se tratar de uma rede social difícil para publicidade. 

Em entrevista para a revista Glossy, a CMO da marca Peace Out Skincare, de cosméticos, relata que notaram que o aplicativo é limitado, principalmente quando se trata de publicidade, provavelmente por toda proposta anti-social media por trás dele e adiciona que não postam diariamente, mas que veem uma certa dificuldade em aumentar seus seguidores, principalmente pela limitação do aplicativo de 500 seguidores por conta. 

Em relação às influenciadoras, Sophia Costa, estudante universitária e usuária do aplicativo, conta não ver adesão pelo lado das blogueiras, mas que entende as limitações da rede social e seu projeto que não condiz com esse nicho da outra rede social. 

A necessidade de uma vida ilusória

Com toda discussão acerca da ascensão e queda do Be real e a comparação com os outros aplicativos populares como o Instagram, fica claro que parte da necessidade da geração atual é espetacularizar uma vida inexistente. Falta de filtros, localização em tempo real, inexistência de likes, todos esses pontos são duramente criticados, entretanto fazem parte e são inegociáveis na vida dos jovens atualmente. 

Por mais que exista uma série de reprovações e análises negativas, o Instagram e o Tiktok conquistam um espaço cada vez maior entre a geração z por ser justamente como é: um lugar onde as pessoas podem transmitir aquilo que querem, mesmo que isso signifique encher o rosto de filtros e transparecer uma realidade completamente desconexa da verdadeira. 

Entender que as pessoas não desejam aparecer de modo completamente real parte do princípio de compreender o lugar complexo que as redes sociais populares tomou na vida das pessoas. O professor e filósofo Luiz Felipe Pondé afirma em participação no Jornal da Cultura que "Praticamente todo que postam que estão bem, estão mentindo. Afinal de contas o Instagram e os semelhantes só servem para mentir."