Artistas independentes lutam contra crise

Catharina Gaidzinski
09/05/2020 - 12h

A Covid-19 chegou de surpresa e afetou o mundo inteiro, após o primeiro surto da doença na China, no final do ano passado. Como se não fosse suficiente, junto com o vírus, veio a crise. Em decorrência do isolamento social, trabalhadores ao redor do globo têm de encontrar maneiras de sobreviver. Quem não se prejudica tanto são os trabalhadores de carteira assinada, cujos empregadores em muitos casos estão dando férias antecipadas ou mantendo as atividades em home office. Os artistas, no entanto, não se encaixam nessa parcela da população, permanecendo extremamente vulneráveis.

Embora a demanda por cultura aumente por conta do isolamento social, o músico independente não lucra se sua obra não estiver disponível em plataformas de streaming. E, mesmo se estiver, lucra muito pouco. O rendimento de um artista ao adicionar sua música no Spotify é de aproximadamente US$ 4 a cada mil streams, de acordo com dados revelados pela própria empresa em janeiro de 2019. Por isso, a maioria dos artistas independentes tira sua fonte de renda de apresentações na vida noturna. Fora da crise, o salário médio desses trabalhadores já não é muito alto. Casas de show têm pagado cada vez menos para pequenos artistas se apresentarem.

"As casas de show no Brasil geralmente buscam bandas cover ou trabalham com artistas renomados, porque os dois atraem mais público. Algumas casas nos tratam com descaso e nem ao menos nos respondem", conta Juliana Altoé, vocalista e guitarrista da banda indie paulistana The Zasters.

A banda indie paulistana The Zasters. Foto: divulgação.

Segundo Juliana, o valor recebido pelos músicos varia, mas normalmente vem do cachê de shows e merch [propaganda], que consiste em produtos oficiais com a marca do artista, como camisetas, adesivos e canecas.

Jean Forrer, baterista da banda de metal Laboratori, observa, no entanto, que muitas casas não oferecem cachê, somente uma porcentagem da bilheteria, e que já chegou a tocar de graça. “É muito difícil lucrar como músico independente", diz.

Por este motivo, a maioria dos pequenos artistas independentes também exerce outras profissões para que possam fazer os shows aos finais de semana. "Eu não consigo sobreviver financeiramente da música. Ninguém da banda consegue. A gente ganha pouco cachê e temos noção disso. Somos nós, com nossos empregos formais, que mantemos a banda viva financeiramente", conta Laura Lugo, vocalista da banda de rock Luggo.

O trabalho do músico na quarentena

A partir do mês de março, seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca do isolamento social, shows são cancelados e artistas têm de lutar contra a falta total de cachê. "Como nossos números nas plataformas de streaming e YouTube não são significativos para gerar alguma renda, e sem os shows acontecendo, nossa renda agora é praticamente zero”, relata Jean.

Juliana, por sua vez, conta que a The Zasters adiou as gravações do novo álbum, o que atrasa todo o possível retorno financeiro da banda neste ano. "Tenho amigos que já perderam metade da renda mensal devido ao cancelamento de shows", acrescenta.

Para não sucumbir à crise e à falta de shows, muitos artistas estão aderindo às ferramentas adicionais das redes, como as livestreams e os stories. Assim, é possível fazer shows ao vivo e conversar com o público sem sair de casa.

No entanto, Juliana explica que, para isso, é preciso um mínimo de estrutura, como softwares de gravação, interfaces de áudio, microfones e amplificadores. "Lives são uma ótima opção para manter o público engajado, mas ainda não conseguimos achar uma forma legal de fazer", diz.

Para os músicos que também são professores, a adaptação das aulas para o meio virtual é um desafio. “A bateria é muito grande e barulhenta. Muitas pessoas não têm o instrumento em casa e, por isso, acabei perdendo alguns alunos”, diz Jean. Juliana conta que também adaptou suas aulas para o meio online, mas que a aula de prática de banda não funcionou.

Para ajudar a minimizar o prejuízo trazido pela impossibilidade de trabalho presencial, o Itaú Cultural lançou um edital que visa ajudar os artistas a difundir seu trabalho pelas redes sociais. O Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (Sated SP) também se mobilizou para ajudar os artistas, reunindo propostas para superarem a crise.

Já a Prefeitura de SP declarou que vai destinar R$ 103 milhões para diminuir prejuízos de artistas e da população durante a crise. E o Spotify, juntamente com a União Brasileira dos Compositores, criou um fundo de ajuda para os artistas, com o valor inicial de R$ 1 milhão, aceitando também doações.

Juliana explica que, para reverter parte das perdas deste período, existem plataformas digitais que os artistas podem utilizar para fazer shows virtuais e cobrar ingressos. O público também pode ajudar. "Neste momento, o mais importante é consumir os conteúdos que o artista tem para oferecer: suas músicas, seus vídeos e, caso tenham produtos, comprá-los, pois tudo isso volta para o artista em forma de renda, mesmo que pequena no caso dos plays em plataformas de streaming."

Quem tem condições financeiras também pode ajudar diretamente os artistas, enviando recursos e contribuindo com “vaquinhas” online. Jean conta que esse foi o meio que sua banda escolheu para arrecadar dinheiro, destinando-o ao estúdio em que ensaiam e gravam, que também está parado.

“Temos que valorizar a arte. Passar a quarentena sem música, filmes e livros seria imensuravelmente mais complicado. O melhor benefício que eu visualizo seria uma consciência coletiva da importância dos artistas. De uma forma mais palpável, ajudar a divulgar os artistas que você gosta e também comprar os produtos que ele oferece”, diz Jean.